Pesquisar
Close this search box.

Ambiente de trabalho tóxico: o que é, quais são os impactos e como um Canal de Denúncias pode ajudar sua empresa

Menu do Artigo

Tempo de Leitura: 5 Minutos

O ambiente de trabalho é o local onde as pessoas passam a maior parte do tempo executando tarefas, de acordo com suas competências, planejando projetos e estabelecendo relações com colegas.  

Com o advento da tecnologia, somado à pandemia da Covid-19, o ambiente de trabalho precisou ser modificado, uma vez que os colaboradores hoje atuam presencialmente, remotamente ou de forma híbrida. 

Conforme uma pesquisa da Sodexo — líder mundial em serviços de qualidade de vida —, ambientes de trabalho que facilitam o bem-estar e a qualidade de vida aos funcionários são, além de mais atraentes, 86% mais produtivos e 70% mais rentáveis

A partir disso, a segurança e o bem-estar dos colaboradores, como um todo, seja presencial, home office ou híbrido, são essenciais para que não se instaure um ambiente de trabalho tóxico

Por isso, empresas que mantêm seus espaços laborais desconfortáveis, sem ferramentas efetivas que mapeiam formas de melhorar a situação, correm um grande risco de prejudicarem a sua imagem, resultados e posições no mercado

Neste artigo, você vai entender:

  • o que é um ambiente de trabalho tóxico;
  • quais os 4 impactos negativos que ele pode causar na sua empresa;
  • como um Canal de Denúncias pode ajudar. 

Vamos lá?

O que é um ambiente de trabalho tóxico?

Normalmente, pensa-se que os colaboradores são motivados, unicamente, por alta remuneração. Isso é um verdadeiro engano!

A motivação para executar as demandas vem, principalmente, da percepção de que o trabalho desenvolvido no dia a dia contribui para bons resultados e toda a equipe está alinhada à cultura organizacional bem definida pela organização.  

Quando essa percepção é distorcida ou não acontece na prática, o ambiente de trabalho torna-se instável e tóxico para quem nele está inserido. 

Assim, um ambiente de trabalho tóxico pode ser definido por relações extremamente degradantes, repetitivas, comportamentos manipuladores e ofensivos — além de condutas agressivas por parte, não só dos líderes, mas também de colegas.

Às vezes, não é tão fácil identificar se um ambiente de trabalho é ou não tóxico. O melhor a se fazer é elencar parâmetros claros e coerentes, a fim de avaliar e mensurar, positivamente ou negativamente, a condição do ambiente.  

No entanto, existem alguns sinais que podem sugerir essa ambiência tóxica, como: pressão frequente por resultados, excesso de conflitos, falta de transparência com as informações, ameaças frequentes feitas por líderes para com seus liderados, aumento de acidentes de trabalho, carga horária para além da estabelecida, entre outros. 

Esses indicativos podem causar inúmeras implicações no ambiente de trabalho. 

Assim, as 7 principais consequências disso para os colaboradores são:

  • aumento da ansiedade;
  • crises de pânico frequentes;
  • esgotamento físico e mental (burnout);
  • insegurança;
  • depressão;
  • oscilação de humor;
  • autocrítica exacerbada, entre outros. 

É importante ressaltar que essas implicações negativas afetam, não somente o desempenho profissional, mas também a vida fora do trabalho, uma vez que essas duas esferas são indissociáveis.

Como o ambiente de trabalho tóxico impacta nos resultados da sua empresa?

Para os resultados qualitativos e quantitativos da sua empresa, esse tipo de ambiente também pode causar inúmeros impactos negativos. 

Assim, conhecer e reduzir os prejuízos de um ambiente de trabalho hostil é fundamental para contratar bons profissionais, conseguir contratos com empresas que buscam mitigar esse tipo de problema e instaurar uma cultura organizacional sólida.

4 impactos negativos que o ambiente de trabalho tóxico pode causar para sua empresa

Após elencarmos as consequências de um ambiente tóxico para o colaborador, entenda agora os efeitos nocivos para o seu negócio.

1. Redução da motivação da equipe de trabalho

A motivação é a mola propulsora para que os colaboradores executem seus afazeres profissionais diariamente. A partir do momento que perde-se a motivação, as demandas são realizadas com menos atenção, ânimo, comprometimento e cuidado. 

Isso está diretamente relacionado a níveis baixos de entrega, acarretando em uma equipe desmotivada e contribuindo para resultados pouco satisfatórios. 

2. Queda de produtividade

De acordo com uma pesquisa produzida pela Harvard Business School(1), 50% dos profissionais diminuem o empenho nas tarefas, naturalmente, por conta de comportamentos tóxicos no ambiente de trabalho.

E 38% reduziram intencionalmente a qualidade de suas entregas por estar em ambiente de trabalho tóxico.

Quer dizer: esse tipo de ambiente colabora grandemente para a queda da produtividade, porque o colaborador sente que o esforço ao realizar as demandas não serão valorizados. 

3. Dificuldade de manter a cultura organizacional

Há muitos tipos de cultura organizacional. Uns são pautados em performance e outros em agregar valores por meio da colaboração, por exemplo. 

Com um ambiente de trabalho tóxico, as normas, diretrizes e hábitos que uma empresa busca trilhar se desfazem facilmente, pois não há permanência dos colaboradores. 

Assim, grandes talentos tendem a não permanecer e, pior ainda, acabam migrando para empresas concorrentes, impossibilitando a instauração de uma cultura organizacional e aumentando a rotatividade. 

4. Diminuição dos resultados

A diminuição dos resultados de uma organização está também diretamente ligada ao bem-estar dos seus colaboradores.

Se no dia a dia da sua empresa há todos os sinais mencionados de toxicidade, além dos impactos negativos acima, provavelmente, o seu negócio está sujeito à perda de faturamento, reputação, recursos e vários outros riscos.

Mas, não se preocupe! Entenda o que pode ser feito para resolver esse cenário negativo e garantir que o local de trabalho melhore gradativamente, com a ferramenta adequada.

Como um Canal de Denúncias pode ajudar a sua empresa a diminuir o ambiente tóxico?

Quando se fala em práticas que visam atenuar irregularidades e melhorar a cultura organizacional, implementar um Programa de Integridade é o ideal — principalmente para manter o ambiente de trabalho saudável.

Por isso, dentro dos pilares do programa — Detecção e Prevenção —, a elaboração do Código de Conduta, a comunicação e treinamento e a implementação de um Canal de Denúncias são práticas altamente eficazes para reduzir o ambiente de trabalho tóxico, elevar os níveis de produtividade e, consequentemente, aumentar os resultados do seu negócio.  

Com os módulos de comunicação e treinamento, reforça-se os valores da empresa, as normas, as diretrizes e hábitos e motiva-se os colaboradores, visando sempre o compromisso ético, a valorização, o pertencimento e a liberdade de se expressar, caso ocorra situações tóxicas.

De acordo com a Psicóloga Supervisora da Contato Seguro, Bibiana Birkhan, um Canal de Ética bem definido auxilia a minimizar a ambiência tóxica e você garante que a sua empresa não é conivente com práticas impróprias.   

Um dos pontos fortes do Canal de Denúncias é que a ferramenta consegue identificar ameaças visíveis, e até mesmo invisíveis, aos olhos dos sócios e da Alta Direção, como relatos sobre assédios, abuso de poder, relações interpessoais autoritárias, competitividade, metas extremamente agressivas, entre outros. 

Após identificado o que originou tais ações, via um relato a partir do Canal de Denúncias, medidas disciplinares podem ser aplicadas, a partir de cada caso, a fim de proteger os colaboradores de riscos psicossociais, reduzir o ambiente tóxico e alavancar seus resultados no mercado.

Gostou desse artigo?
Então, navegue pelo nosso site e conheça mais sobre o Canal de Denúncias da Contato Seguro — uma ferramenta robusta que vai ajudar a sua empresa a reduzir o ambiente de trabalho tóxico!

Fonte:
(1) https://tinyurl.com/3r87re2z

4.8/5 - 786 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: