A fraude é uma ameaça generalizada que pode ter consequências graves para as empresas e seus colaboradores. Ela pode ocorrer de várias formas, desde desvio de recursos financeiros até manipulação de dados e informações sensíveis.
Os impactos da fraude são significativos. Segundo a pesquisa “The State of Misconduct at Work in 2023”, basta que 1 em cada 20 trabalhadores se envolva em má conduta para reduzir em 40% a produtividade, além do risco de causar perdas financeiras substanciais, danos à reputação da empresa e até mesmo a possibilidade de penalidades legais.
Para combater prontamente as atividades fraudulentas, é fundamental conhecer as melhores estratégias e mecanismos de prevenção de fraudes disponíveis atualmente, como os Canais de Denúncia terceirizados.
Atualize-se sobre o tema e venha conferir no artigo de hoje as principais medidas proativas que a sua gestão deve tomar para proteger os negócios contra fraudes e outras irregularidades!
O que é prevenção à fraude?
A prevenção à fraude é um conjunto de estratégias e medidas adotadas pelas organizações para evitar que atividades ilícitas e desonestas ocorram em seu ambiente corporativo.
O que inclui o combate à manipulação de informações, desvios de recursos financeiros, corrupção e outros tipos de fraudes que possam ser cometidas por parte de gestores, funcionários e terceiros externos à entidade.
A falta de medidas antifraudes na empresa compromete diretamente a proteção dos ativos financeiros da empresa, assim como a sua reputação no mercado e a confiança dos clientes.
Uma estratégia de prevenção às fraudes internas requer a implementação de novos processos e tecnologias para detectar rapidamente as irregularidades e evitar golpes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Global Market Insights Inc. em 2022, as empresas estão investindo cada vez mais em formas de combater fraudes. O estudo global prevê que, até 2027, o mercado de prevenção de fraudes ultrapassará US$ 100 bilhões.
O levantamento também prevê que, entre 2021 e 2027, a fraude interna (infração cometida com a colaboração entre funcionários) aumentará mais de 25% ao ano.
Esse cenário está dentro do esperado, visto que uma fiscalização mais rigorosa deve ser capaz de detectar um número maior de tentativas de golpes fraudulentos.
O que uma empresa pode fazer para evitar fraudes?
Há um universo de medidas proativas que as empresas podem adotar para se proteger de ações fraudulentas. Porém, em primeiro lugar, é crucial utilizar a tecnologia como aliada, implementando sistemas de monitoramento preventivo para identificar e deter atividades suspeitas.
Isso inclui o uso de softwares especializados e análise de dados para detectar padrões incomuns ou comportamentos ilícitos.
Um Canal de Denúncias eficiente é de grande valia nesse momento para a entidade, por exemplo. Ele permite que colaboradores e parceiros de negócios relatem atividades fraudulentas de forma confidencial.
Quando o sistema de denúncias da empresa é bem estabelecido, o Canal ganha credibilidade entre os usuários como um meio de comunicação seguro, sendo um símbolo do compromisso da empresa com a transparência, ética e responsabilidade corporativa.
Por isso que um Canal de Denúncias terceirizado, como o serviço oferecido pela Contato Seguro, se destaca entre as opções dessa ferramenta.
Ao contar com uma empresa externa e independente para acolher os relatos e acompanhar o andamento da investigação, os colaboradores passam a se sentir mais confortáveis e confiantes de que o problema interno será solucionado.
É importante complementar que o Canal de Denúncia pode ser utilizado para além da manifestação de atividade fraudulenta.
Essa plataforma tecnológica pode receber denúncias de assédio, discriminação, preconceitos e diversas outras irregularidades que comprometem o bem-estar dos empregados.
Estratégias para usar o Canal de Denúncia no combate às irregularidades
Estabelecer um Canal de Denúncias eficiente é apenas o primeiro passo. Para criar uma cultura de denúncia saudável e encorajar os funcionários a manifestar preocupações de forma profissional, é importante promover o uso dos Canais de Denúncia das seguintes formas:
1) Calendário de treinamentos sobre procedimentos de denúncia
É essencial fornecer treinamento adequado aos colaboradores sobre como utilizar o Canal de Denúncias. Isso inclui educá-los sobre:
- O propósito do Canal;
- Como fazer uma denúncia;
- O que esperar após a denúncia;
- E a importância de relatar atividades suspeitas.
O treinamento também deve abordar questões relacionadas à confidencialidade e ao anonimato, para que os funcionários se sintam seguros ao fazer um relato.
Pensando nisso, a Contato Seguro já ajudou mais de 2.000 empresas a implementar um Canal de Denúncias acessível via telefone, site, aplicativo e WhatsApp junto com a oferta de videotreinamentos e campanhas de comunicação em conformidade com a legislação brasileira.
Afinal, manter uma comunicação contínua sobre a existência e a eficácia do Canal de Denúncias é uma estratégia que estimula a confiança mútua entre equipe e empregador.
Os colaboradores percebem que seus líderes estão dispostos a corrigir problemas quando necessário. Por outro lado, os líderes confiam na equipe para relatar problemas e preocupações, o que permite uma abordagem proativa na resolução de questões antes que elas se agravem.
2) Promoção de um Código de Conduta
Uma cultura organizacional saudável começa com a definição de valores e princípios éticos que orientam o comportamento de todos os membros da empresa.
Esses valores devem ser comunicados de forma consistente por meio de um Código de Conduta acessível para serem incorporados em todas as práticas e decisões empresariais.
Com políticas claras que incentivem a integridade e a honestidade em todos os níveis da organização, os funcionários se sentem mais seguros e encorajados a relatar atividades suspeitas, sem o medo de retaliação.
3) Criação de políticas rígidas de confidencialidade
Estabelecer políticas rígidas de confidencialidade ajudam a proteger a identidade do denunciante, como restringir o acesso às informações relacionadas à denúncia apenas às pessoas envolvidas na investigação e garantir que os dados sejam armazenados de forma segura.
Além disso, uma vez recebida uma denúncia, é essencial que ela seja tratada e investigada de forma imparcial. Isso garantirá que as denúncias sejam levadas a sério e que medidas corretivas sejam tomadas, caso necessário.
Conclusão
A prevenção de fraudes é um desafio contínuo que exige esforços constantes de uma gestão empresarial. Uma das melhores maneiras de combater essa irregularidade é estabelecer um Canal de Denúncias eficiente!
Para fortalecer a base do seu Canal de Denúncias e criar uma cultura de transparência e ética na empresa é preciso definir diretrizes claras de conduta para os colaboradores, adotar um sistema confidencial e anônimo de denúncias e prevenir a perseguição de denunciantes.
Lembre-se: a prevenção de fraudes é responsabilidade de todos na organização e você pode contar com ajuda especializada para iniciar essa jornada!
A equipe da Contato Seguro está disponível para sanar todas as suas dúvidas sobre como implementar um Canal de Denúncias externo.
Preencha o formulário ao lado e venha conhecer nossa plataforma personalizável e de acesso contínuo durante todo o ano!
Fraude corporativa envolve atos ilícitos como desvio de recursos, manipulação de dados e corrupção, prejudicando financeiramente a empresa e afetando sua reputação e produtividade.
Os impactos incluem perdas financeiras substanciais, danos à reputação, redução de produtividade e possíveis penalidades legais.
Um Canal de Denúncias permite que colaboradores e terceiros reportem atividades suspeitas ou fraudulentas de forma confidencial, ajudando a empresa a agir rapidamente para investigar e resolver o problema.
Um Canal terceirizado assegura a confidencialidade e imparcialidade, aumentando a confiança dos colaboradores para que se sintam seguros ao reportar irregularidades sem medo de retaliação.
Ao promover a transparência e a ética, o Canal de Denúncias reforça a integridade corporativa e encoraja uma cultura de responsabilidade e confiança entre os colaboradores e a gestão.
Estratégias incluem treinamento regular sobre procedimentos de denúncia, promoção de um Código de Conduta claro e criação de políticas rígidas de confidencialidade para proteger os denunciantes.