Pesquisar
Close this search box.

Importância do clima organizacional para as empresas

Tempo de Leitura: 5 Minutos

O trabalho é uma grande parte da vida das pessoas(1). Passamos cerca de 8 horas por dia num ambiente laboral onde nossos talentos, habilidades e competências são utilizados em troca do salário e outros benefícios, que são fonte de nosso sustento.

Então, é fácil concluir que a qualidade de vida e a produtividade de um indivíduo dependerá diretamente da qualidade do seu ambiente de trabalho.

A qualidade de um ambiente de trabalho é medida levando em consideração diversos fatores, e o resultado desse “cálculo” é o Clima Organizacional.

Dessa forma, o Clima Organizacional é a maneira que os trabalhadores percebem a empresa onde trabalham, quanto às suas políticas e práticas, e a forma que se sentem no ambiente de trabalho em geral.

Embora o Clima seja criado espontaneamente, de acordo com as pessoas e rotinas que moldam uma organização, ele pode ser desenvolvido, melhorado e adaptado segundo novos valores.

Neste artigo, vamos entender a importância do Clima Organizacional, e como o Clima influencia a qualidade de vida e produtividade dos colaboradores, produzindo efeitos positivos sobre todas as áreas da organização, tornando-se uma importante estratégia de gestão(2).

Boa leitura!

O que é o Clima Organizacional

O Clima Organizacional é a percepção do colaborador do seu ambiente de trabalho e da empresa. Assim, alguns fatores afetam essa perspectiva:

  • sentimento de confiança e valor do colaborador: quando a gestão cumpre com o que promete, mantém a transparência nos processos e respeita o colaborador, a relação de confiança entre a empresa e o trabalhador torna-se sólida. Ele se sente respeitado e trabalha com mais tranquilidade, sabendo que está em terreno firme na organização.
  • se o colaborador se sente ouvido e envolvido: o colaborador sempre tem o que acrescenta. Não só no domínio do seu cargo e especialidade, mas também com novas ideias para o funcionamento do time, negociações e projetos. Se a gestão e a liderança dão ouvidos e permitem que os trabalhadores participem dos projetos e tomadas de decisão, eles tornam-se ainda mais motivados e mais satisfeitos no trabalho.
  • a qualidade da liderança: um bom líder sabe utilizar talentos, gerenciar o tempo e equilibrar as demandas do trabalho e as necessidades do colaborador. Com boas lideranças, o trabalho é desempenhado de forma mais eficiente, evitando sobrecarga, e melhorando o bem-estar dos colaboradores, além disso.
  • a qualidade da comunicação: a comunicação efetiva melhora o clima organizacional por evitar desentendimentos, por gerar alinhamento na realização de tarefas, e ordenar de forma geral o ambiente de trabalho, por exemplo.
  • políticas de recompensa: sempre deve-se reconhecer um bom trabalho. Dessa forma, recompensar os colaboradores pelo seu esforço a mais, por suas conquistas e por seu desempenho reforça suas boas atitudes e torna a responsabilidade e a dedicação verdadeiros valores da organização.

Ou seja, ele é o sentimento transmitido pelas práticas, políticas e atitudes que são cultivadas na organização. 

Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa e não sabe por onde começar, fale com um especialista da Contato Seguro.

Benefícios e importância do Clima Organizacional na sua empresa

Neste artigo(3), destacamos algumas medidas que você pode tomar para melhorar o clima organizacional na sua empresa. Mas, por que? Por que cuidar do clima organizacional da sua empresa é tão importante? Veja alguns motivos:

  • Impacto nos resultados: Um clima organizacional positivo influencia diretamente a motivação, engajamento e produtividade dos funcionários. Assim, atender às necessidades dos colaboradores é literalmente torná-los mais saudáveis, mais comprometidos e dar mais um motivo para o trabalho que não o da necessidade. Isso tem um reflexo direto nos resultados de produção de uma organização, e resulta em melhores resultados financeiros e competitividade.
  • Atração e retenção de talentos: O Clima Organizacional tem direta influência sobre a Marca Empregadora. Assim, empresas com um clima organizacional positivo têm uma melhor imagem no mercado de trabalho, tornando-se atraentes para talentos qualificados. 
  • Cultura organizacional: O clima organizacional reflete a cultura da empresa, suas crenças, valores e normas compartilhadas. Uma cultura positiva aumenta o senso de pertencimento e o alinhamento dos funcionários com os objetivos da organização, por exemplo.
  • Colaboração e inovação: Um clima organizacional favorável estimula a colaboração, o feedback, e a comunicação produtiva. Essa troca de ideias estimula a criatividade e a inovação, tornando a solução de problemas mais versátil e mais rápida.
  • Saúde e bem-estar dos funcionários: Um clima organizacional positivo contribui para o bem-estar dos funcionários. Assim, atua reduzindo o estresse e promovendo uma melhor qualidade de vida no trabalho.

A especialista em Gente e Gestão Heloísa Moraes acrescenta:

“O setor de Gente e Gestão desempenha um papel crucial na melhoria efetiva do clima organizacional nas empresas. Uma gestão transparente e inclusiva, que promova a valorização do funcionário, investe em programas de desenvolvimento e cria canais de comunicação efetivos, que são estratégias fundamentais para criar um ambiente de trabalho positivo, motivador e produtivo.”

Por tantos benefícios, vale a preocupação e o investimento no clima organizacional da sua empresa, junto ao setor de Gente e Gestão, e contando com as lideranças e com o apoio dos colaboradores.

banner e-book canal de denúncias ansiedade e trabalho

Conclusão

O clima organizacional da sua empresa merece especial atenção. A percepção dos funcionários sobre a organização dirá muito sobre a qualidade das lideranças, sobre as políticas internas, qualidade da comunicação, dentre outros fatores que determinam se o ambiente de trabalho é propício.

Para melhorar o clima, existem algumas medidas possível. Tudo começa com uma pesquisa inicial para levantar as percepções e as necessidades que ainda precisam ser sanadas.

Como pontua Heloísa, Gerente de Gente e Gestão da Contato Seguro, para criar um clima organizacional saudável é preciso uma gestão transparente e inclusiva, e essas ações levam uma organização a ser muito mais produtiva e melhor de se trabalhar.

Por fim, outra medida para melhorar o clima organizacional de uma empresa é a implementação do Canal de Denúncias. Sabemos que a ocorrência de irregularidades, assédio, bullying, e outros desses problemas têm impacto profundamente negativo sobre o ambiente de trabalho, por exemplo.

Com o Canal de Denúncias, os colaboradores podem relatar ocorrências desse tipo com o anonimato garantido e plena segurança. Então, os relatos são apurados e geram efeitos sobre os autores, quando for confirmada a irregularidade. 

Com o Canal não há risco de retaliação, e as irregularidades são prevenidas e combatidas, melhorando em muito o clima organizacional da sua empresa.

Saiba mais sobre esses e outros benefícios do Canal de Denúncias acessando outros artigos do nosso blog, ou falando com um de nossos especialistas.

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/3hw4ndzs
(2) https://tinyurl.com/2hhv4z8d
(3) https://tinyurl.com/23euhmuh

4.8/5 - 275 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: