O papel do Canal de Denúncia na prevenção de fraudes

O papel do Canal de Denúncia na prevenção de fraudes

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

A fraude é uma ameaça generalizada que pode ter consequências graves para as empresas e seus colaboradores. Ela pode ocorrer de várias formas, desde desvio de recursos financeiros até manipulação de dados e informações sensíveis.

Os impactos da fraude são significativos. Segundo a pesquisa “The State of Misconduct at Work in 2023”, basta que 1 em cada 20 trabalhadores se envolva em má conduta para reduzir em 40% a produtividade, além do risco de causar perdas financeiras substanciais, danos à reputação da empresa e até mesmo a possibilidade de penalidades legais.

Para combater prontamente as atividades fraudulentas, é fundamental conhecer as melhores estratégias e mecanismos de prevenção de fraudes disponíveis atualmente, como os Canais de Denúncia terceirizados.

Atualize-se sobre o tema e venha conferir no artigo de hoje as principais medidas proativas que a sua gestão deve tomar para proteger os negócios contra fraudes e outras irregularidades!

O que é prevenção à fraude?

A prevenção à fraude é um conjunto de estratégias e medidas adotadas pelas organizações para evitar que atividades ilícitas e desonestas ocorram em seu ambiente corporativo.

O que inclui o combate à manipulação de informações, desvios de recursos financeiros, corrupção e outros tipos de fraudes que possam ser cometidas por parte de gestores, funcionários e terceiros externos à entidade.

A falta de medidas antifraudes na empresa compromete diretamente a proteção dos ativos financeiros da empresa, assim como a sua reputação no mercado e a confiança dos clientes.

Uma estratégia de prevenção às fraudes internas requer a implementação de novos processos e tecnologias para detectar rapidamente as irregularidades e evitar golpes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Global Market Insights Inc. em 2022, as empresas estão investindo cada vez mais em formas de combater fraudes. O estudo global prevê que, até 2027, o mercado de prevenção de fraudes ultrapassará US$ 100 bilhões.

O levantamento também prevê que, entre 2021 e 2027, a fraude interna (infração cometida com a colaboração entre funcionários) aumentará mais de 25% ao ano

Esse cenário está dentro do esperado, visto que uma fiscalização mais rigorosa deve ser capaz de detectar um número maior de tentativas de golpes fraudulentos.

O que uma empresa pode fazer para evitar fraudes?

Há um universo de medidas proativas que as empresas podem adotar para se proteger de ações fraudulentas. Porém, em primeiro lugar, é crucial utilizar a tecnologia como aliada, implementando sistemas de monitoramento preventivo para identificar e deter atividades suspeitas.

Isso inclui o uso de softwares especializados e análise de dados para detectar padrões incomuns ou comportamentos ilícitos.

Um Canal de Denúncias eficiente é de grande valia nesse momento para a entidade, por exemplo. Ele permite que colaboradores e parceiros de negócios relatem atividades fraudulentas de forma confidencial.

Quando o sistema de denúncias da empresa é bem estabelecido, o Canal ganha credibilidade entre os usuários como um meio de comunicação seguro, sendo um símbolo do compromisso da empresa com a transparência, ética e responsabilidade corporativa.

Por isso que um Canal de Denúncias terceirizado, como o serviço oferecido pela Contato Seguro, se destaca entre as opções dessa ferramenta. 

Ao contar com uma empresa externa e independente para acolher os relatos e acompanhar o andamento da investigação, os colaboradores passam a se sentir mais confortáveis e confiantes de que o problema interno será solucionado.

É importante complementar que o Canal de Denúncia pode ser utilizado para além da manifestação de atividade fraudulenta.

Essa plataforma tecnológica pode receber denúncias de assédio, discriminação, preconceitos e diversas outras irregularidades que comprometem o bem-estar dos empregados.

Estratégias para usar o Canal de Denúncia no combate às irregularidades

Estabelecer um Canal de Denúncias eficiente é apenas o primeiro passo. Para  criar uma cultura de denúncia saudável e encorajar os funcionários a manifestar preocupações de forma profissional, é importante promover o uso dos Canais de Denúncia das seguintes formas:

1) Calendário de treinamentos sobre procedimentos de denúncia

É essencial fornecer treinamento adequado aos colaboradores sobre como utilizar o Canal de Denúncias. Isso inclui educá-los sobre:

  • O propósito do Canal;
  • Como fazer uma denúncia;
  • O que esperar após a denúncia;
  • E a importância de relatar atividades suspeitas.

O treinamento também deve abordar questões relacionadas à confidencialidade e ao anonimato, para que os funcionários se sintam seguros ao fazer um relato.

Pensando nisso, a Contato Seguro já ajudou mais de 2.000 empresas a implementar um Canal de Denúncias acessível via telefone, site, aplicativo e WhatsApp junto com a oferta de videotreinamentos e campanhas de comunicação em conformidade com a legislação brasileira

Afinal, manter uma comunicação contínua sobre a existência e a eficácia do Canal de Denúncias é uma estratégia que estimula a confiança mútua entre equipe e empregador.

Os colaboradores percebem que seus líderes estão dispostos a corrigir problemas quando necessário. Por outro lado, os líderes confiam na equipe para relatar problemas e preocupações, o que permite uma abordagem proativa na resolução de questões antes que elas se agravem.

2) Promoção de um Código de Conduta

Uma cultura organizacional saudável começa com a definição de valores e princípios éticos que orientam o comportamento de todos os membros da empresa.

Esses valores devem ser comunicados de forma consistente por meio de um Código de Conduta acessível para serem incorporados em todas as práticas e decisões empresariais.

Com políticas claras que incentivem a integridade e a honestidade em todos os níveis da organização, os funcionários se sentem mais seguros e encorajados a relatar atividades suspeitas, sem o medo de retaliação. 

3) Criação de políticas rígidas de confidencialidade

Estabelecer políticas rígidas de confidencialidade ajudam a proteger a identidade do denunciante, como restringir o acesso às informações relacionadas à denúncia apenas às pessoas envolvidas na investigação e garantir que os dados sejam armazenados de forma segura.

Canal de Denúncias nas Empresas e a prevenção de Fraudes
Canal de Denúncias nas Empresas e a prevenção de Fraudes

Além disso, uma vez recebida uma denúncia, é essencial que ela seja tratada e investigada de forma imparcial. Isso garantirá que as denúncias sejam levadas a sério e que medidas corretivas sejam tomadas, caso necessário.

Conclusão

A prevenção de fraudes é um desafio contínuo que exige esforços constantes de uma gestão empresarial. Uma das melhores maneiras de combater essa irregularidade é estabelecer um Canal de Denúncias eficiente!

Para fortalecer a base do seu Canal de Denúncias e criar uma cultura de transparência e ética na empresa é preciso definir diretrizes claras de conduta para os colaboradores, adotar um sistema confidencial e anônimo de denúncias e prevenir a perseguição de denunciantes.

Lembre-se: a prevenção de fraudes é responsabilidade de todos na organização e você pode contar com ajuda especializada para iniciar essa jornada!

A equipe da Contato Seguro está disponível para sanar todas as suas dúvidas sobre como implementar um Canal de Denúncias externo.
Preencha o formulário ao lado e venha conhecer nossa plataforma personalizável e de acesso contínuo durante todo o ano!

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