Treinando funcionários para usar o Canal de Denúncia

Treinando funcionários para usar o Canal de Denúncia
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O Canal de Denúncias é a ferramenta que escuta o coração da sua empresa. E quem é o coração das empresas? São as pessoas! 

As pessoas precisam ser ouvidas e acolhidas para que o ambiente de trabalho seja saudável, produtivo e gerador de resultados.

O Canal de Denúncia é a ferramenta que promove essa escuta, e que dá à empresa o poder de adaptar, corrigir e elaborar estratégias pensando no melhor para os seus funcionários.

Para que tudo isso funcione, os colaboradores precisam saber usá-lo.

A confiança, a familiaridade e os resultados da ferramenta são fundamentais para torná-la uma parte integrante do trabalho das pessoas.

Neste artigo, entenda como treinar os seus funcionários para utilizar bem o Canal de Denúncias e levar todos os benefícios do instrumento para a sua organização!

A importância do treinamento para uso do Canal de Denúncia

Qualquer ferramenta precisa de instrução e treinamento para que as pessoas possam utilizá-la.

Com o Canal de Denúncias, não é diferente. O assunto “denúncias” pode soar muito delicado para as pessoas.

A empresa precisa comunicar e conscientizar sobre o seu verdadeiro papel e retirar os possíveis obstáculos que distanciam a ferramenta do colaborador.

Por que os funcionários precisam conhecer o Canal de Denúncia

Desde a Lei 14.457/22, que torna obrigatória a presença do Canal de Denúncias para todas as empresas com CIPA, muitas organizações implementaram a ferramenta.

Mas uma implementação de sucesso deve aproximar o colaborador do Canal. Nem sempre as pessoas sabem utilizá-lo e, pior: às vezes nem sabem que a ferramenta existe!

Os funcionários precisam conhecer o Canal de Denúncias porque:

  • a ferramenta é estratégica e indispensável para gerar mais resultados para a empresa e clima organizacional positivo;
  • serve para proteger os colaboradores e gerar ambientes de trabalho mais seguros;
  • a ferramenta caminha junto com o Código de Conduta e garante que os valores da organização se façam presentes no cotidiano;
  • sabendo como utilizá-lo, os resultados vêm mais rapidamente.

Além disso, eles precisam compreender quais irregularidades devem ser relatadas, entender sobre o anonimato e a confidencialidade, ganhar confiança no processo e na imparcialidade da investigação e, assim, contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo.

Benefícios de um Canal de Denúncia Corporativo eficaz

Mas que benefícios são esses que o Canal de Denúncias pode gerar? São diversos:

  • Adequação com as leis e legislações vigentes; 
  • Redução de fraudes e condutas irregulares e antiéticas;
  • Maior engajamento dos funcionários em suas atividades e na segurança do ambiente de trabalho;
  • Prevenção de riscos legais e financeiros para a empresa;
  • Melhoria na reputação da empresa.

O Canal gera esses benefícios porque estabelece um meio de relato para irregularidades e outros desvios dentro da empresa.

As pessoas que estão mais próximas dessas ocorrências, os colaboradores, podem relatar com segurança se viram ou sofreram qualquer tipo de: discriminação, assédio, desvio, fraudes, etc.

Assim, essas denúncias são apuradas e investigadas, gerando consequências para os responsáveis, e estimulando a criação de estratégias de enfrentamento e prevenção de riscos.

Para saber sobre a importância do Canal de Denúncias, confira esse podcast do especialista em Compliance e sócio da Contato Seguro, Wagner Giovanini.

Passos para treinar funcionários no uso do Canal de Denúncia

Orientar funcionários no uso do Canal de Denúncia

Existem algumas medidas altamente eficientes para o treinamento dos funcionários a respeito do Canal de Denúncias.

Vamos tratar dessas medidas aqui: materiais, treinamentos, workshops e sessões informativas, além de comunicações sobre o anonimato e a confidencialidade.

Desenvolvendo materiais de treinamento adequados

Considerando a pluralidade e a diversidade das pessoas nas organizações, é importante preparar materiais de comunicação que sejam acessíveis para todos.

Utilizar diversos formatos (físico, digital, áudio ou vídeo) e meios, além de garantir que os materiais sejam acessíveis a pessoas surdas, por exemplo, é fundamental.

Os materiais devem ser educativos e muito didáticos: explicar com detalhes, ilustrações e fluxogramas garante a maior retenção do aprendizado.

Assim, pode-se criar:

  • manuais e guias ilustrativos: formato físico, em PDF e em vídeo com um tradutor em LIBRAS;
  • vídeos explicativos: com simulações de situações irregulares e simulações de relatos através do canal;
  • perguntas e respostas: em pequenos times, ou disponibilizar um formulário online para que as pessoas perguntem de forma anônima, e os especialistas podem responder e publicar.


Realizando workshops e sessões informativas

Workshops também são uma opção interessante e interativa para ensinar mais sobre o Canal de Denúncias.

Podem ser realizados regularmente, de maneira presencial ou online.

Nos workshops, as simulações podem ser feitas ao vivo mostrando o passo a passo do canal, contar com palestras de especialistas em compliance, e estimular a interação.

Garantindo a confidencialidade e anonimato

Esse ponto é fundamental.

A garantia da confidencialidade e do anonimato é o principal fator motivador para que funcionários realizem a denúncia.

Sem isso, as pessoas não denunciam por medo de retaliação.

Assim, fazê-los entender o que é a confidencialidade e o anonimato, e comprovar que isso funciona (pelos workshops e comunicações), é fundamental para gerar confiança e motivação para denunciar.

No treinamento, enfatize:

  • como são as medidas de seguranças internas da plataforma que garantem o anonimato;
  • quem tem acesso às informações e como elas são tratadas dentro do software;
  • a impossibilidade da retaliação contra os denunciantes.

Boas práticas na comunicação do Canal de Denúncia nas empresas

Agora que você já entendeu quais são as estratégias de educação e treinamento, vamos tratar de algumas boas práticas para a comunicação sobre o Canal na sua empresa.

Utilizando canais internos para divulgar o Canal de Denúncia

É importante garantir que:

  • as comunicações sejam feitas por e-mail e canais internos da empresa, com informações e detalhes;
  • contar com o apoio dos líderes na divulgação e conscientização sobre o canal é fundamental;
  • cartazes e murais em locais estratégicos para que todos possam ver;
  • comunicar e incentivar a participação em workshops, reuniões e outros eventos corporativos.

Incentivando uma cultura de transparência e ética

O Canal de Denúncias e a cultura de ética e transparência têm tudo a ver. Uma coisa alimenta a outra, e o resultado é a produtividade, a saúde do ambiente de trabalho e o sucesso da organização.

Por isso, é necessário estabelecer campanhas para fortalecer também o senso geral de ética e de integridade.

Assim, conscientizar sobre questões importantes, como fraudes, desvios, discriminação, assédio, descumprimentos, bullying, etc.

Medindo a eficácia do treinamento

Além de treinar, é preciso avaliar se os treinamentos são eficazes. Assim, é possível melhorá-los e ajustá-los para as necessidades das pessoas da sua organização.

O processo de avaliação pode envolver pesquisas de opinião, análise da quantidade e da qualidade das denúncias, e ajuste constante dos métodos de treinamento.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro é uma plataforma completa para o Canal de Denúncias. Temos robustez e priorizamos a segurança.

Recentemente, obtivemos a certificação ISO 27001, que estabelece conformidade com medidas de segurança de dados.

Nosso propósito é ouvir o coração das empresas, e ajudá-las a construir um ambiente de trabalho mais seguro, mais íntegro e bem-sucedido.

Cuidando dos colaboradores, nós cuidamos da sua organização!

Implementando o nosso Canal, você recebe todo suporte para a criação dos primeiros treinamentos de conscientização para os colaboradores, e já garante as primeiras denúncias o quanto antes.

Quer saber mais sobre a nossa solução? Entre em contato com um dos nossos especialistas preenchendo o formulário ao lado!

FAQ: Canal de Denúncia

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