Canal de Denúncias

Canal de Denúncias

Canal de Denúncia

Quer Contratar um Canal de Denúncias para a sua empresa? Então confira este artigo até o final para saber mais sobre o assunto e entender o que um serviço como esse pode fazer dentro da sua organização!

Já não é novidade o fato de que as empresas podem sofrer com diversos problemas, sejam eles financeiros, de administração ou até mesmo de relacionamento entre os funcionários e colaboradores. Muitos deles, inclusive, podem ser criminosos!

Ao mesmo tempo, sabemos que as pessoas de boa índole são maioria e que, notando qualquer erro ilegal dentro de seu trabalho, pensariam em denunciar. Porém, aí começam as primeiras dificuldades, que podem gerar dúvidas no colaborador/ funcionário, como:

  • “Posso ser demitido caso denuncie isso?”;
  • “Quantas pessoas saberão da minha denúncia? E todas elas trabalham comigo?”;
  • “E se todas essas pessoas, ao invés de me apoiarem, ficarem contra mim? Que prejuízos terei no serviço com meus colegas?”.

Entre outras perguntas que são comuns em um momento que proporciona tanta tensão como esse.

E, notando dificuldades deste tipo, as organizações, independentemente de seu porte, passam a buscar soluções que, além de fazerem os atos errados dentro da empresa serem descobertos precocemente, dêem segurança ao denunciante, que muitas vezes deixa de falar o que está acontecendo por medo de represálias de seus superiores ou até mesmo de colegas da mesma função.

Canal de Denúncias para empresa da Contato Seguro

O que é um Canal de Denúncia?

Dada esta situação, uma das mais viáveis soluções é a de contratar um Canal de Denúncias! Com ele, a empresa consegue centralizar todos os tipos de denúncias que foram realizadas dentro dela. E, principalmente se o Canal de Denúncia for externo, uma das principais vantagens é a garantia de segurança a quem realiza a denúncia.

Logo, o serviço de Canal de Denúncias foi criado para dar voz às pessoas que trabalham dentro da organização, trazendo à tona o que fica escondido “pelos corredores” mas que deveria ser revelado.

Para que tudo saia corretamente, a digitalização é outro fator fundamental, já que a centralização e sigilo podem ser realizados da melhor maneira possível.

Como funciona um Canal de Denúncia?

O Canal de Denúncias foi criado para funcionar como uma ferramenta em que as pessoas confiam para poder relatar algo que atrapalha a rotina de trabalho ou importunações de maneira geral.

Ou seja, o serviço de Canal de Denúncia é o que ajuda a empresa a descobrir coisas que ela, sozinha, não consegue descobrir. Entre os casos que podem acontecer e, consequentemente, serem descobertos pelo Canal de Denúncias, estão:

  • Assédio moral;
  • Assédio sexual;
  • Discriminação;
  • Problemas de nepotismo;
  • Conflitos de interesse;
  • Contratações de amigos.

Por que sua empresa precisa de um Canal de Denúncia?

Dados os fatos citados durante este artigo, fica evidente que o principal motivo para sua empresa contratar um Canal de Denúncias é a perda de informações; isto é, nem o presidente, nem os diretores e nem mesmo o setor de RH saberão as coisas que, de fato, estão ocorrendo dentro do negócio.

Isso se deve à falta de confiança dos funcionários e colaboradores, que não tendo um Canal de Denúncias íntegro e seguro, não se sentem à vontade para expor os acontecimentos errados da empresa. Assim, a imagem da empresa internamente fica manchada, fazendo com que as pessoas não se sintam totalmente bem com o trabalho.

E consequentemente, como uma “bola de neve”, esse problema pode passar a ser externo também, causando a perda de clientes e prejuízos financeiros.

Quais os benefícios de contratar um Canal de Denúncias?

Entendendo os motivos para sua empresa contratar um Canal de Denúncias, você pode estar se perguntando: “Ok, mas quais são os reais benefícios levados à minha empresa?”.

Bom, para mostrá-los, precisamos primeiro apresentar a Contato Seguro, empresa líder no mercado de Canal de Denúncias, podendo realmente transformar (para melhor) os relacionamentos dentro da organização.

O Canal de Denúncias da Contato Seguro ainda pensa em todos os setores da empresa. Isso significa que os benefícios gerados afetam diretamente não só a organização, mas claro, para os funcionários e colaboradores também! Veja só os principais:

Benefícios para os funcionários e colaboradores

Redução drástica dos casos de assédio: por receio de aparecer no Canal de Denúncias, ser investigado e, se for o caso, demitido, os assediadores (morais ou sexuais) começam a se conter e realizar menos os atos que prejudicam o ambiente da empresa.

Melhora do ambiente de trabalho: e, complementando o benefício acima, há um fato: com a contratação do Canal de Denúncias da Contato Seguro, os funcionários se sentem muito melhor em trabalhar na organização, melhorando o ambiente para todos os presentes. Neste ponto, se encaixam até mesmo as resoluções de intrigas dentro da empresa relacionados a assédios involuntários. Quando isso acontece, os autores podem ser melhor orientados e corrigidos.

Benefícios para a empresa

Redução de fraudes: quando um colaborador ou diretor tentar aplicar alguma fraude, isso poderá ser denunciado através do Canal de Denúncias, o que evita que o golpe seja aplicado em qualquer funcionário ou na própria organização, mitigando os riscos de prejuízo financeiro para a marca, por exemplo.

Redução de usos indevidos dos recursos da empresa: geralmente, as empresas de qualquer porte disponibilizam recursos importantes para seus funcionários, mas que só devem ser utilizados durante o expediente. Um simples computador, por exemplo, o qual possui regras de utilização dentro da empresa, pode gerar um novo protocolo no Canal de Denúncia, caso tenha seu uso desviado para fins pessoais.

Inclusive, podemos falar também dos recursos financeiros, que causam efeitos ainda mais sérios, caso haja uso indevido por parte de um colaborador.

Diferenciais do Canal de Denúncias da Contato Seguro

Agora, você já sabe dos principais benefícios de um Canal de Denúncias como o da Contato Seguro. Mas por que nos contratar? O que nos diferencia dos outros canais? Veja abaixo!

Garantia de confidencialidade e tratamento com sigilo: o funcionário precisa ter a certeza que a denúncia tem possibilidade de anonimato, justamente para não sofrer represálias do(a) infrator(a), que muitas vezes pode ter um cargo que o permita demitir o denunciante.

Por isso, o Canal de Denúncias da Contato Seguro garante 100% do sigilo de todas as informações passadas, que devem ser confidenciais.

Disponibilidade 24x7x365: segundo dados coletados pela Contato Seguro, mais da metade das denúncias chegam fora do horário de expediente da empresa, e pelos mais diversos motivos.

Por isso, o nosso Canal de Denúncias está disponível em todos os momentos. Assim que quiser e estiver pronto para denunciar, estaremos presentes para ajudar!

Canal de Denúncia para PME

Quando o assunto é um Canal de Denúncia de qualidade, muitas pessoas podem pensar que isso só está acessível às grandes empresas, por pensarem ser uma plataforma complexa ou até mesmo além dos valores financeiros trabalhados pelo seu próprio negócio.

Porém, a boa notícia é que a Contato Seguro pensou seu Canal de Denúncias para empresas de todos os portes, sempre lembrando das necessidades específicas de cada um deles. Tudo isso, garantindo o melhor custo benefício do mercado para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

Confira também, maiores informações sobre a: Lei 14457 e a Lei de Igualdade Salarial.

Lei 14.611/23 e a importância do Canal de Denúncias

A Lei 14611 é uma legislação que promove a igualdade salarial entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, assegurando que indivíduos que desempenham funções iguais ou equivalentes recebam salários iguais, independentemente de seu gênero. A lei estabelece mecanismos de transparência salarial, fiscalização contra a discriminação salarial e promove programas de diversidade e inclusão nas empresas.

A importância do Canal de Denúncias está relacionada à sua função de garantir a conformidade com essa lei e outras regulamentações trabalhistas. O Canal de Denúncias oferece aos funcionários um meio seguro e confidencial para relatar quaisquer casos de discriminação salarial ou desigualdade de gênero que possam estar ocorrendo na empresa. Isso é crucial para:

  • Detecção de Problemas: O Canal de Denúncias permite que os funcionários relatem irregularidades sem medo de retaliação, tornando mais fácil identificar qualquer prática discriminatória.
  • Investigação e Correção: As denúncias recebidas pelo Canal são investigadas de forma imparcial, permitindo que a empresa tome medidas corretivas caso seja comprovada a desigualdade salarial.
  • Prevenção e Conformidade: Ao manter um Canal de Denúncias eficaz, as empresas demonstram seu compromisso com a igualdade e a conformidade com as leis trabalhistas. Isso pode ajudar a evitar problemas legais e a proteger sua reputação.
  • Promoção de uma Cultura de Responsabilidade: A existência de um Canal de Denúncias incentiva uma cultura de responsabilidade e ética, onde os funcionários se sentem valorizados e protegidos.


Portanto, a Lei 14.611/23 enfatiza a importância de promover a igualdade salarial entre homens e mulheres, e o Canal de Denúncias desempenha um papel crucial para garantir que as empresas estejam em conformidade com essa lei e contribuam para um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

Canal de Denúncias da Contato Seguro

A Contato Seguro atua no mercado há mais de 10 anos, sendo pioneira na implementação e gestão de valores éticos, que atualmente são pontos fundamentais para a realização de negócios de qualquer tipo, não importando também o porte da empresa.

Nosso Canal de Denúncias trata-se de uma solução utilizada por mais de 1.000 clientes em 37 países!

Entre em contato conosco e saiba como implementar o Canal de Denúncias que com certeza revolucionará os relacionamentos dentro de sua empresa!

Perguntas Frequentes sobre Canal de Denúncias

Um Canal de Denúncias é um meio pelo qual funcionários, clientes, fornecedores e outros stakeholders de uma empresa ou organização podem relatar comportamentos inadequados, ilegais ou não éticos.

Esses comportamentos podem incluir assédio, discriminação, fraude, corrupção, violações de políticas internas, entre outros.

O objetivo principal de um Canal de Denúncias é promover um ambiente de trabalho seguro e ético, permitindo que os indivíduos relatem comportamentos inadequados sem medo de retaliação.

E Contratar o Canal de Denúncias, pode ajudar a empresa a detectar e resolver problemas internos antes que eles se tornem públicos ou causem danos significativos.

Para criar um Canal de Denúncias eficaz, você precisa seguir algumas etapas importantes:

  1. Defina o Escopo: O Canal de Denúncias deve ser capaz de receber denúncias de uma ampla gama de questões, incluindo fraude, corrupção, violações de leis e regulamentos, assédio, discriminação, violações de políticas internas, entre outros. Defina claramente o que pode ser relatado através deste canal.
  2. Garanta o Anonimato: Muitas pessoas podem ter medo de fazer uma denúncia por medo de retaliação. Para superar essa barreira, é importante garantir que a identidade dos denunciantes permaneça anônima, se desejarem.
  3. Estabeleça Múltiplos Canais de Comunicação: As denúncias podem ser feitas através de várias plataformas, como um número de telefone, aplicativo ou um site.
  4. Contrate um Terceiro Independente: Muitas empresas optam por contratar uma empresa terceirizada para administrar o Canal de Denúncias. Isso pode ajudar a garantir a imparcialidade e a proteção da identidade dos denunciantes.
  5. Desenvolva um Processo Claro de Investigação: Depois que uma denúncia é feita, deve haver um processo claro e transparente para investigar as alegações. Este processo deve ser justo, imparcial e o mais rápido possível.
  6. Comunique e Treine os Funcionários: É importante que todos os funcionários da empresa entendam como usar o Canal de Denúncias e que se sintam confortáveis em fazê-lo. Isso pode ser realizado através de treinamentos, workshops e comunicados regulares.
  7. Proteção Contra Retaliações: A empresa deve ter políticas claras que proíbam a retaliação contra aqueles que fazem uma denúncia. É fundamental que todas as políticas sejam claramente comunicadas a todos os funcionários.
  8. Acompanhamento: Após uma denúncia ser investigada, deve haver algum tipo de feedback ao denunciante (se sua identidade for conhecida e se for apropriado). Isso pode ajudar a construir confiança no sistema.
  9. Revisão e Melhoria Contínua: O Canal de Denúncias deve ser revisado regularmente para garantir que está funcionando de maneira eficaz e melhorá-lo conforme necessário.

Lembre-se de que a implementação de um Canal de Denúncias é apenas uma parte de um programa de conformidade eficaz. A cultura da empresa também deve encorajar a honestidade, a transparência e a ética.

O Canal de Denúncias é uma ferramenta crucial para empresas e organizações por diversas razões:

  1. Promove a Transparência e a Ética: O Canal de Denúncias permite que os funcionários e outras partes interessadas relatem comportamentos inadequados ou ilegais, contribuindo para uma cultura de transparência e ética.
  2. Previne e Detecta Má Conduta: Através deste canal, uma organização pode detectar precocemente atos de má conduta e tomar as medidas necessárias para prevenir danos maiores, sejam eles financeiros, reputacionais ou legais.
    Proteção Legal: Em muitos países, a existência de um Canal de Denúncias é exigida por lei ou regulamentos de governança corporativa. E pode servir como uma defesa em casos legais, demonstrando que a empresa tomou medidas proativas para prevenir e lidar com a má conduta.
  3. Retenção e Satisfação dos Funcionários: Um Canal de Denúncias pode aumentar a satisfação e a retenção dos funcionários, mostrando que a empresa leva a sério questões de ética e integridade e está disposta a agir contra a má conduta.
  4. Melhoria Contínua: As denúncias recebidas podem fornecer informações valiosas para a empresa melhorar suas operações, políticas e procedimentos, ajudando a criar um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso.

Por estas razões, Contratar o Canal de Denúncias é uma parte importante do programa de conformidade de uma empresa. Ele deve ser gerenciado de forma eficaz e os relatórios recebidos através dele devem ser tratados com seriedade e confidencialidade.

O processo de denúncia varia de organização para organização, mas geralmente segue uma estrutura básica que inclui as seguintes etapas:

  1. Submissão da Denúncia: A pessoa que observou ou foi vítima de um comportamento inadequado ou ilegal faz uma denúncia através do Canal de Denúncias. Isso pode ser feito anonimamente ou não, dependendo das opções fornecidas pela organização. A denúncia deve incluir o máximo de detalhes possível sobre o incidente.
  2. Recepção da Denúncia: A denúncia é recebida por um responsável na organização ou por um terceiro independente que administra o Canal de Denúncias. Esta pessoa ou equipe é responsável por garantir que a denúncia seja tratada de maneira confidencial e segura.
  3. Triagem e Avaliação Inicial: A denúncia é inicialmente avaliada para determinar sua credibilidade e a necessidade de uma investigação mais aprofundada. Em alguns casos, pode ser necessário entrar em contato com o denunciante (se sua identidade for conhecida) para obter informações adicionais.
  4. Investigação: Se a denúncia for considerada credível, uma investigação mais aprofundada é realizada. Isso pode envolver a coleta de mais informações, entrevistas com pessoas envolvidas ou testemunhas, análise de documentos, etc.
  5. Resolução: Dependendo dos resultados da investigação, medidas apropriadas são tomadas. Isso pode incluir a tomada de medidas disciplinares contra os envolvidos, a realização de mudanças nas políticas e procedimentos da organização, treinamento adicional dos funcionários, entre outras ações.
  6. Feedback ao Denunciante: Se for apropriado e possível (e se o denunciante não for anônimo), um feedback pode ser dado ao denunciante sobre o resultado da investigação.
  7. Revisão do Processo: Após a conclusão do caso, pode ser útil revisar o processo de denúncia para identificar quaisquer áreas de melhoria.

É importante lembrar que a confidencialidade deve ser mantida em todas as etapas do processo e que os denunciantes devem ser protegidos de retaliação.

Divulgar efetivamente o Canal de Denúncias é fundamental para garantir que os funcionários e outros stakeholders estejam cientes de sua existência e de como usá-lo. Aqui estão algumas estratégias que você pode usar para divulgar o seu Canal de Denúncias:

  • Comunicação Interna: Use todos os canais de comunicação interna disponíveis para divulgar o Canal de Denúncias. Isso pode incluir e-mails, boletins informativos internos, intranet da empresa, reuniões de equipe e treinamentos.
  • Treinamento: Realize treinamentos regulares para os funcionários sobre o Canal de Denúncias. Isso deve incluir informações sobre quando e como fazer uma denúncia, o que acontece depois que uma denúncia é feita, e como a confidencialidade e a proteção contra retaliações são garantidas.
  • Materiais Visuais: Cartazes, folhetos e outros materiais visuais colocados em áreas comuns do local de trabalho podem ser úteis para manter o Canal de Denúncias em mente.
  • Site da Empresa: Publique informações sobre o Canal de Denúncias no site da sua empresa. Isso pode ser útil não apenas para os funcionários, mas também para clientes, fornecedores e outras partes interessadas que podem querer fazer uma denúncia.
    Integração de Novos Funcionários: As informações sobre o Canal de Denúncias devem ser parte do pacote de integração para todos os novos funcionários.
  • Líderes como Modelos: Os líderes da organização devem demonstrar seu apoio ao Canal de Denúncias e encorajar sua utilização quando apropriado. Eles podem desempenhar um papel importante na construção de uma cultura de transparência e responsabilidade.
  • Lembretes Regulares: Não basta comunicar sobre o Canal de Denúncias uma vez e esperar que todos se lembrem dele. Envie lembretes regulares e atualizações para manter o canal na mente de todos.

O objetivo não é apenas que as pessoas estejam cientes do Canal de Denúncias, mas que se sintam confortáveis e confiantes para usá-lo quando necessário.

A divulgação deve ser acompanhada por esforços para criar uma cultura de transparência, ética e abertura.

Com a Lei 14457 de 2022, surgem mudanças significativas na proteção dos direitos trabalhistas, especialmente das mulheres, e no combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho.

A nova lei estabelece a implementação obrigatória do Canal de Denúncias nas empresas que têm CIPA, servindo como uma ferramenta importante para a denúncia de assédio sexual, moral e outras formas de violência no ambiente de trabalho. Além disso, a lei exige a realização de treinamentos e campanhas de prevenção contra esses tipos de violência.

Outra mudança introduzida pela Lei 14457 é o Programa Emprega + Mulheres, que tem o objetivo de facilitar a empregabilidade de mulheres e garantir sua proteção contra assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho.

O descumprimento dessa lei pode resultar em multas e outras penalidades para o empregador, incluindo o risco de dano moral coletivo e a perda de reputação. A lei também reforça a proteção dos direitos de parentalidade, permitindo a extensão da licença maternidade em alguns casos e garantindo direitos aos pais para cuidar de seus filhos.

Dessa forma, a Lei 14457 fortalece a proteção dos direitos das mulheres e contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso, onde o Canal de Denúncias desempenha um papel crucial. As empresas com CIPA tiveram até o dia 21 de março de 2023 para se adaptar às novas exigências da lei e implementar ou Contratar um Canal de Denúncias eficaz.

O Canal de Denúncias desempenha um papel fundamental em relação à Lei 14.611/23, pois oferece um meio seguro e confidencial para os funcionários relatarem casos de discriminação salarial ou desigualdade de gênero. Ele ajuda na detecção, investigação e correção de problemas relacionados à conformidade com a lei.

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