Benefícios do Canal de Denúncia para pequenas e médias empresas (PMEs)

Benefícios do Canal de Denúncia para pequenas e médias empresas (PMEs)
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Pequenas e médias empresas (PMEs) podem não estar cientes, mas também se beneficiam enormemente de um Canal de Denúncias.

Após a Lei 14.457/22, toda empresa com CIPA é obrigada a disponibilizar o Canal para seus colaboradores manifestarem dúvidas, sugestões ou denúncias.

Entretanto, a obrigatoriedade legal não é o único motivo para a implementação — o Canal de Denúncias gera diversos benefícios para as organizações e ajuda-as a construir uma Cultura Organizacional única e sólida.

Isso é especialmente atraente para empresas de pequeno e médio porte, que geralmente priorizam a parte operacional e outros processos internos.

Neste artigo, você vai entender os benefícios do Canal de Denúncias para as PMEs, como construir uma Cultura Organizacional forte, e como implementar a plataforma da melhor maneira.

Boa leitura!

Por que Pequenas e Médias Empresas (PMEs) Devem Adotar um Canal de Denúncia

Wagner Giovanini, sócio-diretor da Contato Seguro, afirma que:

As empresas são compostas por pessoas; e como sabemos, cada um possui interesses próprios, caráter diferente, ambições particulares; menos ou mais propensão para incidir em erros e irregularidades. 

Enfim, por isso, somos chamados de indivíduos. Nesse contexto, sempre haverá pessoas que preferem seguir caminhos contrários ao desejado, podendo trazer problemas enormes para a empresa ou para seus colegas.

PODCAST WAGNER

As ações irregulares, Wagner continua, acontecem sempre às escondidas, de forma oculta. 

Por outro lado, sempre há uma testemunha, ou alguém que repara algo diferente e levanta uma suspeita.

Entretanto, a pessoa que sabe (ou sofre) da irregularidade ou má conduta geralmente terá receio de trazê-la à tona, por meio de retaliação. 

Às vezes, a disposição até existe, mas não existe um meio estruturado e adequado para receber uma denúncia.

Essa é a importância da disponibilização de um Canal de Denúncias especializado, com garantia de anonimato e confidencialidade, pois a denúncia é o meio mais eficiente para se lançar luz sobre as irregularidades que se cometem dentro das organizações.

No nosso Anuário — Estudo sobre Canais de Denúncias (2024), um levantamento completo sobre os Canais geridos pela Contato Seguro, obtivemos o seguinte dado:

Quanto menor a empresa, maior será a quantidade de denúncias (p. 5).

Somente esse dado já ilustra a importância da presença do Canal: as pessoas, mesmo em empresas menores, querem se manifestar.

Além disso, em nosso estudo, observamos que a porcentagem de denúncias por colaborador para empresas de pequeno porte (1 a 50 funcionários), chega a 141%.

Para empresas de porte médio e grande (51 a 200 funcionários), a porcentagem de denúncias por colaborador ficou em 22,5%.

É uma diferença gritante. Mas, por que ela existe? Veja alguns motivos:

  • Ausência de um Programa de Compliance para prevenir, detectar e corrigir irregularidades como assédio, discriminação, fraudes, roubos, furtos, desvios, etc.
  • Falta de controles, monitoramento e uma forte cultura da ética e integridade, o que facilitaria a ação dos infratores.
  • Ausência de Código de Conduta e políticas bem elaboradas e disseminadas, permitindo às pessoas agirem de maneira contrária aos princípios da ética e integridade.
  • Falta de treinamentos e comunicação regulares que incentivem o exercício dos bons exemplos.
  • Inexistência de boa estrutura de governança, de modo a abrir lacunas para irregularidades.
  • Ausência de um Canal seguro e que possibilite denúncias de forma anônima.

As pequenas e médias empresas (PMEs), portanto, enfrentam desafios específicos quanto ao controle de irregularidades e a manutenção da saúde e segurança dentro do ambiente de trabalho.

Desafios Éticos em Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Algumas realidades fundamentais explicam por que pequenas e médias empresas falham em estabelecer mecanismos e controles contra irregularidades, e assim se tornam mais vulneráveis a elas.

Não é difícil entender, por exemplo, que uma empresa menor pode ter priorizado seus processos de operação, visando ao crescimento (financeiro e/ou em porte).

Assim, deixam os assuntos de governança e segurança do colaborador, em primeiro momento, de lado.

Outra possibilidade é, no caso de uma empresa mais jovem, que esses problemas ainda não bateram à porta. Ou os gestores não reparam que a empresa pode estar sofrendo com irregularidades ou, quando há um problema, acreditam que uma abordagem informal irá funcionar.

Um grande motivo para a ausência de controles e mecanismos é também a limitação dos recursos para tal: implementar essas medidas possui um custo e, novamente, talvez não seja a prioridade da pequena e média empresa (PMEs) no momento.

Por último, vamos destacar um motivo muito comum para a negligência com controles em pequenas empresas: a crença de que a proximidade entre os colaboradores irá evitar os problemas.

A operação em pequenas e médias empresas (PMEs) irá envolver menos pessoas, que naturalmente se tornam mais próximas — todo mundo conhece todo mundo.

Essa proximidade pode gerar uma sensação de confiança que não é adequada, pois, como apontou Wagner Giovanini, sempre há uma porcentagem de pessoas que tende a cometer irregularidades.

Por fim, uma empresa menor, por esses e outros motivos, pode ainda não ter construído e fortalecido a sua cultura organizacional.

Fortalecimento da Cultura Organizacional

O que define a disposição de uma empresa em lutar por um ambiente de trabalho seguro, prezando pelo bem-estar, motivação e produtividade de seus colaboradores, independentemente do porte da organização, é a cultura organizacional.

Portanto, implementar e sustentar um Canal de Denúncia efetivo na organização depende dessa postura, que deve primeiramente ser adotada pelos diretores, CEOs, presidente ou dono da empresa.

Confira abaixo essa aula do professor Marcelo Borowski, sócio-diretor da Compliance Total, e entenda como implementar uma Cultura Organizacional de sucesso na sua empresa!

Benefícios do Canal de Denúncia Corporativo

O Canal de Denúncias gera diversos benefícios à organização, em diversas áreas.

Quando há a detecção efetiva de irregularidades e más condutas via denúncia, o processo de mitigação e prevenção desses males se torna mais ágil e mais eficiente.

Nesse sentido, o Canal de Denúncias evita:

  • desperdício de tempo e dinheiro;
  • acidentes de trabalho;
  • problemas com o Ministério do Trabalho;
  • descumprimento legal;
  • adoecimento do trabalhador e absenteísmo.

Para pequenas e médias empresas, implementar um Canal de Denúncias tem um ótimo custo-benefício, pois é um meio simples e direto de combater irregularidades que, no fim, não custam somente dinheiro, mas também tempo, reputação e o moral da empresa.

Além desses, a implementação do Canal na organização incide diretamente sobre dois elementos fundamentais: a comunicação e a confiança.

Melhoria da Comunicação Interna

Se entendemos que a melhor forma de se estruturar uma empresa que preza pela integridade é pela cultura organizacional, fica claro o quanto a comunicação interna é uma parte fundamental desse processo.

Na ausência de comunicação de qualidade, não há trocas, não há expectativas alinhadas, não há trabalho em grupo.

O Canal de Denúncias estabelece um clima de transparência, retirando obstáculos à comunicação livre.

Benefícios do Canal de Denúncia Corporativo

Isso dá um respiro importante para as relações interpessoais, que passam a entender a importância de se “colocar as cartas na mesa”, de tratarem efetivamente das questões, sem medo de retaliação.

O mesmo vale para a confiança entre colaboradores e gestão.

Aumento da Confiança entre Colaboradores e Gestão

Com um mecanismo para detecção e combate a irregularidades empresariais, o clima de confiança aumenta de maneira significativa.

Afinal, a empresa já demonstrou que não tolera discriminação, assédio sexual e moral, fraudes, descumprimentos, etc.

Isso coloca os colaboradores numa atmosfera de tranquilidade, sabendo que podem fazer o que é certo, e podem denunciar o que está errado e buscar a proteção da organização.

Para as PME, esses são ganhos indispensáveis, pois, à medida que quiserem crescer ou fortalecer sua reputação, já terão um chão firme onde pisar, construído principalmente com a confiança e a comunicação.

Como Implementar um Canal de Denúncia Eficaz

Portanto, o Canal de Denúncias é um instrumento perfeito para PMEs, não há o que discutir.

Agora, atenção: muitos creem que basta contratar uma ferramenta e disponibilizá-la, que automaticamente os benefícios aparecem.

Isto não é verdade: o processo de implementação do Canal de Denúncias segue um passo a passo, e precisa ser elaborado com cuidado.

Esse processo não é demasiado longo, nem muito complexo, e é inegociável.

Escolhendo a Solução Adequada para sua Empresa

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Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro te ajuda a ouvir o coração da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte (PMEs), e independentemente do setor.

Empresas são feitas de pessoas, seu recurso mais importante.

Com a nossa plataforma de Denúncias, sua empresa fica munida do melhor instrumento de comunicação para estreitar os laços com seus colaboradores, protegê-los, e tê-los como aliados para o crescimento da sua organização.

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FAQ: Canal de Denúncia para pequenas e médias empresas

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