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5 benefícios do Canal de Denúncias para colaboradores

Pessoas sentadas mexendo no computador pesquisando sobre os 5 Benefícios que o Canal de Denúncia traz para os colaboradores
Tempo de Leitura: 4 Minutos

Conheça 5 benefícios (comprovados) do Canal de Denúncias para os colaboradores 

Sabia que trabalhar em uma empresa com um Canal de Denúncias externo faz toda a diferença no dia a dia dos profissionais? 

Hoje nós vamos mostrar pra você que os benefícios do canal incluem atividades laborais, além da satisfação e saúde emocional de todas as pessoas da empresa.

Fique com a gente até o fim deste post e descubra, ainda, como a Contato Seguro promove o bem-estar dos seus colaboradores e outros públicos. 

Ótima leitura!

Canal de Denúncias: benefícios para a empresa e para as pessoas

Quando o assunto é Canal de Denúncias, observamos facilmente as vantagens que essa ferramenta proporciona para grandes, médias e pequenas empresas, como:

  • Aumento dos resultados do negócio.
  • Prevenção de processos trabalhistas, assédios e fraudes.
  • Melhoria do relacionamento em toda a empresa.
  • Vantagem competitiva em contratação de governos, empresas públicas e privadas.

Entretanto, o que nem sempre pensamos é que além dos múltiplos benefícios para o seu negócio, o Canal de Denúncias ainda oferece vantagens para todas as pessoas da empresa. Veja:

  1. Segurança: prevenção de assédio, discriminação, racismo, etc.
  2. Satisfação: trabalhar em uma empresa com grandes resultados.
  3. Confiabilidade: certeza de não retaliação.
  4. Reputação no mercado: empresa protegida e respeitada perante o mercado. 
  5. Efetividade: canal adaptado para a realidade da empresa.

Agora, entenda melhor cada benefício:

1. Canal de Denúncias | segurança

Segurança é uma questão cada dia mais importante e necessária para a satisfação, bem-estar e a retenção de talentos nas empresas. 

Engana-se quem pensa que um Canal de Denúncias interno é suficiente para evitar problemas como assédio, discriminação, racismo etc.

Evidentemente, o colaborador sente-se inseguro quando sabe que alguém da própria empresa poderá receber sua denúncia. Afinal, como a pessoa vai se sentir protegida ao fazer um relato sobre seu líder, por exemplo, sabendo que esse poderá recebê-la?

Somente um Canal de Denúncias externo consegue oferecer a segurança que todos os públicos da empresa precisam, sejam eles colaboradores, gestores, clientes, fornecedores, parceiros, etc.

2. Canal de Denúncias | satisfação

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que protege seu público interno e externo, além de alcançar grandes resultados?

A comprovada melhoria do ambiente que o Canal de Denúncias promove nas organizações é um fator refletido na liberdade para expressar uma ideia, tirar dúvidas e fazer sugestões. 

Só o fato da empresa possuir um Canal de Denúncias transforma o clima e todos passam a entender suas rotinas como algo mais colaborativo do que individual

Isto abre espaço para ideias inovadoras e soluções criativas, além de cultivar relacionamentos amistosos entre todos os públicos da empresa, favorecendo os resultados do negócio.

3. Canal de Denúncias | confiabilidade

O Canal de denúncias terceirizado consegue capturar as denúncias de forma adequada, ou seja, sem a desconfiança por parte do denunciante.

O manifestante também pode optar pelo anonimato. Caso prefira não ter o nome revelado, seu relato não será identificado em hipótese alguma.

Assim, ele ganha a confiança necessária para usar o canal sem medo, sempre que souber ou suspeitar de qualquer irregularidade.

4. Canal de Denúncias | reputação

A existência de um Canal de Denúncias na empresa demonstra seu compromisso com uma conduta ética e transparente.

Além disso, promove tais valores e constrói uma reputação respeitável diante de toda sociedade.

O oferecimento desta ferramenta que protege toda a organização, também ajuda a compor uma imagem ética no mercado.

5. Canal de Denúncias | efetividade

Para que um Canal de Denúncia seja realmente efetivo, é preciso que todos saibam que ele existe e é acessível a todos.

Daí a importância do oferecimento de diferentes meios para que a denúncia possa ser feita sem receios, como:

  • Site
  • 0800
  • Aplicativo

 

Ter um canal adaptado para a realidade da empresa facilita tanto a compreensão sobre o funcionamento da solução, assim como o acesso para todas as pessoas da empresa.

Canal de Denúncias da Contato Seguro: 4 diferenciais

A Contato Seguro é uma empresa pioneira na implementação e gestão de Canais de Denúncias.  

Com a Contato Seguro, as denúncias podem ser feitas via website, aplicativo ou por telefone 0800, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano. 

“Nossos dados internos de mais de 2.000 clientes comprovam que o canal externo é seis vezes mais utilizado do que um canal interno”.

Diego Galvão | Sócio-diretor da Contato Seguro

  • Atendimento especializado

O atendimento da Contato Seguro é feito exclusivamente por psicólogos, 24 horas por dia, todos os dias do ano.  

A equipe acolhe a denúncia da melhor forma e oferece total conforto para o denunciante expor seus dados e informações. 

  • Controle do processo

A falta de rigor no controle e análise, principalmente das denúncias feitas por e-mail, por exemplo, gera o risco de diminuir a importância do relato e até mesmo “deixar passar” um caso importante.

Na Contato Seguro, depois de recebidas, todas as denúncias passam pela análise criteriosa de um comitê de especialistas antes de seguirem o processo de  investigação.  

  • Sugestões 

A ferramenta não serve apenas para revelar irregularidades. O Canal de Denúncias também registra sugestões de aprimoramento nos processos que, muitas vezes, acabam não chegando aos ouvidos dos gestores do negócio. 

  • Campanhas de Comunicação e Implantação

Outro diferencial da Contato Seguro são as campanhas de comunicação, que visam apresentar a novidade para toda empresa e conquistar a confiança de colaboradores, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços. 

“Antes de implantar um novo canal de ética, a Contato Seguro presta uma espécie de consultoria completa, para entender quais são os objetivos e definir os comitês e subcomitês de ética que receberão as eventuais denúncias, reclamações e sugestões. A etapa também permite a customização dos formulários, adequados às necessidades e realidades de cada cliente.”

Leia mais sobre os benefícios do Canal de Denúncias da Contato Seguro na revista Exame(1).

Conclusão

O Canal de Denúncias pode oferecer mais benefícios para os colaboradores da sua empresa do que normalmente imagina-se. Entre eles, mais segurança, satisfação e, consequentemente, resultados para o negócio.

Conheça a Contato Seguro e fale com nossos especialistas.

Fonte:
(1) https://exame.com/negocios/conheca-os-beneficios-do-canal-de-denuncias-externo-para-seus-negocios/

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