O Canal de Denúncias é uma ferramenta altamente eficaz para combater irregularidades e desvios nas organizações.
Depois das Leis 14.457/22 e 14.611/23, tornou-se obrigatório, e cada vez mais pessoas entendem os seus benefícios para a saúde da empresa.
A Governança Corporativa também é um dos valores em crescente valorização pelo mercado e sociedade.
Canal de Denúncias e Governança Corporativa possuem uma relação produtiva e geram benefícios diversos para as organizações.
Neste artigo, entenda a relação do Canal de Denúncias com a Governança Corporativa e os ganhos que a ferramenta pode produzir nas empresas.
O que é o Canal de Denúncia e sua importância na governança corporativa
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a Governança Corporativa é um sistema com princípios, regras, processos e estruturas, através dos quais organizações são conduzidas.
O objetivo é a geração de valor de forma sustentável para a própria empresa, para sócios e para a comunidade onde a organização está inserida — para a sociedade em geral.
É um sistema de orientação da atuação dos agentes de governança e de todas as pessoas que compõem uma organização, buscando o equilíbrio dos interesses e contribuindo de forma positiva para o meio ambiente e para a sociedade.
São princípios da Governança Corporativa:
- Integridade: promoção, estímulo e prática contínua da ética organizacional, evitando conflito de interesses, lutando pela coerência e integridade entre o que se diz e o que se faz, bem como pela preservação da lealdade aos objetivos organizacionais, sociais e ambientais que estão em jogo.
- Transparência: o princípio da transparência consiste no compartilhamento livre de informações verdadeiras, coerentes e pertinentes para todas as partes interessadas.
Assim cria-se um ambiente de compromisso e confiança a todos que se relacionam com a empresa. - Equidade: tratamento justo de cada parte interessada, considerando os direitos, deveres, interesses, necessidades e expectativas de cada um.
Cada relação e demanda das partes interessadas da organização deve se diferenciar e se conformar ao senso de respeito, justiça, diversidade, inclusão, pluralismo e pela igualdade dos direitos e das oportunidades. - Responsabilização (accountability): melhor compreendida como autorresponsabilidade, que é a capacidade de assumir seus deveres e responsabilidades.
Dessa forma, cumprir funções com autonomia e independência, gerando valor sustentável e tomando as responsabilidades cabíveis. Isso envolve também a prestação de contas de forma compreensível, e compreendendo o impacto destas nas partes interessadas. - Sustentabilidade: ser sustentável significa manter a empresa viável, em todos os sentidos, a curto, médio e longo prazo. Ou seja, mantendo-se econômica e financeiramente, reduzindo impactos negativos e aumentando os positivos.
Hoje entende-se que a governança corporativa é um aspecto essencial para todas as organizações que pretendem assumir um papel social, se desenvolver e gerar sustentabilidade para si próprias, para o meio ambiente e o meio social.
Uma das boas práticas da Governança Corporativa é a presença de um Canal de Denúncias efetivo numa organização.
Entenda, a seguir, porque essa ferramenta é tão crucial na construção da governança.
Definição de Canal de Denúncia
Um Canal de Denúncias é um instrumento especializado para a captação de denúncias sobre irregularidades nas organizações.
O Canal dá a oportunidade que pessoas que sofreram ou testemunharam desvios e más condutas dentro da empresa denunciem a irregularidade, com toda segurança e sem medo de retaliação.
Quando o Canal de Denúncias é terceirizado, as denúncias se tornam mais seguras e têm mais chances de gerarem resultados positivos para as organizações.
Por que o Canal de Denúncia é essencial para as empresas
Porque, sem um Canal seguro, as pessoas não denunciam.
O principal obstáculo à realização de denúncias pelos colaboradores, fornecedores e terceiros é o medo da retaliação — medo de colocar o próprio emprego em risco, de perder benefícios, ou ficar mal-visto pelos colegas.
Portanto, sem um Canal que detenha todas as medidas de segurança necessárias, as pessoas não irão denunciar, e assim, a direção não irá saber quais irregularidades estão ocorrendo.
Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas
Os benefícios do Canal de Denúncias nas empresas são diversos.
Ele age como um instrumento de detecção, prevenção e combate a irregularidades.
O Canal evita, assim, desde más condutas até o desperdício de materiais, levando a organização a níveis muito mais elevados de integridade, performance e reputação.
Aumento da transparência e confiança
Quanto mais se vigiam as irregularidades na empresa, maior é o grau de transparência de seus processos e operações, e maior a confiança de seus clientes, parceiros e sociedade.
Ao implementar um Canal de Denúncias, uma empresa está confirmando o seu compromisso de integridade. Portanto, transparência e confiança são valores reforçados.
Conformidade com a Lei e regulamentos
Um dos maiores desafios para qualquer organização é manter-se sempre em conformidade com a quantidade enorme de leis e regulamentos do seu negócio.
Empresas podem ser multadas e receber outras correções se forem pegas faltando com conformidade legal.
Quando há um Canal de Denúncias, esses problemas ficam muito mais evidentes.
Se alguém está ativamente impedindo que a empresa continue em conformidade, ou se alguém está ativamente agindo em discordância com a lei, pelo Canal de Denúncias, é possível detectar esses atos.
Melhoria do ambiente de trabalho
A proteção aos trabalhadores de irregularidades como assédio sexual, moral, discriminação, bullying e outros tipos de desvios, principalmente relativos às relações interpessoais, aumenta em muito a qualidade do ambiente de trabalho.
O impacto do Canal de Denúncia na governança da empresa
O Canal de Denúncias pode auxiliar a empresa a identificar suas debilidades e falhas internas que se impõem como obstáculos à governança corporativa.
Prevenção de irregularidades e fraudes
Com a prevenção de irregularidades e fraudes, a empresa fica protegida contra:
- roubos e furtos;
- fraudes e corrupção;
- desvios e mau uso de ativos;
- descumprimentos à lei.
Isso irá gerar uma governança corporativa mais sólida e mais efetiva, tornando a imagem da organização mais positiva e mais confiável para todas as partes interessadas.
Fortalecendo a cultura ética corporativa
O objetivo da implementação do Canal de Denúncias é, mais do que combater irregularidades e desvios, é criar uma cultura de ética corporativa.
Assim, os valores de integridade e ética se incorporam à organização, passam a fazer parte do seu cotidiano e da sua rotina, ao invés de ser uma “obrigação”, um “repertório comportamental” esperado.
Com o Canal, o trabalho de fomento e cumprimento dos valores da Governança Corporativa — Integridade, Transparência, Equidade, Responsabilização e Sustentabilidade — é facilitado e torna-se realmente efetivo.
Como a Contato Seguro pode ajudar sua empresa
A Contato Seguro é a empresa pioneira no fornecimento de Canais de Denúncias no Brasil.
Presente em 2 mil empresas ao redor do mundo, nossa ferramenta é disponibilizada em 12 idiomas, e possui diferenciais importantes para torná-la efetiva e transformadora do ambiente de trabalho.
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O Canal de Denúncias é uma ferramenta que permite que colaboradores, fornecedores e terceiros reportem irregularidades dentro de uma empresa de forma segura e confidencial.
O Canal de Denúncias fortalece a Governança Corporativa ao promover a transparência, combater irregularidades e fomentar uma cultura ética dentro das organizações.
Ao permitir a detecção de desvios, o Canal de Denúncias aumenta a transparência dos processos internos e reforça a confiança dos stakeholders na organização.
Ele ajuda a prevenir fraudes, aumentar a conformidade com leis e regulamentos, e melhorar o ambiente de trabalho ao combater irregularidades como assédio e discriminação.
Ele fortalece a governança ao identificar fraquezas internas, promover a cultura ética e assegurar a conformidade com leis e regulamentos, resultando em uma gestão mais eficaz.
A Contato Seguro oferece uma plataforma personalizável, disponível em 12 idiomas, com psicólogos-ouvidores e integração com WhatsApp e inteligência artificial, promovendo uma gestão mais eficiente e ética.