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Para que serve a Ouvidoria Digital?

Para que serve a Ouvidoria Digital?
Tempo de Leitura: 5 Minutos

A Ouvidoria Digital é uma tendência em crescimento em todos os tipos de empresa, e de todos os setores.

Neste artigo, entenda o que é a Ouvidoria Digital, os benefícios que a ferramenta pode trazer, e como implementá-la na sua empresa.

Boa leitura!

Entendendo a Ouvidoria Digital

A Ouvidoria Digital é o serviço da Ouvidoria disponibilizado em plataformas digitais — utilizadas por dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets, e assim por diante.

Utilizar tecnologias digitais parece não ser mais uma opção para as empresas: se uma organização pretende permanecer no mercado, ela precisa acatar o mundo digital.

Nos ambientes virtuais e digitais, tudo se torna mais veloz e mais fácil: acessamos, de qualquer lugar do mundo, um site, plataforma ou software para realizar alguma tarefa importante.

Hoje, os meios digitais possuem tecnologias de segurança confiáveis e indispensáveis para proteger dados dos usuários, e para que os sistemas continuem funcionando bem.

Portanto, o sistema de ouvidoria não deve ficar de fora: um sistema para o recebimento de feedbacks de clientes também precisa ser digital.

Absolutamente todas as empresas podem se beneficiar da Ouvidoria Digital — os benefícios de um Canal de Ouvidoria pagam os custos e geram muito mais retorno para a organização.

02 Meses de Isenção

Com a Ouvidoria Digital, a facilidade é imensa e os dados são tratados e organizados de maneira proveitosa.

Entenda, a seguir, qual é exatamente a função da Ouvidoria Digital.

Principais Funções da Ouvidoria Digital

Os métodos tradicionais para a Ouvidoria cumpriram seu papel enquanto os novos gadgets (dispositivos eletrônicos) e tecnologias ainda não estavam disponíveis.


Hoje, com o acesso a esses dispositivos e à internet pela maior parte da população (ao menos no ocidente), não faz sentido abrir mão dos recursos digitais.

A Ouvidoria Digital possibilita que o cliente realize esse contato com a empresa.

Uma Ouvidoria deve dar ao cliente a oportunidade de se manifestar quanto a:

  • elogios
  • sugestões
  • reclamações

Ao se utilizar uma ferramenta digital, a ouvidoria torna-se mais completa: 

  • permitindo o amplo acesso dos clientes: com uma plataforma digital, bastam alguns cliques para que o cliente possa se manifestar. Além disso, a plataforma é intuitiva e de fácil utilização, garantindo uma boa experiência para o manifestante;
  • estruturando o processo de manifestação: a Ouvidoria digital permite que a manifestação seja bem estruturada, orientando o manifestante a relatar todas as informações necessárias para a boa compreensão do problema ou da sugestão.


Assim, ao invés de ter que colher depoimentos inteiros, um a um, e retirar deles as informações importantes, a plataforma estrutura o processo, categoriza informações e gera dados importantes para a organização.

  • centralização do recebimento de feedback: hoje, com o uso intenso e abrangente das redes sociais, e a presença das empresas também nessas redes, os feedbacks frequentemente são realizados naquele espaço.

    Elogios são sempre bem-vindos, mas é importante ter uma plataforma estruturada até para recebimento dos comentários positivos.

    Problemas e questões mais delicadas, é óbvio, devem ser acatados por uma plataforma para que não se percam na multiplicidade de espaços virtuais, e para que possam ser estudados pela empresa.

    Assim, a centralização do canal de comunicação dá seriedade ao processo de feedback e torna-o produtivo e direcionado.

Benefícios da Ouvidoria Digital

São diversos os benefícios da Ouvidoria Digital para uma organização.

Ouvidoria Digital: para que serve e como funciona?
Ouvidoria Digital: para que serve e como funciona?

Com uma ferramenta digital para recebimento de manifestações, temos os seguintes ganhos:

  • facilita o diálogo com o cliente: atualmente, todos fazem uso dos meios digitais para praticamente tudo: trabalho, estudo, compras, entretenimento, viagens. Os clientes das empresas estão na internet e o uso de ferramentas digitais já faz parte do seu cotidiano.

    Quando uma empresa aposta na Ouvidoria Digital, ela se aproxima de seu cliente, e torna sua relação mais transparente. Permitir que os clientes se manifestem do jeito mais fácil para eles é respeitar a sua forma de viver, e fazer questão que eles deem seu feedback sobre a empresa.

  • melhoria contínua dos serviços: com o tratamento dos dados recebidos pelas manifestações, a empresa pode entender melhor quais são os seus pontos positivos e negativos — suas forças e fraquezas, e trabalhar para manter o que é bom, e melhorar o que precisa.

    Na prática, muitas reclamações dos clientes podem aparecer como uma completa novidade para a direção, que nem sempre sabe quais problemas o público enfrenta ao lidar com sua organização.

Assim, tendo em mãos essas informações essenciais, a empresa pode traçar um planejamento estratégico eficaz para gerar a solução necessária.

  • aumenta a satisfação do cliente: com a melhoria contínua nos serviços, o cliente se sente escutado e sente que a empresa se empenha em fazer o melhor.

    Assim, o nível de satisfação dos clientes aumenta, e a empresa fideliza e expande ainda mais os seus negócios.

Implementação da Ouvidoria Digital

Para implementar a Ouvidoria Digital na sua empresa, é preciso priorizar algumas ações.

Deve-se estabelecer o objetivo do Canal, a estrutura das manifestações, a forma de funcionamento, o público, e o “como” e “quando” a ferramenta irá funcionar.

A empresa deve escolher, assim, a plataforma que mais convém aos seus objetivos e propósitos.

É importante que a organização estabeleça, ainda, como será a leitura dos dados e informações recolhidos na ferramenta.

Esses dados darão subsídios para ações concretas de melhorias na empresa, e portanto devem ter uma preparação cuidadosa.

Conclusão

O Canal de Ouvidoria Digital é a melhor opção para empresas que querem estabelecer uma relação de proximidade e transparência com seus clientes.

Os benefícios dessa comunicação incluem a melhoria dos processos internos da empresa, a facilidade do acesso, e a satisfação do cliente.

Com a Ouvidoria Digital, uma empresa pode se desenvolver para atender melhor, e assim crescer e lucrar mais.

A melhor solução para Ouvidoria está na Contato Seguro: com a nossa plataforma, sua empresa tem todos os benefícios da Ouvidoria Digital.

Sua empresa poderá implementar o Canal com o suporte de especialistas em todas as etapas.

Hoje contamos com ferramentas de business intelligence, chatbot e outros suportes com Inteligência Artificial para garantir a automatização do serviço e o melhor atendimento aos seus clientes.

Além disso, nossos ouvidores são constantemente treinados, inclusive para as especificidades do seu negócio.

Se a sua empresa precisa de uma Ouvidoria Digital, fale agora mesmo com um de nossos especialistas, e conheça a nossa solução.
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