Você sabe o que significa diversidade e inclusão?

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Você sabia que os benefícios de uma empresa inclusiva são considerados diferenciais de mercado? E que as organizações que não derem o devido valor para esta pauta, correm sérios riscos de perder reputação e até negócios?

Muito mais do que contratar colaboradores de diferentes perfis, uma empresa diversa e inclusiva sabe valorizar as diferenças entre as pessoas e alcança mais resultados para os seus negócios.

Associar a diversidade e a inclusão ao ambiente de trabalho também melhora o clima e a cultura organizacional, além de agregar valor às relações entre os colaboradores. 

Então vamos aprender juntos, no artigo de hoje, como a diversidade e a inclusão podem beneficiar todas as pessoas de uma empresa.

Diversidade e inclusão: conceitos diferentes, mas complementares

Estimular a diversidade e a inclusão na organização é uma tarefa importante, porém, um pouco complexa, pois é preciso dar atenção para muitas vozes, sem perder de foco os objetivos da empresa.

De acordo com o dicionário informal(1), diversidade é “tudo o que nos diferencia de algo ou de outro e varia através de escolha: corte de cabelo ou até mesmo de coisas da própria natureza, como cor dos olhos. Muitos possuem várias culturas, raça, carros, até um jeito de dormir nos diferencia uns dos outros; também abrange um status econômico, que é uns dos aspectos mais relacionados à diversidade.

No contexto social, a diversidade é um conjunto de características que faz de cada ser humano único, como, por exemplo, a etnia, gênero, idade, orientação sexual, visão política, entre outros.

Já o conceito de inclusão refere-se à capacidade de entender e reconhecer o diferente de si, respeitando suas pluralidades e integrando a pessoa ao ambiente.

Podemos dizer que a inclusão é o ato de criar espaços saudáveis para pessoas com aspectos diferentes do seu, aceitando e lidando com as diferenças. 

Diversidade = ter colaboradores de diferentes núcleos e vivências em todos os níveis da empresa.

Inclusão = poder extrair o melhor destas diferenças, reconhecer e respeitar as pessoas, com resultados para os negócios.

Uma pesquisa inédita realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que a maior parte das empresas no Brasil pensa em ampliar a diversidade entre os funcionários, no entanto, ainda não promovem uma inclusão de fato. 

O levantamento revelou que:

  • 87% dos entrevistados dizem que as empresas têm o desejo de serem reconhecidas por valorizar a diversidade. 
  • No entanto, a proporção cai quando se trata de preparar o ambiente: apenas 60% dos ouvidos dizem que as instituições desenvolvem programas de inclusão.
  • Mais da metade dos entrevistados (55,71%) afirmam que as empresas onde trabalham estão muito preocupadas com a inclusão. 
  • 34% afirmam que a companhia está preocupada em parte, e outros 10% garantem que não há essa preocupação. 

Segundo Maite Schneider, coordenadora do projeto Somos Diversidade: “Muita gente acha caro, não sabe como começar ou fazem de maneira obrigada, porque a matriz é fora do país e já havia uma política de inclusão estabelecida. Inclusive, várias políticas exercidas no Brasil são uma cópia do que é feito lá fora, sem levar em conta a diversidade interna que já existe no mercado brasileiro.”

Na opinião da coordenadora, a maioria das instituições sabe que a diversidade é importante e faz bem para o negócio, mas pouca coisa ainda é feita. 

Saiba mais sobre a pesquisa(2).

5 benefícios das empresas mais inclusivas

A diversidade e a inclusão são grandes preocupações atuais e vêm se consolidando de diversas formas, tanto, que são um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS(3) da ONU, ecoam nas ruas por meio dos movimentos sociais e na cultura de fatores ESG – Ambiental, Social e Governança(4).

Confira os 5 principais benefícios de uma empresa inclusiva:

  • Comunicação mais eficaz, por conta da diversidade de ideias e do estímulo à troca de ideias.
  • Clima organizacional melhor, em virtude da cultura de inclusão e de respeito. 
  • Maior capacidade de resposta diante dos desafios, por contar com uma avaliação mais plural dos fatos.
  • Atendimento mais humanizado, em decorrência de uma dinâmica mais aberta e respeitosa dentro da empresa. 
  • Melhora a reputação da empresa, que passa a ser mais bem vista pelo público ao valorizar a diversidade. 

Como o Canal de Denúncias ajuda a empresa a ser mais diversa e inclusiva?

O Canal de Denúncias é um instrumento para os colaboradores e terceiros manifestarem suspeitas ou fatos de seu conhecimento que sejam irregularidades ou desvios de conduta. Assim, virão à tona preconceito, bullying, discriminação, entre outros, que normalmente ficam longe dos olhos da Direção.

Esta ferramenta possibilita a posição da empresa de não tolerar a discriminação, assim todos podem ter um ambiente de trabalho mais acolhedor e confiável.

Além disso, o Canal de Denúncias oferece maior sensação de confiança e valorização por parte dos funcionários. Afinal, o Canal é um meio de proteção aos seus direitos como profissional e como pessoa. Portanto, ele também gera:

  • Mais transparência nas relações interpessoais, pois ninguém vai querer ser flagrado cometendo atitudes reprováveis ou ilícitas.
  • Mais cuidado por parte de líderes e colaboradores, pois sabem que não ficarão impunes caso infrinjam leis, regras ou valores da empresa.
  • Maior comprometimento dos colaboradores, considerando que um ambiente seguro, saudável e justo estimula todos a produzirem mais e melhor.

Quanto mais manifestações de qualidade forem recebidas pelo Canal de Denúncias,  maior será a capacidade da empresa de eliminar as irregularidades. Mas para isso acontecer, cada profissional deve ter a iniciativa de acessar o Canal e contar o que sabe.

Nesse sentido, as pessoas precisam ser bem orientadas e não pode haver medo de usar o Canal. Por isso, os canais devem conferir aos manifestantes:

– A segurança de não serem identificados.

– Deve haver o compromisso de não permitir o acesso aos dados por parte de pessoas não autorizadas.

– Não pode haver vazamento.

– A confidencialidade deve ser assegurada.

– Os atendentes devem ser profissionais treinados, etc. 

Quer dizer, o Canal de Denúncias deve ser externo e capaz de atender todas essas necessidades. 

Na Contato Seguro sua voz é prioridade 

A Contato Seguro é a empresa pioneira no Brasil na implementação e gestão de valores éticos, que contribuem com a melhoria da convivência na empresa.

Olha só suas 4 principais vantagens:

  1. Confiança e credibilidade. O profissionalismo, a experiência e o atendimento humanizado garantem segurança para fazer o relato.
  2. Garantia do anonimato. Não é necessário se identificar, sendo garantido o anonimato.
  3. Riqueza do relato. Um Canal de Denúncias profissional possui especialistas treinados (psicólogos) e aptos para obterem todas as informações necessárias. 
  4. Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana. Você pode fazer sua denúncia a qualquer hora e de qualquer lugar.

Na Contato Seguro você é ouvido com 100% de respeito e proteção.

Conclusão

Não é fácil, mas é possível construir um ambiente corporativo mais diverso e inclusivo, que traga benefícios para todas as pessoas da empresa. Para isso, conte com a ajuda de uma ferramenta efetiva e líder de mercado: o Canal de Denúncias da Contato Seguro

Fale com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/msu99jfa
(2) https://tinyurl.com/2tvy7e9t
(3) https://tinyurl.com/353fk8n5
(4) https://tinyurl.com/43jn3727

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