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Canal de Denúncias Contato Seguro: o aliado que o seu negócio pode contar!

grupo de pessoas em volta de uma mesa conversando sobre canal de denúncias
Tempo de Leitura: 4 Minutos

O Canal de Denúncias é, hoje, sem sombra de dúvidas, a ferramenta mais poderosa e eficaz para a proteção dos resultados de uma empresa e de toda a sua rede de colaboradores e parceiros. 

Neste artigo, conversamos com o expert em Compliance, Wagner Giovanini, para compreender melhor como esta plataforma age efetivamente no combate às irregularidades que podem prejudicar negócios de qualquer tipo.

Você também conhecerá alguns dos atributos exclusivos do Canal de Denúncias da Contato Seguro e entenderá como a nossa plataforma é capaz de facilitar a sua gestão e ser o seu maior aliado. 

Boa leitura!

Como o Canal de Denúncias pode ajudar uma empresa

As fraudes, assédios, roubos de ativos, bullying, vazamento de dados e outros desvios de conduta fazem com que as empresas percam cerca de 5% do seu faturamento, todo ano

Grande parte dessas atitudes erradas ocorrem “às escondidas”, fora do campo de visão dos diretores de uma organização, representando riscos que podem afetar negativamente qualquer instituição.

É nesse contexto que, segundo Giovanini, o Canal de Denúncias se consagra como a melhor e mais eficiente forma de combate a esses comportamentos prejudiciais:

Quando houver irregularidade, sempre existe alguém que sabe, alguém que viu… e se você não possuir um Canal de Denúncias, este alguém não terá como agir. É por isso que o Canal de Denúncias é necessário, para todas as pessoas da empresa poderem relatar suspeitas ou fatos concretos sobre essas irregularidades e desvios de conduta”, argumenta.

Wagner também destaca a proteção que o Canal traz para a imagem da empresa, principalmente em relação ao impacto das redes sociais na atualidade:

“As redes sociais são implacáveis. Se a sua empresa for citada de maneira negativa, ela pode morrer… Se um funcionário sofrer um assédio e não tiver acesso a um Canal de Denúncias para relatar o ocorrido, possivelmente vai levar isso para as redes sociais.”

Mas para que toda a empresa acredite no Canal, o especialista lista uma série de de condições que precisam ser garantidas pela ferramenta, confira a seguir.

O que um Canal de Denúncias precisa ter para ser efetivo?

  • Deve assegurar a confidencialidade.

E ter a proteção necessária para impedir qualquer vazamento ou que qualquer pessoa desautorizada acesse o conteúdo da denúncia (como hackers, por exemplo).

  • Deve ser terceirizado

Um Canal Interno é vulnerável e não inspira confiança nos colaboradores, que deixam de denunciar por medo de punições. 

  • Precisa estar ativo o tempo todo

Grande parte das denúncias acontecem fora do horário do expediente. Por isso, é imprescindível que o Canal atenda 24h por dia, 7 dias por semana. Restringir o horário de funcionamento é sinônimo de perda de denúncias e, consequentemente, perda de dinheiro. 

  • O tempo de resposta precisa ser rápido

Você ligou, a pessoa tem que atender na hora! Já imaginou ligar para fazer uma denúncia e se deparar com uma música de espera… Depois de alguns segundos esperando, a pessoa desiste e não telefona mais.”, alerta Wagner.

Por que o Canal de Denúncias da Contato Seguro é o mais completo do mercado?

Porque nossa plataforma atende a todas as condições necessárias listadas acima e ainda traz uma série de outras vantagens:

É uma ferramenta que organiza, facilita o envio da denúncia para a investigação, gera gráficos de gestão para a sua análise, armazena todos os documentos de forma segura, mantém todos os registros… e tudo de forma automática. Além disso, a nossa ferramenta dá ao gestor a capacidade de realizar ações necessárias rapidamente, poupando tempo no seu dia a dia”, sinaliza Giovanini.

O especialista também reforça um aspecto que faz toda a diferença no processo de relato das denúncias: o atendimento especializado realizado pelos psicólogos ouvidores da Contato Seguro.

Ter do outro lado da linha um profissional experiente e que tem na sua formação acadêmica a capacidade de baixar o estresse do denunciante e transformar o recebimento da denúncia em um bate-papo. Ao amenizar a conversa, o psicólogo ouvidor consegue extrair uma riqueza de detalhes que facilita o processo de investigação”, conclui.

Quer conferir ainda mais detalhes sobre como o Canal de Denúncias da Contato Seguro pode proteger e ajudar a sua empresa a maximizar resultados? Fale agora com um especialista!

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