Os gestores têm um papel imprescindível dentro das organizações.
Mediar conflitos, desenvolver pessoas, motivá-las, organizar o fluxo de trabalho e ouvir são algumas atividades fundamentais desses profissionais.
Todas essas são tarefas delicadas, que exigem muito treinamento, abertura, empatia e o desejo verdadeiro de criar um clima de trabalho saudável e produtivo.
O clima organizacional é, em resumo, o quanto as pessoas sentem que seu ambiente de trabalho é confiável, motivador e seguro — que são os principais fatores que geram saúde e produtividade laboral.
O Canal de Denúncias é um instrumento essencial na gestão, e que tem profundo impacto no clima organizacional.
Neste artigo, você vai entender melhor qual é o papel do gestor e da Plataforma de Denúncias na cocriação do clima organizacional, e o que significa ter um clima positivo para uma empresa.
Mãos à obra!
Importância do Gestor para o Clima Organizacional
Atualmente, a visão sobre o ambiente de trabalho é uma visão humanizada.
O modelo rígido de produtividade e lucro a qualquer custo, bem como o entendimento do trabalhador como um mero instrumento ficaram para trás.
Hoje, sabemos o que funciona de verdade: as empresas são vivas, são feitas de pessoas, e somente humanizando o ambiente de trabalho e o clima organizacional é possível despertar o melhor de cada um.
Portanto, é preciso unir as tarefas de planejar, organizar, liderar e orientar a soft skills especiais, como a empatia, a comunicação transparente, a adaptabilidade e a inteligência emocional com uma gestão humanizada.
Esse trabalho fino e por vezes complexo exige da empresa um comprometimento, e muito conhecimento e abertura dos próprios gestores.
Vamos entender melhor!
O papel de Gente e Gestão no ambiente de trabalho
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Gente e Gestão é o setor responsável, especificamente, por tudo que envolve a gestão de pessoas numa organização:
- planejamento, implementação e monitoramento das políticas;
- recrutamento, seleção e treinamentos;
- comunicação de valores, missão, propósito e visão.
Dessa forma, Gente e Gestão também estabelece um elemento fundamental na empresa: a harmonia entre a cultura da organização e sua estratégia.
Isso tem um impacto intenso na percepção dos colaboradores sobre a organização em que trabalham, ou seja, sobre o clima organizacional.
Uma cultura desalinhada da estratégia pode gerar desconfiança, receio, e a sensação de incongruência e, por consequência, um clima organizacional negativo.
Uma cultura que se alinha à estratégia e coloca um esforço verdadeiro para se adaptar às realidades internas e externas à organização, por outro lado, tende a criar um clima motivador, produtivo e confiável.
Portanto, a parceria de Gente e Gestão com todos os demais gestores na organização deve ser firme e concordante, para gerar o clima organizacional ideal.
Veja agora como isso funciona na prática: entenda algumas estratégias do setor Gente e Gestão para a melhora do clima organizacional.
Estratégias de Gente e Gestão para melhorar o clima
O clima organizacional é influenciado por diversos elementos dentro da empresa. Os mais conhecidos e usuais são:
- Estrutura física: um ambiente de trabalho percebido como bom deve contar com uma infraestrutura boa, que permita níveis básicos de conforto, acessibilidade, ferramentas e tranquilidade para realizar o trabalho.
- Estrutura psicológica: segue-se à estrutura física a estrutura psicológica, com um bom fluxo de trabalho, boa organização, presença de pessoas de referência, boas relações interpessoais, e assim por diante.
- Benefícios: seguros e vales diversos, auxílio-educação, participação nos lucros, etc., são esperados e influenciam na tomada de decisão do funcionário de entrar na empresa e permanecer nela.
- Segurança: física, psicológica, interpessoal, e confiança com relação à própria organização. Os funcionários devem se sentir protegidos nas diversas frentes que compõem
- Plano de carreira: um dos fatores motivacionais mais importantes é a possibilidade de crescimento dentro da organização. Um bom plano de carreira é um elemento fundamental do clima organizacional.
- Remuneração: fator motivador muito poderoso, mas isoladamente não mantém um funcionário nem o faz se sentir confortável no ambiente de trabalho.
Além desses, outros mais apurados também entram em cena, como:
- Comunicação saudável: a comunicação assertiva, não-violenta e saudável promove as relações, melhora o desempenho das equipes, e permite que as pessoas se expressem e sejam ouvidas com tranquilidade.
- Transparência: compartilhar informações importante e às quais as pessoas têm direito. Isto é transparência. Uma empresa transparente gera mais segurança e confiança para os colaboradores, e melhora o clima organizacional.
- Reconhecimento: em forma financeira ou material é muito bem-vindo, mas jamais deixar de reconhecer com elogios, privados e públicos, ao mérito alcançado. Sentir-se reconhecido é um fator de verdadeira felicidade no ambiente de trabalho.
- Flexibilidade: a empresa deve ser flexível dentro de suas possibilidades, e se esforçar para auxiliar seus colaboradores a ter sucesso em sua vida fora do trabalho. Portanto, para cada caso há uma medida, mas é preciso ter um espaço para flexibilidade.
Todas essas estratégias irão fortalecer os laços da organização, torná-la mais saudável, mais protegida e, consequentemente, um lugar melhor para se trabalhar.
Identificando e Gerenciando Problemas no Clima Organizacional
Sempre existem obstáculos ao clima organizacional. O mundo muda, demandas surgem, o mercado financeiro se movimenta — tudo isso pode impactar no clima organizacional.
Uma empresa deve estar sempre preparada para responder com agilidade a qualquer problema que possa afetar o clima organizacional.
Quando se trata do papel dos gestores no clima organizacional, é importante destacar um tipo de elemento que tem um potencial negativo: as irregularidades.
Descumprimentos de normativas, leis (como a Lei 14.611 ou a Lei 14.457) fraudes, assédios, desvios de toda natureza.
Irregularidades podem causar diversos pontos de choque e conflito dentro da organização, dissipar forças, diminuir a motivação e a capacidade de produtividade dentro da organização.
Por isso, o Canal de Denúncias é um instrumento indispensável para apoiar os gestores em suas ações relacionadas ao clima organizacional e para adequar a empresa às leis existentes.
Utilizando o Canal de Denúncia nas Empresas
O Canal de Denúncias é uma plataforma de comunicação que permite que a empresa escute os seus colaboradores.
Toda e qualquer situação que ofereça algum risco ao bem-estar da empresa e seu clima organizacional pode ser relatada através do Canal.
Uma vez que o relato esteja dentro da plataforma, ele segue um caminho estruturado para sua resolução.
Isso significa que as irregularidades são mais facilmente detectadas, combatidas e prevenidas dentro das empresas.
Evitar irregularidades de todos os tipos aumentam a satisfação no ambiente de trabalho e potencializa todos os elementos que compõem um bom clima organizacional.
Desde a promulgação das Leis 14.457/22 e a 14.611/23, o Canal de Denúncias tomou mais visibilidade.
As normativas tornaram obrigatória a presença do Canal de Denúncias para empresas com CIPA, e com outros requisitos.
Portanto, muitas empresas no Brasil já se adequaram à lei e, além de se protegerem de questões judiciais, receberam os diversos benefícios associados à ferramenta.
Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
Temos uma plataforma completa e personalizável para a identificação e mitigação de irregularidades empresariais que impedem o desenvolvimento de um bom clima organizacional.
Como a Contato Seguro pode transformar seu Clima Organizacional
Com o Canal de Denúncias terceirizado da Contato Seguro, sua empresa ganha uma ferramenta poderosa para receber relatos, identificar falhas, resolver problemas e prevenir irregularidades que podem comprometer seus resultados e a construção de um excelente clima organizacional.
Nosso sistema oferece uma gestão completa das denúncias, garantindo que cada relato seja recebido de forma estruturada e preparado para análise pelo Comitê de Ética da sua empresa, de maneira eficiente e confidencial.
Já apoiamos mais de 3 mil empresas na proteção de seus colaboradores e na transformação do clima organizacional, promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e alinhados aos valores corporativos.
Não fique de fora desse movimento! Preencha o formulário ao lado e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas para conhecer as vantagens de implementar o Canal de Denúncias da Contato Seguro.
FAQ: Gestão e Canal de Denúncias
Ele promove um ambiente mais seguro e transparente, garantindo que colaboradores possam relatar irregularidades sem medo.
Casos de assédio, discriminação, fraudes, corrupção, desvios de conduta e qualquer comportamento que prejudique a empresa.
Gestores devem fomentar uma cultura de ética e segurança, garantindo que denúncias sejam levadas a sério e tratadas corretamente.
Ele garante imparcialidade, confidencialidade e uma investigação estruturada, fortalecendo a confiança dos colaboradores na empresa.
Melhoria do clima organizacional, fortalecimento da cultura de ética, prevenção de riscos e maior credibilidade interna e externa.
Sim, a Lei 14.457/22 exige um Canal para empresas com CIPA, reforçando a necessidade de compliance e proteção ao trabalhador.