Sistema Canal de Denúncias para Pequenas Empresas

Como a Contato Seguro ajuda seu negócio a combater as irregularidades

As irregularidades contribuem para que a empresa perca dinheiro, competitividade, fique com uma imagem negativa no mercado e, ainda, veja seus profissionais talentosos se despedirem da organização. Neste artigo você vai descobrir como a Contato Seguro ajuda seu negócio a combater as irregularidades com o Canal de Denúncias.

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As irregularidades contribuem para que a empresa perca dinheiro, competitividade, fique com uma imagem negativa no mercado e, ainda, veja seus  profissionais talentosos se despedir da organização. 

Mas como podemos evitar tudo isso? A leitura de hoje apresentará a você uma ferramenta incrível, capaz de prevenir, identificar e ajudar a corrigir maus comportamentos: o Canal de Denúncias.  

Pronto? 

 

Como funciona o Canal de Denúncias da Contato Seguro?

 

Para o Gerente Comercial da Contato Seguro, Pedro Miranda, quando o Canal de Denúncias possui uma imagem forte na empresa, a redução de irregularidades se torna evidente.

“O canal beneficia a empresa em vários aspectos porque valoriza a ética e melhora o ambiente de trabalho, deixando o funcionário mais feliz. Assim, ele trabalha melhor, produz mais e fica mais tempo na empresa.”

Uma pesquisa da ACFE* (Association of Certified Fraud Examiners) mostra que 60% das eventuais infrações corporativas deixam de ser cometidas pelo simples fato de haver uma ferramenta para a realização das denúncias.

 

O Canal de Denúncias da Contato Seguro atua em duas frentes: 

  • Na identificação

A solução oferece um ambiente favorável para que qualquer pessoa possa fazer uma denúncia com acolhimento adequado, possibilidade de anonimato e garantia de imparcialidade na tratativa dos casos.

  

  • Na prevenção

A ferramenta reforça os valores éticos da empresa e facilita a realização das denúncias por todos os públicos da organização. Assim, até quem já possuía um mau comportamento, deixa de praticá-lo com o início do funcionamento do canal. 

Saiba mais sobre o funcionamento do Canal de Denúncias da Contato Seguro aqui.

 * Organização profissional de examinadores de fraudes. 

 

Por que o Canal de Denúncias da Contato Seguro é mais efetivo?

O tema Compliance (Programa de Integridade) ganhou muita força desde a publicação da Lei Anticorrupção (ou Lei da Empresa Limpa, nº 12.846/2013). 

Com isso, as empresas passaram a procurar o Programa de Integridade para se adequarem a uma lei (ou à exigência de um cliente) ou porque perceberam, de forma proativa, a importância dos benefícios do ‘coração do Compliance’, que é o Canal de Denúncias 

Pedro Miranda afirma que a Contato Seguro possui alguns diferenciais que a destacam no mercado. Dentre eles, podemos citar:

 

  • Atendimento de excelência, sempre focado nas necessidades do cliente.
  • A ferramenta atende 24h por dia, 7 dias por semana.
  • O acolhimento da denúncia é realizado por psicólogos capacitados.
  • Relacionamento pós-venda bem visto.

 

Acesse mais informações sobre os diferenciais da Contato Seguro na página do site.

 

Como os colaboradores fazem a denúncia?

O colaborador pode fazer sua denúncia pelo canal da Contato Seguro de três maneiras:

 

  • 0800: ininterrupto, disponível todos os dias do ano.
  • Site: personalizado para cada cliente.
  • Aplicativo: desenvolvido para facilitar o acesso.

 

O relatante pode optar por fazer a denúncia de forma anônima ou não. Antes de ser encaminhada para a empresa que contratou o serviço, a manifestação passa pela triagem de uma equipe de advogados especializados, cujo objetivo é identificar se alguma pessoa ‘sensível’ está envolvida no caso. Por exemplo, um membro do Comitê de Ética da empresa.

 

Numa situação como essa, a Contato Seguro estabelece um fluxo alternativo, para garantir a idoneidade do processo. 

 

“A partir dessa triagem, encaminhamos os relatos para o Comitê de Ética do cliente, que irá tratá-los com o auxílio de uma ferramenta de gestão para todos os registros ”, acrescenta Pedro Miranda.  

 

Quais são os relatos mais comuns do Canal de Denúncias?

 

Claro que cada empresa possui um tipo mais frequente de denúncia, mas no geral, assédio moral, assédio sexual, agressões e outros desvios de conduta continuam entre os principais relatos, segundo informações da LEC (Legal, Ethics & Compliance).

Você sabe diferenciar essas irregularidades? 

 

  • Assédio moral

Uma forma de violência psicológica, que fere a dignidade da pessoa. Na maioria das vezes, visa desqualificar, desmoralizar e desestabilizar emocionalmente o ofendido, tornando o ambiente desagradável e hostil, além de causar sérios danos à saúde da vítima (físicos e psíquicos), com efeitos que podem se prolongar por muito tempo.

 

  • Assédio sexual

Na mesma linha do assédio moral, mas diferente dele, o assédio sexual não acontece apenas de chefes para colaboradores. Este crime pode partir de pessoas em nível inferior ou do mesmo nível hierárquico. 

 

  • Fraude 

Fraude é uma atitude desonesta, caracterizada pela falsificação de produtos, documentos, marcas, etc. Seu propósito é enganar outras pessoas a fim de garantir benefício próprio ou para outras pessoas.

 

Conclusão

Apenas uma empresa séria, com mais de 10 anos de experiência de mercado consegue, de maneira efetiva, combater as irregularidades de uma organização. Então, conheça a Contato Seguro e aumente a proteção e os resultados do seu negócio!

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