Autores, gestores e colaboradores entram em consenso quando se trata do valor indispensável das pessoas para as organizações.
Pessoas são um recurso imprescindível nas empresas quando se tem como objetivo a criação, gestão, execução e a avaliação de processos e tarefas dentro de uma empresa — aliás, é bom lembrar, que toda empresa terá pessoas também como seus clientes.
Portanto, as pessoas fazem uma organização. E a qualidade das relações interpessoais e processos que ali se dão é uma dos elementos mais importantes para se avaliar uma empresa.
Toda empresa possui suas especificidades: localiza-se em certo país, região e cidade; tem seu ramo de atividade; pode ser pequena, média ou grande; é caracterizada pelo setor econômico, constituição jurídica, entre outros.
Além dessas particularidades, as empresas também se diferenciam porque são compostas por diferentes gestores e colaboradores, e por diferentes processos e relações.
Essa composição própria (pessoas, processos e relações), que abarca vários elementos, é o que podemos chamar de clima organizacional.
Neste artigo, iremos apresentar os elementos do Clima Organizacional, a sua importância para uma organização e preparamos algumas dicas de como melhorar o clima organizacional na sua empresa.
Elementos do Clima Organizacional
O clima organizacional pode ser entendido(1) como a percepção de longo prazo do ambiente de trabalho e cultura organizacional do colaborador em relação à empresa em que trabalha.
Aqui é importante diferenciar Cultura Organizacional de Clima Organizacional(2) — a cultura organizacional é o conjunto de valores e comportamentos manifestados pelos colaboradores da empresa. O clima é a percepção do ambiente pelos colaboradores.
Ou seja(3), é o conjunto de atitudes, práticas e processos que atuam na percepção dos colaboradores sobre seu empregador — é a maneira que os profissionais sentem e percebem o seu local de trabalho.
Assim, toda organização tem um “jeito” diferente, uma “marca”, uma “personalidade” — o clima organizacional, que inclui, entre outros:
- a autonomia percebida do colaborador para realização de suas tarefas;
- o incentivo dos líderes para a performance;
- o tratamento dos gestores e colegas;
- a efetividade do gerenciamento de conflitos;
- o sentimento de crescimento e avanço na carreira.
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Como eles se apresentam?
Esses componentes se dão de maneira diferente em cada organização, e o conjunto sempre pode ter um impacto negativo ou positivo sobre a percepção dos trabalhadores.
A atmosfera de uma organização é alimentada por cada pessoa ali presente — principalmente pelos líderes, gerentes e gestores, que transmitem esses valores e atitudes no dia a dia de trabalho.
Ter consciência sobre o Clima Organizacional e entender seus elementos permite que se considere adaptações e mudanças que podem gerar um impacto muito positivo numa organização.
Para a Head de Gente e Gestão da Contato Seguro, Heloísa Moraes, o Clima Organizacional:
“(…) é um fator crucial para o desempenho, satisfação e retenção dos colaboradores. Quando o ambiente de trabalho é positivo e motivador, os funcionários tendem a ser mais produtivos, engajados e comprometidos com os objetivos da empresa. Nesse contexto, o setor de Gente de Gestão desempenha um papel fundamental na criação de estratégias e políticas que melhorem efetivamente o clima organizacional.”
Além disso, a especialista reitera que o setor de Gente e Gestão deve estar sempre em colaboração com a liderança nas ações de fortalecimento do clima organizacional, criando uma gestão de transparência e inclusão, que são as bases para um clima organizacional saudável.
Dito isso, qual é o caminho para iniciar esse processo? Como é possível compreender e intervir no Clima Organizacional da minha empresa?
Como melhorar o Clima Organizacional na sua empresa
Identificação dos pontos fracos
O primeiro passo para qualquer intervenção eficiente deve ser a avaliação.
Em primeiro lugar, realize uma análise interna para identificar os principais desafios e áreas problemáticas que afetam o clima organizacional.
Essa avaliação pode ser feita por um questionário anônimo, e deve abordar as lideranças, a rotina de trabalho, o volume de tarefas, os sistemas de recompensa, enfim, todos os elementos citados acima.
Comunicação efetiva
Estabelecer canais abertos e transparentes de comunicação é uma dica válida para qualquer organização em qualquer momento e lugar.
A comunicação está presente em todas as atividades numa organização, e sempre pode ser aprimorada.
Para articular os problemas de maneira mais assertiva, utiliza-se um estilo de comunicação funcional.
E incentivar a cultura do feedback, da troca e das críticas construtivas torna o trabalho mais produtivo e mais agradável.
Reconhecimento e recompensa
Implementar programas de reconhecimento e recompensa para valorizar e motivar os funcionários, destacando suas contribuições e conquistas.
Isso pode ser feito pela expressão pública do reconhecimento, envio de cartões, presentes, celebrações internas, entre outros. Reforçar o bom comportamento é a melhor forma de garantir que ele continue a ocorrer.
Liderança inspiradora
Os líderes são verdadeiros articuladores do clima organizacional — são eles que estabelecem e reforçam o tipo de interação na equipe, a forma de lidar com conflitos e resolução de problemas.
Por isso, para criar um clima organizacional positivo é importante desenvolver líderes que inspirem confiança. Além disso, que sejam acessíveis, incentivem o crescimento pessoal e profissional da equipe, e promovam um ambiente colaborativo.
Promoção do equilíbrio trabalho-vida pessoal
A rotina de trabalho pode ser desgastante e tirar a percepção de liberdade pessoal do colaborador.
Portanto, possibilitar a flexibilidade de horários, incentivar pausas regulares e promover políticas que apoiem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são pontos importantes e muito valorizados pelos colaboradores.
Desenvolvimento de habilidade
Disponibilizar e investir em programas de treinamento e desenvolvimento que objetivem o aprimoramento das habilidades e competências dos funcionários.
A capacidade de crescer e se desenvolver tem um papel muito importante no clima organizacional. Os colaboradores se sentem mais valorizados e mais motivados quando têm espaço para o auto aprimoramento.
Esses são alguns pontos fundamentais para melhorar o clima organizacional de sua organização.
Esforços conjuntos da liderança, Gente e Gestão e dos colaboradores elevarão seus níveis de satisfação geral no trabalho.
Outro passo importante para a melhoria do clima organizacional na sua empresa e para a prevenção e combate a irregularidades é a implementação do Canal de Denúncias.
O Canal de Denúncias é uma plataforma para recebimento de relatos sobre irregularidades que podem ocorrer num local de trabalho (assédio moral e sexual, bullying, fraudes, entre outras). Através do anonimato e total segurança do denunciante, a ferramenta permite identificar e solucionar esses problemas.
Conclusão
Por fim, o clima organizacional é a atmosfera de um ambiente laboral — como os colaboradores percebem a empresa de seu ponto de vista.
Assim, é um componente fundamental da produtividade, satisfação e retenção dos colaboradores de uma empresa.
Algumas dicas para melhorar o clima organizacional de uma organização são, após levantados os pontos mais fracos, investir em treinamentos, tanto da liderança quanto dos colaboradores. Além de trabalhar a comunicação, promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e estabelecer uma política de reconhecimento e recompensa.
Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre como gerar melhorias para a sua organização, confira nosso blog e nos siga nas redes sociais: Instagram(4), LinkedIn(5), TikTok(6).
Considere também implementar um Canal de Denúncias, ferramenta de grande eficiência para combate a irregularidades, que gera muitos benefícios para as empresas.
O Clima Organizacional é a percepção dos colaboradores sobre seu ambiente de trabalho e a cultura organizacional da empresa. Inclui fatores como a autonomia percebida do colaborador, o incentivo dos líderes, o tratamento entre gestores e colegas, a eficácia no gerenciamento de conflitos e as oportunidades de crescimento e avanço na carreira. É influenciado pela forma como as pessoas, processos e relações são gerenciados dentro da organização.
Para melhorar o Clima Organizacional, as empresas podem adotar várias estratégias, como realizar análises internas para identificar desafios e áreas problemáticas, estabelecer uma comunicação efetiva, implementar programas de reconhecimento e recompensa, desenvolver líderes inspiradores e promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Também é importante investir em programas de treinamento e desenvolvimento para aprimorar habilidades e competências dos funcionários.
O Canal de Denúncias é crucial no Clima Organizacional, pois permite identificar e resolver problemas como assédio moral e sexual, bullying e fraudes que podem ocorrer no local de trabalho. Ele proporciona um meio seguro e anônimo para os colaboradores relatarem irregularidades, contribuindo para um ambiente de trabalho mais ético, seguro e saudável. Isso melhora a percepção dos colaboradores sobre a empresa e aumenta sua confiança e satisfação no trabalho.
Fontes:
(1) https://tinyurl.com/yj5sbk88
(2) https://tinyurl.com/3kxtthr4
(3) https://tinyurl.com/3hzevxxa
(4) https://tinyurl.com/4yxpkbj7
(5) https://tinyurl.com/ymc5edcs
(6) https://tinyurl.com/493svzk9