A ISO 45003 é uma normativa internacional lançada no ano de 2021, que aborda um aspecto fundamental, mas ainda não explorado pelas organizações: a gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Em 2024, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego passou por uma atualização. Em resumo, as empresas agora precisam incluir em seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR), os fatores de risco psicossociais.
Portanto, questões e situações como o assédio, cargas de trabalho excessivas, limitação da autonomia do trabalhador, entre outros fatores, têm de ser avaliadas e geridas como causas potenciais para o adoecimento no trabalho.
A norma internacional ISO 45003 é um guia técnico de referência para entender esses fatores, estabelecer ferramentas para avaliá-los junto aos colaboradores, e enfim realizar ações para prevenir o adoecimento mental nas organizações.
Neste artigo, você vai entender mais sobre a ISO e outras ferramentas e normativas técnicas para a gestão de riscos psicossociais nas empresas.
Boa leitura!
O que é a ISO N 45003 e qual seu foco principal?
A gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho tem tomado grande parte da atenção nas empresas em razão da nova NR-1.
A atualização da normativa estabelece que devem ser incluídos no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) das empresas os fatores de risco psicossociais.
Publicada no sistema das normas da família ISO 45000, voltada à gestão da segurança e saúde ocupacional, a ISO 45003:2021 é um complemento importante, e discute de maneira detalhada a gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Empresas devem se atentar para essas normativas técnicas e orientações, pois precisarão encontrar formas de escutar seus colaboradores através de ferramentas efetivas, e levantar dados sobre esses riscos, além de gerenciá-los.
Os principais pontos trabalhados pela ISO 45003 são:
- O que são os riscos psicossociais e como eles podem se manifestar no ambiente de trabalho.
- Como realizar a integração e gestão desses riscos na empresa.
- Boas práticas de liderança e comunicação
- Reforço de práticas da escuta ativa e participação dos trabalhadores na construção de um ambiente seguro do ponto de vista psicológico.
- Promoção do bem-estar mental e emocional nas organizações.
O que são riscos psicossociais no ambiente corporativo
Fatores de risco psicossociais são quaisquer situações, dinâmicas interpessoais e formas de organização e gestão do ambiente de trabalho que podem contribuir para o adoecimento psicossocial do trabalhador.
O termo “psicossocial” designa o conjunto dos aspectos psíquicos internos, e aspectos relacionais externos, que envolvem:
- a integridade emocional de uma pessoa;
- seu senso de valor e autonomia como ser humano;
- suas relações sociais e comunitárias; e
- sua relação consigo mesma.
Dessa maneira, os riscos psicossociais no trabalho são todas as situações que podem afetar essas dimensões do ser humano, no contexto laboral.
Quais são os riscos possíveis?
- Presença de assédio moral ou sexual;
- Carga excessiva de trabalho;
- Excesso de vigilância e gerenciamento;
- Falta de apoio de colegas e líderes para realização do trabalho;
- Falta de clareza sobre o que é esperado do colaborador;
- Falta de apoio nos processos de adaptação e ajustes decorrentes de mudanças na organização.
Esses são os principais riscos destacados nas normativas e ferramentas técnicas de avaliação.
Porque a saúde psicológica precisa estar na pauta das empresas
Em 2024, no Brasil, houve quase 500 mil afastamentos do trabalho por razão de adoecimento mental.
Negligenciar a saúde psicológica dos trabalhadores afeta o desempenho organizacional, aumenta os números de absenteísmo, e compromete a imagem da empresa.
O mundo tem, cada vez, se transformado mais rapidamente, e a vida de trabalho acompanha essas mudanças.
A chegada de novas gerações, com valores diferentes, somada à introdução de novas tecnologias, mentalidades e formas de organização social, impõe desafios constantes aos gestores e lideranças.
Entender o que pode afetar as pessoas e seu desempenho no trabalho e nas organizações é fundamental.
Por isso a ISO 45003 é essencial: ela detalha e orienta como os riscos psicossociais se manifestam nas empresas, como localizá-los, medi-los, e geri-los.
Benefícios de implementar a ISO N 45003 em sua organização
Quais são os benefícios de utilizar a ISO 45003 na estratégia de gerenciamento de riscos psicossociais na sua empresa?
- redução dos níveis de absenteísmo relacionados ao adoecimento mental;
- melhoria do clima organização e satisfação dos colaboradores;
- aumento de engajamento e produtividade no trabalho;
- reputação e marca ganham força.
Neste momento, em que a NR-1 é atualizada e determina que ações voltadas à saúde e segurança psicológica dos colaboradores façam parte do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), isso se torna ainda mais essencial para as empresas.
Como a ISO N 45003 se conecta às normas de Saúde e Segurança no Trabalho

A ISO 45003 é uma diretriz teórica e prática da ISO 45001.
Esta última direciona a gestão da saúde e segurança ocupacional em geral, enquanto a ISO 45003 trata especificamente dos fatores psicossociais.
Ela não é uma norma obrigatória, mas sim um documento técnico para orientação e prevenção ao adoecimento mental no trabalho.
A importância do Canal de Denúncias dentro do contexto da ISO N 45003
Um Canal de Denúncias eficiente pode ter um papel estratégico no cumprimento da NR-1 e na aplicação das diretrizes e orientações da ISO 45003:2021.
Como uma ferramenta especializada para a escuta qualificada dos colaboradores, pode ser o ponto central de contato entre funcionários e organização para identificar os riscos psicossociais presentes.
Além disso, o Canal possui uma função prática básica, que é gerar um feedback, um retorno aos colaboradores.
Portanto, é um instrumento que gera mudanças reais, que se desenvolve à medida que a empresa se transforma, e se adapta às demandas reais dos colaboradores.
Detecção precoce de assédio e abusos
Sendo um dos riscos psicossociais mais presentes nas organizações, assédio e abusos podem ser ativamente combatidos com um Canal seguro e eficiente.
Assim, o instrumento é altamente sensível a essas questões e fornece ao colaborador o poder de falar e ser ouvido, e à empresa o poder de melhorar.
Como a Contato Seguro pode ajudar sua empresa
A Contato Seguro fornece uma plataforma completa para a escuta sensível dos seus colaboradores.
Nosso Canal de Denúncias abrange manifestações como sugestões, dúvidas e denúncias, e é uma ferramenta estratégica para se adaptar à nova NR-1 e tornar a avaliação de riscos psicossociais um procedimento de rotina na sua organização.
Com o auxílio de ferramentas complementares, como as normativas técnicas e outros instrumentos do campo da saúde mental no trabalho, o Canal de Denúncias é um grande aliado para cuidar da segurança psicológica dos seus colaboradores.
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A ISO 45003 é uma norma internacional focada na gestão de riscos psicossociais no trabalho. Sua importância aumentou após a atualização da NR-1, que tornou obrigatório às empresas gerenciar esses riscos para prevenir o adoecimento mental dos colaboradores.
A norma orienta empresas a identificarem e gerenciarem fatores como assédio moral ou sexual, sobrecarga de trabalho, falta de apoio das lideranças, ambiguidade nas funções e outros aspectos prejudiciais à saúde psicológica.
Não diretamente, mas com a atualização da NR-1, as empresas brasileiras precisam obrigatoriamente gerenciar riscos psicossociais. A ISO 45003 serve como guia técnico essencial para cumprir essa exigência com eficácia.
A adoção dessa norma reduz absenteísmo por adoecimento mental, melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade e fortalece a imagem e reputação da empresa no mercado.
O Canal de Denúncias permite identificar precocemente situações de assédio, abuso e outros riscos psicossociais. Além disso, oferece um meio seguro para colaboradores se expressarem, auxiliando na implementação eficaz das orientações da ISO 45003.
A Contato Seguro oferece uma plataforma completa de Canal de Denúncias que facilita a escuta ativa e segura dos colaboradores. Com treinamento personalizado, nossa solução é estratégica para cumprir as novas exigências da NR-1 e as orientações da ISO 45003.