Com o aumento exponencial das capacidades tecnológicas e o quase universal acesso à internet, ataques cibernéticos e a violação e vazamento de dados têm se tornado um problema cada vez mais presente(1) para indivíduos e organizações em todo o mundo.
Fraudes cibernéticas, principalmente as que envolvem pagamentos on-line(2), custam aos consumidores bilhões de dólares todo ano.
O problema também atinge diversas empresas em todo o mundo, que hoje contam com o apoio de tecnologias diversas para grande parte do seu negócio. Já as violações de dados para as organizações chegaram ao prejuízo de US$4.350.000 em 2022.
Empresas em todo o mundo utilizam atualmente plataformas digitais e de comércio eletrônico para acessar mais clientes, facilitar transações e não ficar de fora do mundo digital.
Entretanto, essas plataformas nem sempre são estruturadas e disponibilizadas de maneira segura — há muitas falhas e espaços para que quadrilhas de crimes cibernéticos e hackers tirem vantagem, causando prejuízos financeiros, roubo de informações confidenciais e impactos de reputação nas organizações.
Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa e não sabe por onde começar, fale com um especialista da Contato Seguro.
Neste artigo, abordaremos dados estatísticos e estratégias de proteção de dados e cyber segurança para empresas, para colocá-las em prática o quanto antes e garantir a segurança da sua organização contra fraudes cibernéticas.
Quais são os crimes digitais
Os crimes digitais que mais afetam empresas são: a espionagem cibernética, quando hackers acessam dados da organização; roubo e comercialização de dados corporativos; e violação de direitos autorais.
Esses crimes são cometidos em geral por três tipos de ataques:
Malware
A famosa infecção do dispositivo por vírus. Um dispositivo infectado ficará vulnerável ao acesso de dados confidenciais, arquivos, contas e senhas. Os criminosos também podem usar o Internet Protocol (IP), a “identidade” do computador ou celular, para realizar outros crimes e não serem pegos.
Phishing
No caso do phishing, a isca é um e-mail contendo spam, com uma proposta convidativa, de ameaça ou de pedido de ajuda. Esses e-mails são produzidos imitando o estilo de uma empresa confiável (seu banco, uma grande corporação, uma ONG, etc.) e, quem não tiver um olhar atento, pode acreditar na primeira vista e acabar clicando no link com arquivos infectados, ou responder a perguntas com dados e senhas.
Ataque DoS distribuído (DDoS)
A sigla significa Distributed Denial of Service, ou negação distribuída de serviço. O crime consiste em sobrecarregar um sistema ou rede por via de solicitações em volume exorbitante, que acabam o levando à falha.
Um ataque a uma loja virtual, por exemplo, utilizará de vários dispositivos em diferentes lugares para criar um grande número de solicitações e paralisar o site. Isso pode ser feito com o objetivo de protesto, boicote, demonstração de status e poder (por parte do hacker) e por chantagem (solicitando um valor para a liberação do sistema).
Dicas de segurança para indivíduos
Para as pessoas comuns e os consumidores, alguns cuidados são recomendados ao acessar email, receber propostas e links pelas redes sociais.
Ter atenção quando esses links vierem de remetentes desconhecidos, observar erros gramaticais, de grafia e de formatação e, principalmente, as mensagens que solicitam dados pessoais — esses são sinais que indicam a ilegitimidade da comunicação.
Empresas confiáveis em geral são muito cuidadosas com a gramática, a formatação e jamais solicitam dados pessoais e senhas.
Mensagens de urgência, ameaças e com anexos suspeitos também são sinais de alerta, pois muitos cibercriminosos utilizam gatilhos emocionais para aumentar a probabilidade de sucesso nas fraudes.
Dicas de segurança para empresas
A Kaspersky(3), líder em tecnologia no desenvolvimento de software de segurança cibernética destaca recomendações importantes para empresas se protegerem dessas ameaças.
- Educação e treinamento: uma empresa é composta por colaboradores. Se os funcionários da organização não estiverem preparados e atentos aos riscos no trabalho digital, eles podem ser uma fonte de vulnerabilidade a ataques cibernéticos. Seja pelo acesso indevido a sites e e-mails suspeitos, seja pela perda de um gadget corporativo ou pelo vazamento de credenciais, colaboradores podem ser a via de acesso entre cibercriminosos e a organização. Educar e treinar todo o corpo de pessoal para os riscos e cuidados necessários pode evitar que esses ataques aconteçam.
- Avaliações de risco: realizar um levantamento sobre o armazenamento de dados da organização, elencando quem tem acesso e onde estão esses dados, identificar e avaliar riscos e, então, tomar as medidas necessárias para proteção e manutenção da segurança.
- Antivírus: investir em um bom software antivírus, com capacidade de proteção para spyware, ransomware e phishing.
- Atualizações de software: as atualizações de software servem também para fortalecer as defesas e torná-lo menos vulnerável a ameaças. Buscar atualizar sempre os softwares utilizados é outra medida de segurança recomendada.
- Firewall: o firewall é um dispositivo de segurança que realiza monitoramento do tráfego de sua rede — capaz de proteger hardware e software, tem muita utilidade para uma empresa com servidores físicos próprios. O dispositivo bloqueia sites e pode restringir envios de dados confidenciais.
- Rede Privada Virtual: as Redes Privadas Virtuais, ou VPNs proporcionam segurança para o trabalho remoto ou quando estão em viagens. Assim, ao invés de se conectarem a redes públicas, os colaboradores entram numa Rede Privada Virtual, que pode ser acessada de qualquer lugar.
Os crimes digitais estão muito presentes atualmente e são um risco para indivíduos e para empresas. Conhecer as possíveis ameaças para o seu negócio é fundamental, pois as novas tecnologias são variadas e mudam cada vez mais rapidamente.
Algumas ações são recomendadas para evitar as ameaças: treinamento e educação dos colaboradores, adquirir antivírus e investir em atualizações de software, firewall e VPNs.
Como o assunto é tecnologia, é importante procurar atualizar-se quanto às novas formas de crimes digitais e as formas correspondentes de proteção.
Sobre a Contato Seguro
A Contato Seguro, sediada em Porto Alegre e criada em 2008, é referência na solução terceirizada para relatos de irregularidades, o Canal de Denúncias.
Na plataforma, alta tecnologia, gestão e suporte unem-se para a efetiva implementação e comunicação da ferramenta dentro da sua empresa.
Hoje mais de 1.500 empresas em 37 países e 12 idiomas contam com a ferramenta para potencializar seus resultados e proteger seus colaboradores.
Os principais crimes digitais que afetam empresas são a espionagem cibernética, quando hackers acessam dados da organização; roubo e comercialização de dados corporativos; violação de direitos autorais; infecção por malware, que pode levar à vulnerabilidade de dados confidenciais e senhas; phishing, que envolve o envio de e-mails de spam contendo links para sites maliciosos; e ataques DoS distribuídos, que sobrecarregam um sistema ou rede com um excesso de solicitações, levando à falha do sistema.
Um Canal de Denúncias, se bem implementado, pode ser a ferramenta mais eficaz na detecção e resolução de casos de fraude interna. A presença de um Canal de Denúncias contribui de forma direta para a detecção e inibição de fraudes, reduzindo, assim, a sua incidência. Além disso, um Canal de Denúncias efetivo pode detectar e inibir outras irregularidades no ambiente corporativo, como apropriação indevida de ativos, conflitos de interesses, assédio, entre outros, promovendo, em decorrência disso, benefícios enormes para todos.
Algumas medidas de segurança recomendadas para empresas incluem a educação e treinamento dos funcionários sobre os riscos e cuidados necessários no trabalho digital; realização de avaliações de risco para identificar e avaliar potenciais ameaças e tomar as medidas necessárias para proteção e manutenção da segurança; investimento em softwares antivírus de qualidade; realização regular de atualizações de software para fortalecer as defesas e torná-los menos vulneráveis a ameaças; uso de firewalls para monitorar o tráfego de rede e bloquear sites suspeitos; e utilização de Redes Privadas Virtuais (VPNs) para proporcionar segurança no trabalho remoto.
Fontes:
(1) https://tinyurl.com/3xfbkkm5
(2) https://tinyurl.com/mwmtva74
(3) https://tinyurl.com/yuhhybzj