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Como criar um Canal de Denúncias (Compliance)?

Como criar um Canal de Denúncias Compliance
Tempo de Leitura: 4 Minutos

Podemos definir o termo “compliance” como estar em conformidade com as regras externas e regulamentos internos de uma organização, sendo este, um conceito que deve ser seguido e colocado em prática tanto pela companhia, quanto por seus colaboradores. Mas afinal, como criar um Canal de Denúncias?

E para que isso ocorra, é essencial que as empresas contem com um suporte, como um Canal de Denúncias, para realizar a supervisão da conformidade da organização perante as leis vigentes e cultura da empresa (Compliance).

Canal de Denúncias: criar ou contratar?

O Canal de Denúncias (Compliance) deve ser um local transparente e confidencial, que proporcione a segurança necessária para colaboradores, clientes e fornecedores realizarem denúncias de fatos que julgarem ser antiéticos e ilícitos.

A empresa pode implementar um Canal de Denúncias externo (terceirizado) ou pode criá-lo internamente. No segundo caso, o ideal é que a empresa invista num setor específico para lidar com as questões de compliance, bem como o monitoramento do Canal de Denúncias. Entretanto, por ser um canal administrado pela própria empresa, é provável que um colaborador julgue não ser seguro relatar um fato ocorrido.

Além disso, eles costumam ser implementados na intranet (ambiente restrito ao contexto de uma corporação e/ou instituição) ou por meio do e-mail corporativo, dificultando as questões de anonimato.

Já os canais externos são supervisionados e mediados por uma empresa terceirizada, contribuindo para que as pessoas se sintam confortáveis para realizar uma denúncia, que pode, até mesmo, evitar prejuízos na reputação da sua organização.

Outro fator importante, é que um canal terceirizado, como o oferecido pela Contato Seguro, conta com profissionais treinados e capacitados para realizar o processo de captação, análise e direcionamento da denúncia sem comprometer a privacidade e segurança dos cidadãos envolvidos.

Canal de Denúncias da Contato Seguro

A Contato Seguro nasceu com o objetivo de ser uma parceira confiável para líderes que entendem a importância da ética e transparência no ambiente corporativo. Essa parceria é realizada de forma simples: disponibilizamos nosso sistema de denúncias através do nosso site, em Área do Cliente(1); pelo nosso aplicativo, disponível para Android e iOS; e por meio de ligação telefônica (0800).

Após a implementação do nosso Canal de Denúncias, os registros dos relatos são realizados por nossos ouvidores, que estão à disposição da sua organização 24 horas por dia. O denunciante pode optar por realizar a denúncia de forma anônima ou se preferir, pode se identificar nesse processo.

Diante do fornecimento de dados pessoais por parte do denunciante, as informações coletadas são tratadas com sigilo absoluto, respeitando sua privacidade e direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD(2).

Implemente na sua empresa hoje mesmo!

Investir na criação de um sistema de denúncias interno e, mesmo assim, não estar seguro sobre a sua eficácia, pode ser um forte indício de prejuízos futuros para a sua organização.

E agora que você já sabe que a forma mais efetiva de garantir a conformidade da sua empresa é optar por uma empresa que ofereça um Canal de Denúncias seguro e monitorado por profissionais qualificados, conte com a marca pioneira no setor de Compliance!

Fale com nossos especialistas e implemente o Canal de Denúncias da Contato Seguro hoje mesmo!

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/4awybybb
(2) https://tinyurl.com/4mc8pd7m

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