Sobrecarga e acúmulo de funções no RH: riscos, diagnóstico e plano de ação

Menu do Artigo
Tempo de Leitura: 5 Minutos

O RH e Gente & Gestão são os setores dedicados especificamente a tratar das pessoas nas organizações.

Eles são responsáveis pela atração de talentos, contratos, onboarding, treinamentos e suporte, folha de pagamento, desligamentos, comunicação interna e outras obrigações legais de conformidade trabalhista.

Se essas responsabilidades acabam se acumulando por falta de estrutura, equipe e ferramentas, o RH/Gente & Gestão deixa de ser um setor estratégico e passa a ser um setor de “emergência”: apagando incêndios, funcionando sempre no limite e perdendo a capacidade de priorizar segundo seus próprios objetivos.

Nos últimos anos, o aumento expressivo do adoecimento psíquico nas empresas, com grande número de afastamentos, e a crescente complexidade de se abordar questões emocionais no trabalho trouxe uma demanda mais pronunciada para o trabalho do RH e Gente & Gestão.

O setor, que possui grande volume de trabalho operacional, passou também a ser o ponto de apoio para os colaboradores em sofrimento; referência para os gestores e para as empresas na abordagem e cuidado dessas situações.

A sobrecarga de um setor tão estratégico afeta a empresa como um todo, gerando uma série de problemas que persistem, especialmente se não há estrutura e ferramentas adequadas para aliviar o volume de trabalho.

Neste artigo, você entenderá os riscos de sobrecarregar o RH e Gente & Gestão, como esse fenômeno pode estar surgindo na sua empresa neste momento, e o que fazer a respeito.

Um retrato do profissional de RH e Gente & Gestão

Folhas de pagamento, conferências de benefícios, preencher planilhas, reuniões constantes, alinhamento com lideranças, relatórios de indicadores, comunicação e demandas de admissão e desligamento são tarefas constantes para o profissional do setor de RH e Gente & Gestão.

Com equipe enxuta e sem ferramentas efetivas à disposição, a tentativa de segurar todas as pontas estica a capacidade do trabalhador do setor até o desgaste.

Seu papel é complexo pois, na responsabilidade de olhar para as pessoas, pode deixar de olhar para si mesmo.

Embora não tenha formação específica para conduzir escutas e solucionar problemas muito além do seu escopo, essa demanda também é uma constante, pois é ao RH que as pessoas se dirigem para pedir ajuda.

O resultado é um profissional que faz o que pode para compreender e indicar uma direção, mas isso não substitui uma abordagem mais profunda que trate a causa do problema.

Rh e Gente & Gestão se vê às voltas com essas demandas que claramente pedem apoio profissional especializado e, somando à sobrecarga geral, o impacto da produtividade fica óbvio.

E, pior: quando esses setores enfraquecem, a empresa inteira, imediatamente responde negativamente.

Sobrecarga do RH e Gente & Gestão: por que?

Diversos motivos podem levar o RH e Gente & Gestão a experimentar sobrecarga de trabalho e um impacto profundo na sua capacidade de produção na empresa.

Como já citado, o Brasil especialmente vem vivendo um aumento significativo nos casos de sofrimento e consequentes afastamentos por questões de saúde mental no trabalho.

Essa realidade acompanha, naturalmente, novas exigências das normativas para a abordagem do bem-estar psíquico nas empresas, com a nova NR-1 que, dentre outras obrigações, estabelece a inclusão formal dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Risco.

Assim, uma série de novos processos e documentações precisam se realizar para cumprir com as determinações.

Os setores de RH e Gente & Gestão, por natureza mais próximos dessas questões, podem tender a tomar a responsabilidade sobre essa nova rotina, por mais que a própria NR-1 estabeleça a necessidade de ações sistêmicas, que envolvam toda a organização.

Além disso, no dia a dia, os colaboradores têm procurado mais ajuda — a cultura do diálogo e de dividir os problemas pessoais está se criando pouco a pouco também nas empresas.

Hoje, as pessoas falam mais abertamente sobre saúde mental. Dentro das organizações, os profissionais das “áreas humanas” da organização têm sido chamados a escutar, mesmo sem treinamento e técnica específica da área.

Isso resulta numa ampliação do escopo, em que o RH e Gente & Gestão, por uma mera questão de afinidade, acabam absorvendo as atividades voltadas à saúde mental.

Ouvir queixas de saúde mental e tentar ajudar pessoas em momentos de crise é perigoso: além da intervenção não ser efetiva, a prática pode levar ao adoecimento do próprio profissional, que se sobrecarrega também emocionalmente.

Indiscutivelmente, o setor irá viver um choque de produtividade, atrapalhando-se entre uma demanda e outra, perdendo a capacidade de priorizar (e, portanto, de agir estrategicamente), e afetando toda a organização.

Consequências da sobrecarga e acúmulo de funções no RH e Gente & Gestão

É importante ter a clareza de que o RH e Gente & Gestão, além de mediador dos diversos processos que envolvem as pessoas, é principalmente a “porta de entrada” da organização, e já lida, pode-se argumentar, com questões delicadas.

Solicitar a esses trabalhadores que realizem escutas psicológicas ou técnicas dos colaboradores em sofrimento, é colocar em risco sua saúde emocional:

  • aumento de erros operacionais: que geram grande insatisfação dos empregados, impactando fortemente no clima organizacional e nos riscos jurídicos e trabalhistas;
  • comunicação interna e desalinhamento: um RH e Gente & Gestão sobrecarregados perdem seu principal instrumento — a comunicação — pela falta de tempo e de pensamento estratégico. Isso resulta em diversas confusões sobre protocolos, prazos, entregas; aumento de conflitos, e tem impacto em todas as equipes de todos os setores;
  • perda de produtividade e turnover: junto ao desalinhamento vêm as frustrações, e possível aumento de turnover, com alta insatisfação dos trabalhadores, e desligamento.
  • prejuízo de imagem e financeiros: sem contar o possível prejuízo de imagem externa, um RH e Gente & Gestão minados pelo excesso de trabalho gera a perda de credibilidade com os colaboradores, impactando sua motivação e, possivelmente, impactando a empresa financeiramente.

Segundo Cris Hohenberger, Chief Marketing Officer da Contato Seguro — profissional com extensa experiência e vivência com clientes, gestores e times de RH e Gente & Gestão — esses setores são tão importantes que merecem ações efetivas de “proteção”:

A experiência demonstra que, assim que o RH/Gente & Gestão é impactado, os problemas da organização escalam imediatamente.

Por isso, é fundamental proteger esses setores da sua tendência de absorver as atividades de escuta e acolhimento em saúde mental.

Hoje temos ferramentas modernas e tecnologicamente sofisticadas que podem sustentar essas tarefas de forma mais efetiva e produtiva para a empresa, mantendo o RH nos seus limites seguros de atuação.”

Aposte numa solução estruturada: o Canal de Acolhimento

A sobrecarga e acúmulo de funções no RH e Gente & Gestão é um problema esperado por todas as empresas, que acompanhará a crise de saúde mental no trabalho que estamos vivendo.

O problema pode parecer assustador, mas já existem soluções altamente eficazes para escoar o excesso de trabalho, e filtrar melhor as demandas do RH.

Mais do que tudo, a empresa precisa de uma ferramenta que estruture as demandas de atendimento um a um, e que automaticamente gere dados sobre essas demandas, para lançar luz sobre as queixas e permitir o planejamento estratégico.

Foi pensando nisso que a Contato Seguro estruturou o Canal de Acolhimento: um Canal que disponibiliza a escuta profissional especializada (com psicólogos ouvidores) para todos os trabalhadores, com garantia de sigilo e confidencialidade.

Além de agir diretamente com o profissional, fornecendo esse acolhimento técnico e efetivo, o Canal recolhe e realiza a gestão dos dados, sendo capaz de apontar padrões, tendências, pontos críticos, etc.

Livre da responsabilidade de atender a todos o tempo todo, o RH e Gente & Gestão entram então no papel onde mais brilham: o planejamento estratégico no cuidado com as pessoas.

Permitir a escuta pontual e profissional do trabalhador tem potencial para transformar a cultura da empresa, impactando positivamente no clima, na organização da operação, na imagem e nos resultados.

Clique aqui e conheça o Canal de Acolhimento da Contato Seguro!

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

plugins premium WordPress

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos: