Gaslighting no Trabalho

O Gaslighting no Trabalho  consiste em uma forma de abuso psicológico, em que o abusador leva a vítima a duvidar da própria percepção, memória e até sanidade. Para isso, esse indivíduo distorce, inventa ou omite fatos e informações da vítima.

O nome “gaslighting” tem origem em uma peça de teatro intitulada “Gaslight”. A trama foi adaptada para o cinema e no Brasil recebeu o nome de “À Meia-Luz”.

O enredo nos apresenta uma mulher muito rica, manipulada pelo marido, sendo levada a crer que está louca, resultando na sua internação. É importante pontuar que a manipulação atinge as pessoas à volta do casal que acreditam na narrativa do abusador.

No ambiente organizacional, o gaslighting pode gerar uma série de consequências para a carreira da vítima, como a perda da sua identidade profissional, da capacidade de tomar decisões e da autoconfiança e até do emprego, tornando-se difícil realizar atividades laborais simples, porque há a crença de ser incapaz, levando-a até mesmo à demissão, seja por pedido próprio, por não suportar a pressão, ou pela empresa não compreender o contexto.

Atualmente, a plataforma mais eficaz na detecção e no combate aos comportamentos que prejudicam o relacionamento organizacional e, até mesmo, a saúde emocional dos funcionários dessas organizações é o Canal de Denúncias (Compliance), pois é através dessa ferramenta, que é possível relatar as irregularidades, não só como os casos de gaslighting, mas também de assédio moral, sexual, fraudes, bullying e outros problemas que forem identificados no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, o Canal é um aliado dos colaboradores, que podem recorrer à plataforma, quando forem vítimas ou testemunhas dessas ocasiões.

Esse mecanismo de atuação que surge na relação entre o Canal e a empresa tem como resultado positivo a criação de uma cultura de confiança, ética e respeito mútuo entre todos os colaboradores, possibilitando o combate às condutas prejudiciais que comprometem o bem-estar de cada um.

Contudo, para fazer isso, é preciso que a organização, primeiramente, tenha um Canal implantado, de forma terceirizada e acessível a todos os funcionários, e que ele ofereça possibilidade de anonimato, além da garantia total de sigilo das informações. Todas essas qualidades você encontra na Contato Seguro.

4.8/5 - 530 votos