Canal de Denúncias… quando esse assunto entra em pauta, muitas são as dúvidas que vem à cabeça de empresários, líderes de Gente e Gestão, responsáveis jurídicos e uma série de outros profissionais.
- “Por que é necessário?”;
- “Quais situações podem ser denunciadas pela plataforma?”;
- “Mas será que as pessoas realmente vão usar? Ninguém quer ser o dedo-duro!”;
- “Por que o Canal precisa ser terceirizado?”
- “É obrigatório ter?”
- “Mas será que é seguro mesmo?”
- “Como gerencio as denúncias recebidas? O que devo fazer?”
Essas perguntas mencionadas acima são alguns dos exemplos de hesitações comuns a quem ainda não conhece as potencialidades do Canal de Denúncias, os seus benefícios e a sua importância vital às organizações na atualidade.
Mais do que uma ferramenta capaz de atuar na detecção e combate de irregularidades como fraudes, assédio, bullying, exposição de dados e outros problemas, o Canal é hoje uma obrigatoriedade determinada pela Lei 14.457/22 a todas as empresas com CIPA.
E não para por aí… o prazo de adequação a essa norma já terminou, em 22 de março de 2023.
Ou seja, estar por dentro das questões mais relevantes atreladas a esse tema é, hoje, sinônimo de conformidade e fortalecimento de uma cultura profissional mais íntegra, inclusiva e livre de obstáculos capazes de gerar prejuízos e outros danos à reputação e resultados de um negócio.
Pensando em tudo isso, nós preparamos um material imperdível para você: o E-book “10 questões sobre Canal de Denúncias”, escrito pelo Compliance Expert e referência global no campo da ética, Wagner Giovanini.
Trata-se de um compilado com tudo o que você precisa saber para implementar o seu Canal de forma adequada, assegurando a sua efetividade e o cumprimento do seu papel dentro da organização.
Você pode baixar esse material gratuitamente e acessar quando quiser, é só clicar no botão abaixo!
E lembre-se: se precisar se aprofundar ainda mais em alguns desses temas ou dar início a criação do seu Canal, conte conosco!