Sistema Canal de Denúncias para Pequenas Empresas

Canal de Denúncias: O que é, vantagens e como implementar?

Descubra neste artigo qual é a utilidade e a importância da implantação de um Canal de Denúncias no seu negócio, além da segurança e dos benefícios práticos que a ferramenta traz para qualquer tipo de empresa.

Compartilhar:

O que é, vantagens e como implementar?

Quando o assunto é Canal de Denúncias, algumas dúvidas vem automaticamente à cabeça de qualquer empresário: “Será que a minha empresa realmente precisa?”, “Mas para que serve?”, “O RH e a ouvidoria já não cumprem esse papel?”.

Neste artigo, além de encontrar as respostas para essas questões, você entenderá melhor a importância e os benefícios que essa ferramenta vai trazer para o seu negócio. 

Boa leitura!

O que é um Canal de Denúncias?

O Canal de Denúncias é uma plataforma que pode ser utilizada por qualquer colaborador, fornecedor ou parceiro comercial de uma empresa, para relatar qualquer tipo de irregularidade, como fraudes, assédios e bullying, por exemplo.

Diferente do RH e da ouvidoria, que atuam no recebimento de dúvidas e sugestões, o Canal serve para identificar os problemas que representam riscos para o ambiente de trabalho e para os resultados do negócio, e que, na maioria das vezes, são desconhecidos pela gestão. 

Por que é importante ter um Canal de Denúncias?

As empresas são formadas por pessoas diferentes entre si, com caráter, ambições e interesses próprios.

Ainda que existam formas de conscientizar sobre a importância dos comportamentos éticos, sempre é possível que alguém desvie do “certo a ser feito” e acabe envolvido em atos que podem comprometer a empresa, não apenas financeiramente, mas também em relação à sua credibilidade diante dos públicos que atende. 

Segundo uma pesquisa realizada pela ACFE, 20% dos funcionários de uma empresa sabem de alguma irregularidade que está ocorrendo na empresa.

Muitos deles não as relatam por sentirem medo de sofrerem com retaliações e, até mesmo, de perderem o emprego: daí vem a importância de se implantar um Canal de Denúncias. 

Ele ajuda a trazer estes problemas desconhecidos à tona, oferecendo a ferramenta segura que o colaborador precisa para poder denunciar e corrigir as irregularidades. 

Mas para que ele funcione de fato, alguns critérios são essenciais, confira a seguir!

Os pilares fundamentais de um bom Canal de Denúncias 

  • O Canal precisa ser terceirizado: Disponibilizar um Canal de Denúncias interno não trará a confiança que o denunciante precisa para fazer o seu relato. É preciso que a plataforma seja imparcial, sem vínculos com a empresa contratante, para garantir 100% de confidencialidade. 
  • Comunicar é fundamental: É preciso divulgá-lo, reforçando sempre a segurança e o anonimato que ele garante! Os funcionários precisam ser instruídos sobre o uso e incentivados a fazerem as denúncias, quando identificarem os comportamentos errados.
  • Deve ser multiplataforma e estar disponível 24h / 7 dias por semana: Além de funcionar gratuitamente por telefone (0800), a plataforma pode ser disponibilizada via site e App para celular. Independentemente da escolha do manifestante, o processo deve acontecer sempre de forma rápida e acessível, a qualquer momento e horário.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância de ter um Canal de Denúncias.

As vantagens de ter um Canal de Denúncias

Conversamos com o Sócio Diretor da Contato Seguro, Diego Galvão, para listar algumas das principais vantagens que a ferramenta trará:

  • Redução da exposição a riscos: “Um Canal de Denúncias bem implementado e divulgado, onde todos conhecem o que é, para que serve e como utilizar, tem uma capacidade de redução de desvios e ilicitudes em 60%, pois aquele que está cometendo o ato, pensará duas vezes  se manterá a sua conduta, agora que sabe que pode ser reportado por qualquer pessoa a qualquer tempo.”, pontua.
  • Melhora o ambiente de trabalho: Ao saberem que a empresa não tolera condutas antiéticas, os colaboradores se sentem mais protegidos e produzem mais.
  • Previne contra processos trabalhistas: Ajuda a identificar e solucionar a irregularidade, antes que ela se torne uma ação judicial.
  • É uma vantagem competitiva que maximiza resultados: Gera credibilidade, facilitando o fechamento de contratos e parcerias com grandes empresas e órgãos públicos.

Galvão também destaca a rapidez com que os benefícios podem ser percebidos: 

Em média de 3 a 6 meses… Normalmente, no início, há uma demanda reprimida, e a utilização tende a ser grande; depois ela se estabiliza. Com a melhoria do clima/ambiente, também podemos ver a retenção de talentos, melhora no recrutamento e na imagem externa da empresa.”, conclui.

Como implantar um Canal de Denúncias?

A resposta é muito simples: conte com a Contato Seguro!

Nós cuidamos de todo o processo de implantação do Canal de Denúncias na sua empresa, entregando um Portal on-line inteiramente personalizado para a identidade do seu negócio.

Os relatos são recebidos por psicólogos ouvidores especializados, que capturam a denúncia com o máximo de precisão, agilizando o procedimento de análise e assegurando a imparcialidade, a isenção e o sigilo total

Além de acessível, nosso Canal tem o melhor custo-benefício do mercado e oferece recursos ágeis que vão facilitar a sua gestão, emitindo relatórios gerenciais em tempo real, para você acompanhar de onde estiver

Ficou interessado e quer saber mais?

Fale agora com um especialista e descubra como podemos ajudar o seu negócio!

Rate this post

Compartilhar:

Receba


novidades e dicas

da Contato Seguro

Receba o melhor do nosso conteúdo direto no seu e-mail.

Preencha seus dados para receber nossa news: