A governança corporativa é um sistema voltado às organizações, e possui princípios, estrutura, regras e processos, objetivando torná-las mais viáveis e estáveis.
Pode ser conceituada como um campo da administração que trata das relações entre a direção da empresa, seus conselhos de administração, acionistas e outras partes.
Seu objetivo, em resumo, é estabelecer estratégias para que os objetivos da organização sejam atingidos de forma plena, sustentável e equilibrada.
O Canal de Denúncias — ferramenta para detecção, prevenção e combate a irregularidades organizacionais — é essencial para estabelecer uma boa governança corporativa.
Neste artigo, você vai entender como isso ocorre.
Boa leitura!
O papel do Canal de Denúncia na governança corporativa
A ética e a integridade são parte fundamental desse sistema que chamamos de governança corporativa.
Para garantir a transparência, a responsabilidade, a eficiência da gestão e o equilíbrio entre as partes interessadas, bem como sustentabilidade social e ambiental, é preciso haver um instrumento de detecção de qualquer obstáculo a esses objetivos.
Como o Canal de Denúncia fortalece a governança nas empresas
Irregularidades, como desvios, conflitos de interesse, corrupção, descumprimento da legislação, abuso de poder, etc., são obstáculos à governança corporativa.
O Canal de Denúncias apresenta-se como solução mais eficiente para esse fim.
Colaboradores, fornecedores e terceiros, através do Canal, podem relatar irregularidades, desvios do regulamento e da legislação, e outros obstáculos que se impõem contra os valores buscados pelas organizações.
A importância do Canal de Denúncia para uma gestão transparente
A gestão transparente caminha contra o privilégio de informações e a verticalização das relações numa organização.
Entende-se, pela gestão transparente, que todas as informações que dizem respeito às atividades corporativas, devem ser compartilhadas com as pessoas que participam dos seus processos.
Por isso, se alguém numa empresa está agindo em discordância com os princípios da transparência e da integridade, acobertando informações e deixando de agir generosamente com o compartilhamento de dados, isso pode ser relatado por um Canal de Denúncias.
Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas na governança
Um Canal de Denúncias efetivo previne irregularidades e gera inúmeros benefícios dentro de uma empresa.
Alguns benefícios gerais são:
- melhoria do clima organizacional;
- proteção contra fraudes e corrupção;
- menos problemas judiciais;
- menos prejuízos financeiros;
- melhores resultados;
- maiores lucros;
- construção de uma reputação sólida.
Mais relacionados à governança estão a redução de riscos de conformidade, o monitoramento contra fraudes e outras irregularidades, e o incentivo à ética empresarial.
Vamos entender melhor cada um desses.
Redução de riscos e conformidade com a Lei
Uma empresa pode sofrer pela falta de conformidade com a Lei em diversas esferas.
Ao descumprir uma normativa ou legislação, a empresa pode perder vantagens, fazer mau uso de seus recursos, e acabar tendo problemas na justiça do trabalho e em outras instâncias.
Com um Canal de Denúncias efetivo, pequenos detalhes associados à inconformidades com a Lei podem chegar até o radar dos diretores que, por sua vez, podem corrigi-los.
Isso reduz significativamente qualquer risco associado à conformidade com leis e normativas, e protege as empresas de problemas desse escopo.
Monitoramento de irregularidades e proteção contra fraudes
Irregularidades e fraudes são perpetuamente monitoradas com a implementação de um mecanismo de denúncias na empresa.
Com o anonimato, a confidencialidade e a garantia da proteção contra retaliação, as pessoas ficam muito mais seguras para denunciar fraudes, irregularidades, e relatar pequenos desvios que testemunharam.
Isso cria um mecanismo de proteção forte contra esse tipo de problema, pela rápida detecção e rápida resolução.
Melhoria da cultura organizacional e ética empresarial
Com a diminuição dos riscos de fraudes, irregularidades legais e interpessoais, e desvios de todos os tipos, é natural que a cultura e o clima melhorem, e que a empresa se torne mais ética e íntegra.
Com isso, chega-se ao objetivo final da Governança Corporativa, que consiste:
- na preservação do valor econômico da organização;
- tornar possível o acesso mais amplo e diversificado de recursos;
- melhorar o nível de gestão organizacional, fazendo a empresa durar mais e ser mais útil para a sua comunidade.
Assim sendo, o Canal de Denúncias é uma ferramenta essencial para garantir que os elementos e recursos necessários para a governança corporativa estejam sempre em ordem na organização.
Além do mais, é uma forma de a organização se manter em contato com o clima organizacional, com a cultura organizacional e com as necessidades de adaptação e melhorias.
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FAQ: Canal de Denúncia: ferramenta essencial para governança
É um sistema que estabelece princípios, estruturas e processos para garantir gestão eficiente e sustentável nas organizações.
Ele detecta, previne e combate irregularidades, promovendo ética, transparência e responsabilidade.
Relata inconformidades com a lei, permitindo que a empresa corrija problemas antes que se tornem graves.
O anonimato e a proteção contra retaliações asseguram que os denunciantes se sintam seguros.
Melhora o clima organizacional, incentiva a ética e fortalece a integridade da empresa.
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