Governança Corporativa em Tech: O Papel do Canal de Denúncias

Benefícios do Canal de Denúncias na governança corporativa tech.

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

A governança corporativa é definida por práticas que garantem transparência, equidade, prestação de contas e conformidade com as leis, criando um ambiente de confiança e integridade. No contexto das empresas de tecnologia, a ferramenta que irá reforçar esses princípios tem nome: Canal de Denúncias.

A empresa pioneira e líder desse tipo de plataforma no Brasil é a Contato Seguro. O serviço terceirizado já possibilitou a detecção e prevenção de irregularidades de maneira confidencial, segura e imparcial em mais de 2 mil organizações.

Uma amostra de que é possível alinhar a busca por resultados e o zelo pela reputação da empresa com os interesses dos denunciantes (colaboradores, terceirizados e demais interessados), cuja participação ativa contribui para uma cultura organizacional respeitosa para todos.

Vale lembrar que as vantagens da implementação de um Canal de Denúncias eficaz não se restringem à identificação de má conduta no local de trabalho. Seus benefícios podem ser vistos em todos os âmbitos da governança corporativa.

Com a ajuda dos especialistas da Contato Seguro, vamos entender a seguir como essa ferramenta pode ser um diferencial estratégico para sua empresa tech!

Benefícios do Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias é um ambiente seguro e confidencial na empresa onde questões éticas podem ser levantadas e investigadas sem medo de retaliação. A agilidade na detecção de problemas internos pode evitar crises maiores, protegendo a imagem da empresa no mercado e evitando danos financeiros e legais.

“Por exemplo, denúncias sobre comportamento antiético, como assédio ou fraudes financeiras, podem ser resolvidas antes que se tornem escândalos públicos. Caso contrário, a má reputação poderia afastar investidores, clientes e aumentar a rotatividade de colaboradores”, explica Wagner Giovanini, diretor de Compliance da Contato Seguro.

Outro impacto positivo da implementação correta de um Canal de Denúncias em uma empresa tech é a promoção de uma cultura corporativa baseada em confiança. Com alta adesão ao uso da plataforma de denúncias, inicia-se um ciclo virtuoso de engajamento com as prioridades da empresa, incluindo as boas práticas de governança corporativa.

Para que isso aconteça, o Canal de Denúncias deve ser independente, pois a imparcialidade gera credibilidade e reduz conflitos de interesses. Também é importante que as diretrizes estabelecidas pela diretoria da empresa, e aprovadas pelo comitê de ética, garantam a possibilidade de anonimato aos manifestantes e uma rápida resposta aos relatos recebidos.

Regulamentações: O que mudou para as empresas de tecnologia?

No cenário dinâmico e competitivo das fintechs, healthtechs, edtechs, agritechs e outros nichos tecnológicos, é fundamental que as práticas de governança corporativa acompanhem o crescimento organizacional e as atualizações regulatórias.

Governança corporativa e Canal de Denúncias em empresas de tecnologia.
Governança corporativa e Canal de Denúncias em empresas de tecnologia.

Pedro Miranda, diretor comercial da Contato Seguro, ressalta que as “empresas tech precisam estar sempre à frente, adotando recursos avançados que garantam a conformidade com as leis vigentes”.

Um exemplo claro dessa necessidade está no Decreto 11.129 de 2022, que regulamenta a Lei 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção. O novo texto enfatiza a importância das comunicações frequentes sobre o programa de conformidade nas empresas. Por isso, é essencial que as organizações de tecnologia façam uso de planejamentos abrangentes e mecanismos em sintonia com as boas práticas de integridade.

Ainda em 2022, as estratégias de governança corporativa no Brasil ganharam novos direcionamentos com a publicação da Lei 14.457 e, no ano seguinte, a aprovação da Lei 14.611. A primeira, também chamada de Lei Emprega + Mulheres, promove a empregabilidade feminina e a responsabilidade empresarial, exigindo meios de fiscalização, como os Canais de Denúncias, em empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Um meio eficaz para prevenir e identificar atos violentos no trabalho, como assédio moral, assédio sexual e discriminação.

Já a Lei de 2023, conhecida como Lei da Igualdade Salarial, reforça a necessidade de uma cultura organizacional ética e transparente para todos os gêneros. A norma ainda contempla a importância de políticas internas que promovam a equidade de gênero e a transparência salarial com critérios justos de remuneração.

Assim, os Canais ajudam a estabelecer padrões de conduta positiva dentro do ambiente de trabalho e fomentam uma cultura de conformidade que se integra naturalmente ao cotidiano dos colaboradores. “Uma ferramenta essencial para as empresas de tecnologia que desejam evoluir de forma sustentável”, afirma Giovanini.

Critérios para implementar um Canal de Denúncias eficaz

O melhor Canal de Denúncias para a sua empresa tech é resultado de uma avaliação com critérios rigorosos para atestar sua funcionalidade e confiança entre os usuários. Aqui estão seis pontos essenciais para uma implementação bem-sucedida:

  1. O Canal de Denúncias deve operar fora da estrutura da empresa para assegurar imparcialidade no tratamento das manifestações;
  1. A plataforma ser acessível por diversos meios de contato, como telefone, site, aplicativo de celular e outros;
  1. Deve ser capaz de receber relatos em diversos idiomas. Empresas de tecnologia frequentemente operam em escala global;
  1. Disponibilidade contínua para que todos os possíveis problemas possam ser identificados e tratados com agilidade;
  1. O atendimento deve ser realizado por um time experiente, com profissionais especializados em compreender as nuances do sistema de denúncias e baixar o estresse do relator;
  1. Os denunciantes precisam ter acesso facilitado no Canal para obter informações sobre o status de seus relatos e fazer o acompanhamento.

Um diferencial a se considerar durante a escolha da empresa que fornecerá o Canal de Denúncias terceirizado pode estar nos recursos que acompanham o processo de implementação.

A Contato Seguro oferece suporte personalizado, com a aplicação de treinamentos de diversidade e planos de comunicação para incentivar o cumprimento do Código de Conduta da empresa pelo uso correto da plataforma de denúncias.

Sobre a Contato Seguro

O alcance global da Contato Seguro, fundada em 2008, evidencia a confiança e a eficácia dos seus serviços. Atualmente, seu Canal de Denúncias está presente em mais de 2 mil organizações em 50 países, oferecendo suporte em 12 idiomas.

Com a introdução do primeiro Canal de Denúncias via WhatsApp com IA generativa no mercado, a empresa está revolucionando a forma como as organizações lidam com relatos de condutas impróprias ou antiéticas.

A equipe experiente e multidisciplinar garante que cada relato seja tratado com atenção e sensibilidade, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e ético para empresas de todos os portes e setores.

Para saber mais sobre os serviços da líder em Canais de Denúncias no Brasil, acesse o site da Contato Seguro.

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