A diversidade e a inclusão nas organizações são uma estratégia de desenvolvimento corporativo que atende à crescente demanda da sociedade por práticas mais saudáveis no ambiente de trabalho.
As Leis 14.457/22 e 14.611/23, por exemplo, vieram para reforçar a presença e ascensão das mulheres no mercado de trabalho, bem como garantir a igualdade salarial entre gêneros, dois temas que conversam diretamente com questões de diversidade e inclusão.
Confira a seguir os significados de diversidade e inclusão nas empresas, a importância de implementar medidas para estimulá-las e como o Canal de Denúncias é um instrumento efetivo para garantir a política de ações afirmativas.
Boa leitura!
O que é diversidade nas empresas?
A diversidade nas empresas se refere a equipes de trabalho compostas por profissionais de diferentes etnias, gêneros, idades, orientação sexual, visão política, entre outros traços. A pluralidade é entendida como ativo valioso para a organização.
O que é inclusão no ambiente de trabalho?
A inclusão no ambiente de trabalho é a criação de espaços saudáveis para pessoas diversas evoluírem juntas com a organização, respeitando suas histórias de vidas, dificuldades e talentos.
Principais benefícios das empresas mais inclusivas
A diversidade e a inclusão vêm se consolidando de diversas formas no trabalho. Por exemplo, o ODS 5 (Igualdade de Gênero) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades) tratam de diversidade e inclusão nas organizações, assim como o fortalecimento da cultura ESG (Ambiental, Social e Governança) no mundo corporativo.
Na prática, isso se deve aos benefícios que toda empresa inclusiva e diversa desfruta. Confira:
- comunicação mais eficaz, por conta da diversidade de ideias e do estímulo à troca de ideias;
- clima organizacional melhor, em virtude da cultura de inclusão e de respeito;
- maior capacidade de resposta diante dos desafios, por contar com uma avaliação mais plural dos fatos;
- atendimento mais humanizado, em decorrência de uma dinâmica mais aberta e respeitosa dentro da empresa;
- melhora a reputação da empresa, que passa a ser mais bem vista pelo público ao valorizar a diversidade.
Diversidade e inclusão: conceitos diferentes, mas complementares?
Diversidade sem inclusão é presença sem participação. Inclusão sem diversidade é esforço sem transformação. Basta analisarmos: não adianta apenas contratar pessoas diversas se é preciso garantir que elas tenham voz ativa e condições reais de crescimento.
Juntas, diversidade e inclusão fortalecem a cultura organizacional, melhoram os resultados e mostram que é possível respeitar todas as vozes sem perder o foco nos objetivos estratégicos da instituição.
A importância da diversidade e inclusão nas empresas
É por meio das políticas de diversidade e inclusão nas empresas que se combate a discriminação e outros tipos de irregularidades no trabalho.
Profissionais de qualquer cor, raça, crença, nacionalidade, orientação sexual e identidades podem ser contratadas, promovidas e se tornarem peças fundamentais para a produtividade e inovação daquele ambiente laboral.
E não só isso: a diversidade e a inclusão ajudam a garantir que as oportunidades para ocupar cargos hierarquicamente mais altos e posições estratégicas importantes sejam justas, e estabelecidas com igualdade entre todos.
A diversidade no ambiente corporativo é incentivada pela legislação brasileira. Em 2022, a Lei 14.457 foi promulgada para reforçar as políticas de entrada, permanência e ascensão da mulher no mercado de trabalho, estabelecendo o Canal de Denúncias como mecanismo de enfrentamento do assédio no trabalho.
No ano seguinte, 2023, a Lei 14.611 estabeleceu a obrigatoriedade e meios de vigilância da igualdade salarial entre mulheres e homens, também estimulando o uso de um Canal de Denúncias para erradicar as desigualdades dentro das empresas.
Como o Canal de Denúncia promove Diversidade e Inclusão
O Canal de Denúncias é um instrumento importante para promover diversidade e inclusão por identificar e combater qualquer atitude que seja discriminatória ou persecutória nas relações interpessoais na empresa.
Com a sua implementação, estabelece-se um ambiente de trabalho aberto e mais justo para que as pessoas possam competir de forma saudável, independentemente de suas características pessoais.
Assim, a igualdade de oportunidades se torna regra em uma empresa com Canal de Denúncias. Mas, quais situações são passíveis de denúncia? Veja:
- desigualdade salarial;
- assédio moral e sexual;
- discriminação (tratamento desigual);
- fraudes;
- corrupção;
- desvios de recursos;
- descumprimento das normas de conduta da organização;
Quanto mais manifestações de qualidade forem recebidas pelo Canal de Denúncias, maior será a capacidade da empresa de eliminar as irregularidades.
Cada profissional deve ter a iniciativa de acessar o Canal e contar o que sabe. Para isso acontecer, as pessoas precisam ser bem orientadas e não pode haver medo de usar a plataforma.
O envio de um relato não pode ser visto como sinônimo de “dedo-duro”, perda de prestígio, benefícios adquiridos e até o próprio emprego.
Por isso, os Canais de Denúncias devem conferir aos manifestantes:
- a segurança de não serem identificados;
- o compromisso de não permitir o acesso aos dados por parte de pessoas não autorizadas;
- a possibilidade de enviar um relato fora do horário comercial;
- a confiança de que será atendido por profissionais treinados e experientes.
“Um Canal de Denúncias externo é capaz de atender todas essas necessidades e informar aos diretores o que está acontecendo no cotidiano da instituição, que aspira ser um ambiente acolhedor e que pulsa inovação”, explica Wagner Giovanini, diretor de compliance.
Conclusão
Não é fácil, mas é possível construir um ambiente corporativo mais diverso e inclusivo, que traga benefícios para todas as pessoas da empresa. Para isso, conte com a ajuda de uma ferramenta efetiva e líder de mercado: o Canal de Denúncias da Contato Seguro.
A Contato Seguro é a empresa pioneira no Brasil na implementação e gestão de valores éticos, que contribuem com a melhoria da convivência na empresa.
Olha só suas 4 principais vantagens:
- Confiança e credibilidade: o profissionalismo, a experiência e o atendimento humanizado garantem segurança para fazer o relato;
- Garantia do anonimato: não é necessário se identificar, sendo garantido o anonimato;
- Riqueza do relato favorece uma investigação ágil: um Canal de Denúncias profissional possui especialistas treinados (psicólogos-ouvidores) e aptos para obterem todas as informações necessárias;
- Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana: o colaborador pode enviar sua denúncia, dúvida ou sugestão a qualquer hora e de qualquer lugar.
Na Contato Seguro você é ouvido com 100% de respeito e proteção. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!
Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!