Fraudes internas são o tipo de irregularidade mais comum em empresas de todos os tipos.
Muitas empresas sofrem pela ocorrência de ações fraudulentas.
E, no Brasil, o caso é mais grave: enquanto o percentual de empresas que sofreram fraudes e outros crimes econômicos pelo mundo é de 46%, no Brasil esse número chega a 62% (PwC Brasil LTDA).
Ou seja, aqui, esse tipo de conduta é muito mais prevalente.
Embora essas ações sejam cometidas por um número pequeno de pessoas dentro da empresa, elas podem causar perdas muito graves.
O combate à fraude empresarial passa pela criação de padrões de conduta mais éticos e íntegros, e pela presença de um sistema de detecção de irregularidades.
O Canal de Denúncia é a ferramenta mais competente para evitar maiores estragos associados a fraudes internas e diminuir substancialmente o volume de operações fraudulentas na organização.
Neste artigo, entenda mais sobre fraudes internas e como o Canal de Denúncia auxilia na identificação, prevenção e combate desse problema.
Boa leitura!
O que são as fraudes internas?
As fraudes são crimes complexos e perniciosos.
Como conceito geral, pode-se entender a fraude como uma atividade desonesta, intencionalmente executada para gerar benefícios ilícitos.
Fraudes, em geral, envolvem a utilização de informações falsas ou enganosas, omissões de informações ou detalhes, violação de confiança ou abuso do poder.
Assim, fraudadores se aproveitam da ignorância alheia, da confiança alheia, e frequentemente de falhas em sistemas internos, e a falta de vigilância sobre a idoneidade dos processos internos em empresas.
Portanto, a ocorrência de fraude sempre acompanha a total consciência da ilegalidade da ação, e envolve modificação, manipulação, omissão ou desvio de dados e valores visando benefício pessoal.
Exemplos de fraudes
- Apropriação indébita: ocorre quando um bem vem à posse da pessoa, e ela apropriar-se dele, mesmo não tendo direito a esse bem. Esse bem pode consistir em ativos da empresa, dinheiro ou matéria-prima.
- Sabotagem: que visa comprometer ativos ou a reputação da empresa em benefício próprio.
- Corrupção: também considerada como operação fraudulenta, consiste em subornar, oferecer propina ou acordar superfaturamento.
- Despesas não autorizadas: podem começar pequenas, mas se acumular com o tempo e gerar um grande prejuízo para a organização.
- Dentre outros.
Como combater as fraudes internas nas empresas?
Algumas ações ajudam ativamente a combater as fraudes internas nas empresas.
- Promover a ética e a integridade dentro da cultura organizacional: em geral, estabelecer e exigir um padrão moral alto para os seus colaboradores é indicado logo de início.
Estabelecer um diálogo em que essas expectativas de condutas fiquem claras para todos é fundamental. Isso reforça o agir correto da maior parte das pessoas, e pode inibir um comportamento desviante de um potencial fraudador.
Para esse objetivo, inserir o tema ética e integridade no trabalho da cultura organizacional é fundamental. Parte dessa estratégia é a elaboração cuidadosa e detalhada de um Código de Conduta, que irá apontar as regras
- Treinamentos de conscientização: funcionários podem passar por treinamentos específicos para entender o perfil do fraudador, sinais da ocorrência de fraudes e, finalmente, como utilizar o Canal de Denúncias para relatar casos.
- procedimentos de supervisão de gestão: para garantir que todos estejam tomando as medidas necessárias de controle e fiscalização básicas.
- estabelecer restrições de acesso: para contas, dados e informações que não devem estar acessíveis a todos. Garantir uma sólida infraestrutura e segurança dos softwares e demais sistemas tecnológicos é também essencial.
E, por fim, implementar o instrumento mais eficaz para o combate de irregularidades associadas à fraude nas organizações: o Canal de Denúncias.
O que é o Canal de Denúncia?
O Canal de Denúncias é um instrumento especializado para o acolhimento de relatos sobre irregularidades nas organizações.
A ferramenta permite que colaboradores, fornecedores e terceiros denunciem irregularidades sofridas ou testemunhadas dentro da empresa.
Em diversos estudos, ele é apontado como a fonte número 1 de denúncias sobre fraudes internas.
O Canal é uma plataforma para denúncias: os relatos são recebidos, apurados e os casos têm um destino, de acordo com suas especificidades.
Com a possibilidade do anonimato e a garantia da confidencialidade, as pessoas ficam motivadas a denunciar e passam a deter o poder de fazer algo a respeito das más condutas dentro de sua empresa.
São variados os tipos de irregularidades possíveis numa organização: discriminação, descumprimento de normativas, assédio sexual e moral e fraudes.
Como o Canal de Denúncia combate fraudes internas
O Canal permite o combate a fraudes internas porque torna o processo de descoberta e identificação da fraude mais rápido e mais certeiro.
Com denúncias qualificadas (com provas, nomes, etc.), a empresa pode agir diretamente sobre o problema.
Além disso, o Canal de Denúncia é um procedimento para avaliação e apuração dos casos; o que dá a segurança necessária para que eles sejam efetivamente combatidos.
Identificação precoce de irregularidades
A agilidade é fundamental quando se trata de identificar fraudes através do Canal de Denúncias.
O volume também é importante: entre os casos de fraude identificados de 2022 para 2023, 43% foram descobertos via denúncia.
Dessa forma, o Canal ajuda a identificar mais rápido e com mais clareza as ocorrências, e dar o fim cabível ao caso.
Promoção da transparência e ética dentro da cultura organizacional
Com o tempo, o Canal acaba se tornando um eixo de organização e priorização da ética e da integridade na organização.
Todos os potenciais infratores sabem que, se fizerem algo errado, podem ser descobertos e denunciados, e portanto muitas vezes desistem de incorrer na conduta.
A partir daí, a ética e a integridade passam a ser valores integrantes da cultura organizacional.
Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas
Evitando-se irregularidades, evitam-se os problemas.
Implementar um Canal de Denúncias gera benefícios diversos para as organizações.
Veja alguns deles.
Redução de perdas financeiras
Empresas que possuem um Canal de Denúncias diminuem substancialmente a ocorrência de fraudes e outros problemas que levam a perdas financeiras.
Mas, mesmo quando as irregularidades ainda ocorrem, as perdas são minimizadas.
Por isso, o Canal é um instrumento altamente eficaz para prevenir perdas financeiras por atos ilícitos, negligência ou descumprimento de normativas.
Cumprimento das Leis e regulamentos
Como já dito, o cumprimento das leis e regulamentos leva a empresa a reduzir suas perdas financeiras, mas também, é claro, previne problemas com a Justiça e desperdício de todos os tipos.
Cumprir os regulamentos ainda gera mais segurança para o ambiente de trabalho, evitando acidentes e mau uso de recursos, bem como uma maior produtividade e agilidade na conquista de resultados.
Melhoria da confiança entre colaboradores
Integrar a ética e a integridade como valores reais e cotidianos na organização transforma o clima organizacional.
Os colaboradores confiam mais uns nos outros e na própria organização, gerando um clima de trabalho agradável, mais produtivo e mais efetivo para resultados e para o bem estar geral.
Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
Segundo Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro, as empresas:
“(…) perdem, anualmente, cerca de 5% de seu faturamento bruto com as fraudes — um valor que, muitas vezes, é superior ao lucro da empresa”.
E adianta:
“A boa notícia é, que (…) o Canal de Denúncias vai coibir muita coisa. O fraudador vai parar. E, se não parar, poderá ser pego pelo Canal (…) Espera-se uma redução imediata de pelo menos 60% das fraudes.”
Portanto, o retorno da implementação do Canal de Denúncias é imenso.
A Contato Seguro possui a plataforma ideal para identificar, prevenir e combater fraudes nas organizações.
Estruturamos o Canal de Denúncias para a maior efetividade, melhor experiência dos usuários e sua segurança.
Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!
FAQ: Canal de Denúncia contra Fraudes Internas
Fraudes internas são ações desonestas realizadas por colaboradores ou parceiros, como apropriação indébita, corrupção e manipulação de informações, com o objetivo de obter benefícios ilícitos.
Ele permite a identificação precoce de irregularidades por meio de denúncias anônimas e qualificadas, promovendo ações corretivas rápidas e eficazes.
Redução de perdas financeiras, fortalecimento da ética organizacional, melhoria do clima de trabalho e maior confiança entre colaboradores.
Garantindo anonimato e segurança, os colaboradores sentem-se encorajados a denunciar irregularidades sem medo de retaliação.
Elas criam um ambiente de trabalho saudável, produtivo e alinhado com os valores da empresa, desmotivando condutas inadequadas.
Fraudes podem representar até 5% do faturamento bruto anual, causando perdas significativas que o Canal de Denúncia pode ajudar a evitar.