Home Office e Canal de Denúncia: incentivando a equipe a colaborar

Home office e Canal de Denúncia incentivando a equipe a colaborar

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Construir e manter uma cultura organizacional sólida sempre foi um desafio para todo tipo de organização.

Líderes e profissionais de Gente e Gestão estão sempre em movimento para manter a coesão, a boa convivência e a homogeneidade de valores em suas equipes.

A Pandemia da Covid-19 e as possibilidades tecnológicas do nosso tempo fizeram com que o home office (trabalho remoto) se tornasse uma possibilidade cada vez mais efetiva no dia a dia dos trabalhadores.

Hoje, muitas empresas adotaram o modelo home office como principal modelo de trabalho e, apesar dos diversos benefícios dessa mudança para o trabalhador, existem alinhamentos necessários para que a cultura organizacional não se perca.

Principalmente em relação ao Canal de Denúncias, é um desafio contínuo trazer as pessoas para mais perto, quando trabalham à distância, para torná-las conscientes da necessidade da integridade e do Canal para a sua sustentação.

Neste artigo, entenda como incentivar o uso do Canal de Denúncias dentro de um planejamento visando a integridade dentro das empresas.

Boa leitura!

O desafio do Home Office para as empresas

02 Meses de Isenção

A experiência virtual é algo novo — sobre isso não é preciso discutir.

Até pouco tempo atrás, nossa experiência do trabalho sempre foi “presencial”, mas as novas tecnologias e as limitações impostas pela Covid-19 mudaram radicalmente essa realidade.

Hoje, para os trabalhos que podem ser realizados de forma remota (em casa, com acesso à internet e equipamentos), o modelo home office (total ou híbrido) é admissível.

Apesar das facilidades, da grande comodidade e benefícios que trabalhar em casa gera para os trabalhadores, a empresa tem o desafio de não deixar que a equipe se perca pela alienação e pelo desengajamento dos valores da cultura organizacional.

É um dever da organização estruturar as novas modalidades de trabalho para satisfazer tanto as exigências do trabalho quanto à necessidade de manter a chama da cultura organizacional viva.

A Importância da Comunicação Remota

A distância não deve ser um impedimento para uma comunicação rica e sensível entre os membros de uma equipe.

O principal elemento na criação de um relacionamento é a comunicação — independentemente do contexto, tipo de relação ou ambiente em que esta se dá.

Portanto, uma empresa que aposta num regime home office para beneficiar a produtividade e a comodidade de seus trabalhadores deve também tornar as formas de comunicação efetivas.

Manutenção da Cultura Organizacional à distância

Através da comunicação, a cultura organizacional pode ser fomentada, mesmo à distância.

Basta que a empresa compreenda o seu colaborador e toque-o naquilo que é fundamental para que se sinta integrante da organização e aja conforme seus valores e objetivos.

Colaboração no home office com Canal de Denúncia

Criar uma comunicação sensível e interessante para o trabalhador é fundamental para que ele participe da cultura organizacional, incluindo sua participação nas medidas mais práticas de integridade, como o Canal de Denúncias.

Seguem algumas práticas interessantes para a manutenção da Cultura Organizacional:

  1. Momentos de convívio virtuais: em dupla ou em grupo, é possível criar momentos de proximidade interessantes em ambientes virtuais. Utilizar jogos e recursos de interação de vídeo chamada auxiliam nesse processo.
  2. Organizar e tornar acessíveis informações essenciais: principalmente as que se referem a Códigos de Conduta, cultura organizacional e Canal de Denúncias.

    Organizar as pastas, os textos, os vídeos informativos, nomeando corretamente e tornando-os de fácil acesso facilita a proximidade das pessoas dessas informações.
  3. Trabalhar intensamente em melhorar a comunicação: não somente a comunicação oral, que é de vital importância, mas também a escrita, e a comunicação não verbal. A empresa deve investir em webcams de alta qualidade, com bons microfones, bons fones de ouvido, e incentivar os colaboradores a terem uma boa iluminação em seu espaço de home office. Com essas medidas em dia, a comunicação fluirá com mais facilidade e eficiência.
  4. Se possível, estabelecer encontros presenciais: essa estratégia nem sempre é possível, mas quando boa parte dos colaboradores trabalham na mesma cidade e estão por perto, a empresa pode estimular que se encontrem em datas especiais, em momentos estratégicos. O encontro presencial reanima as interações, estreita os laços e dá mais força para que o ambiente virtual se torne saudável.

Com medidas como essas, comunicar a cultura organizacional e integrar os seus colaboradores a ela se tornará muito mais fácil.

O Canal de Denúncias, bem como todas as estratégias que o apoiem dentro da organização, também poderá ser comunicado com facilidade e eficácia.

Como o Canal de Denúncia apoia a equipe em Home Office

Facilitação do relato de irregularidades remotamente

A denúncia é o principal objetivo do Canal. Parece óbvio dizer, mas muitas empresas podem errar ao crer que apenas a implementação de um Canal resolve tudo.

Depois de implementar o Canal, é preciso fazer com que as pessoas confiem no instrumento e o utilizem.

Assim, elas se sentem livres e seguras para realizar as denúncias.

No modelo home office, essa segurança deve ser confirmada e comprovada pela empresa, ao comunicar e demonstrar como o Canal de Denúncias, na prática, é um ambiente confiável e benéfico para a organização.

Garantia de confidencialidade e segurança de dados

Em qualquer modalidade de trabalho, para promover o Canal de Denúncias, é preciso assegurar a confidencialidade e a segurança de dados.

O anonimato, atributo fundamental para a garantia da não retaliação e segurança do denunciante, também deve ser preservado.

Esses dois aspectos da denúncia devem ser constantemente comunicados, e de forma especificamente sensível no caso da modalidade de trabalho full home office.

Portanto, a empresa precisa pensar em estratégias de comunicação eficiente dessas informações.

Incentivando a colaboração da equipe com o Canal de Denúncia

Esse incentivo pode se dar de diversas maneiras, em ambiente presencial ou virtual, no caso do home office.

Cada empresa deve definir qual é a estratégia mais eficiente para os seus próprios objetivos e cultura. 

É possível utilizar:

  • eventos de promoção do Canal;
  • palestras com especialistas;
  • reuniões mais particulares dos líderes com as equipes;
  • treinamentos sobre Códigos de Conduta e Canais de Denúncias;
  • dentre outros.

Engajamento dos colaboradores em ambiente virtual

Em ambiente virtual, é sempre recomendado manter o máximo de semelhança da comunicação presencial.

Por isso, aposta numa comunicação viva, criativa e condizente com o clima e os valores da empresa. 

Os colaboradores ficarão engajados à medida que sentem que a empresa realmente se importa com o seu bem-estar, dá meios para esse contato mais próximo em regime home office, e compreende suas necessidades.

Benefícios para a Cultura de Confiança na empresa

Um dos riscos do home office é que as lideranças se afastem de seus liderados, e que os membros das equipes se afastem entre si.

Caso esse afastamento permaneça, o risco é que os colaboradores se tornem desmotivados, e até desorientados dentro da empresa, já que podem vir a sentir pouca liberdade e confiança para questionar, tirar dúvidas, compartilhar ideias e momentos de maneira online.

Portanto, implementar estratégias para manter a confiança e o contato próximo mesmo online impulsiona as pessoas a se engajar cada vez mais, a se integrar e melhorar a cultura de confiança.

O Canal de Denúncias é uma parte fundamental disso, e deve ser um foco constante de comunicação

Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro é líder em Canais de Denúncias no Brasil.

Estamos presentes em 3 mil empresas ao redor do mundo, buscando sempre facilitar e qualificar a cultura de integridade, e tornar reais os benefícios da implementação de um Canal de Denúncias.

Ao implementar o nosso Canal, você recebe também treinamentos completos e terá todo o suporte necessário para iniciar a utilização da ferramenta.

Como implementar na sua empresa

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FAQ: Home Office e Canal de Denúncia

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