Manter uma empresa segura e ética exige mais do que boas intenções — é essencial ter ferramentas eficazes para detectar e enfrentar problemas. A importância do Canal de Denúncias é evidenciada pela sua capacidade de proteger colaboradores, parceiros comerciais e a própria organização.
Um Canal de Denúncia bem implementado, em conformidade com as leis brasileiras, fortalece a transparência e reduz significativamente as perdas por fraude.
De acordo com a Deloitte para o Estadão Projetos Especiais 2019, empresas com esse recurso apresentam 59% menos prejuízos relacionados a fraudes.
Além de detectar assédio, desvios e discriminação, um Canal de Denúncias promove um ambiente de trabalho mais justo e seguro.
Veja outros cinco benefícios chave que essa ferramenta pode oferecer para sua empresa no artigo abaixo!
1) Favorece um clima organizacional positivo na empresa
Um clima organizacional positivo é caracterizado por um ambiente de trabalho onde há confiança, respeito e comunicação aberta entre todos os colaboradores. A importância do Canal de Denúncias se reflete diretamente na criação desse tipo de ambiente.
Quando uma empresa implementa um Canal de Denúncias eficaz, ela proporciona aos empregados e demais stakeholders um meio seguro e confidencial para relatar comportamentos inadequados.
Isso encoraja a transparência e demonstra que a empresa está comprometida em resolver problemas de forma proativa. Além disso, quando o Canal de Denúncias é terceirizado, há garantia de que as denúncias serão tratadas por especialistas independentes.
2) Promove a detecção precoce de irregularidades
A importância do Canal de Denúncias está diretamente ligada à capacidade de identificar má conduta no trabalho antes que eles evoluam e causem impactos negativos na relação com clientes, parceiros e órgãos reguladores.
Ao possibilitar a detecção precoce de tais problemas, a empresa pode implementar medidas corretivas imediatas.
Para isso, um Canal de Denúncias eficaz deve ser apoiado por um fluxo de processos visando imparcialidade e extração de dados verídicos e completos para uma análise detalhada das manifestações recebidas.
“A plataforma da Contato Seguro, por exemplo, utiliza psicólogos-ouvidores para acolher relatos com empatia e garantir uma apuração precisa”, explica Wagner Giovanni, diretor de Compliance da Contato Seguro, fornecedora de Canais de Denúncias.
Vale ressaltar: implementar um Canal de Denúncias também serve como um diferencial atrativo para talentos profissionais que buscam vagas em ambientes com uma cultura ética e positiva para construir uma carreira longeva.
3) Incentiva o feedback sem retaliação
A confiança na confidencialidade e imparcialidade do Canal de Denúncias é determinante para que os manifestantes se sintam seguros ao compartilhar suspeitas de atos antiéticos no trabalho.
Quando garantimos que os relatos são tratados com sigilo, criamos um ambiente onde os denunciantes estão mais engajados com a política de integridade da empresa, sem ter medo de represálias ou de ser visto de forma negativa pelos colegas.
Uma forma de priorizar a proteção ao denunciante encontrada pela Contato Seguro, por exemplo, é oferecer diferentes meios para formalizar a denúncia — telefone 0800, WhatsApp com IA Generativa, site e aplicativo — sem identificar o IP e/ou seu número de telefone.
Além disso, a plataforma tem acesso ininterrupto, todos os dias do ano. Assim, o relator pode comunicar suas preocupações a qualquer momento, como pós-expediente.
4) Consolida a Cultura Ética e de Conformidade
Um dos primeiros efeitos da implementação de um Canal de Denúncias externo é a mudança de percepção dos colaboradores sobre a postura da empresa, independente do cargo desempenhado.
Como dissemos anteriormente, os profissionais notam que a organização está comprometida em prevenir e combater comportamentos impróprios. Isso reflete diretamente na maneira como eles conduzem suas próprias ações.
A mensagem sobre os padrões éticos esperados fica mais clara. Segundo Wagner Giovanni, líderes e liderados passam a agir conforme o programa de compliance exigido pela norma brasileira, como a Lei 14.457/22.
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5) Protege a reputação da organização
O uso de redes sociais ou outras plataformas públicas para denunciar problemas no trabalho vem se tornando uma prática comum no mercado de trabalho. As informações se espalham rapidamente, antes que a empresa tenha a chance de responder ou investigar adequadamente.
Isso pode levar a danos irreparáveis à reputação da organização, como a disseminação de boatos, especulações e uma percepção negativa pública que afasta investidores, clientes e possíveis talentos.
Em contraste, um Canal de Denúncias interno e bem estruturado oferece um local apropriado para que as manifestações sejam feitas de forma privada e segura.
Um ambiente controlado evita exposição desnecessária e protege a identidade dos denunciantes. Além disso, possibilita uma resposta mais assertiva, sem a necessidade de envolver o Ministério do Trabalho.
Conclusão
A implementação de um Canal de Denúncias é uma prática recomendada para empresas que desejam alcançar um crescimento sustentável, de acordo com a legislação.
Normas como a Lei do Programa Emprega + Mulheres (Lei 14.457/22) reforçam a importância do Canal de Denúncias, estabelecendo diretrizes para a criação e operação dessas plataformas, especialmente para empresas com CIPA.
Os requisitos incluem garantir que as denúncias possam ser feitas de forma anônima, que os denunciantes possam acompanhar o andamento dos casos e que a empresa esteja em conformidade com um Programa de Integridade.
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