Irregularidades praticadas “a conta-gotas” podem causar grandes rombos financeiros na empresa
Geraldo trabalha há sete anos como Diretor de Logística de uma empresa distribuidora de alimentos. Suas funções incluem desde controlar o estoque até decidir sobre a compra de itens necessários, além de organizar toda a movimentação dos produtos. Ele atua diretamente com seu colega Jorge, que é Gerente de Transportes da empresa há cerca de cinco anos e responsável pelo traslado de produtos entre fornecedores, centros de distribuição e clientes.
Um dia, durante um almoço de família de domingo, Jaqueline, sobrinha de Geraldo, conta ao tio que está tentando ingressar no ramo alimentício. Jaqueline é proprietária de uma fazenda que cultiva soja e pede que Geraldo a ajude. Ela então sugere uma parceria com a empresa para o fornecimento do grão: Geraldo aprovaria a compra da mercadoria produzida pela fazenda de Jaqueline a um preço 10% maior do que se ele fosse comprar de seu antigo fornecedor.
Geraldo fica dividido, pois sabe que comprar o grão por um valor mais alto em relação ao preço de mercado é um conflito de interesses, pois trará prejuízos para a empresa por um favorecimento de um parente. Mesmo assim, ele lembra que preza muito sua relação com a família e quer ajudar a sobrinha a prosperar em seu novo negócio. Então, decide aceitar a proposta de Jaqueline. Ele também sabe que, como é Diretor de Logística, a empresa não irá perceber a discrepância nos números, já que é ele próprio que controla os registros financeiros.
Quem percebe essa ação maliciosa é Jorge, o Gerente de Transportes. Ao fazer a entrega, ele nota que os valores da compra não batem em comparação às entregas anteriores. Logo, Jorge conecta os pontos e percebe que os preços pagos à nova fornecedora, embora acima dos habituais, foram aprovados diretamente por Geraldo.
Incomodado com a situação, Jorge decide não confrontar o colega, mas resolve denunciar o caso através do Canal de Denúncias disponibilizado pela companhia. Ele faz seu relato em um fim de semana, diretamente da sua casa, por meio do aplicativo para smartphone. Jorge é atendido por uma psicóloga prontamente preparada para reunir o máximo de informações sobre a situação, e se sente seguro e protegido para relatar a fraude.
O que são Irregularidades no setor Logístico
Este relato exemplifica uma irregularidade cometida na área Logística de uma empresa. Neste caso, há um acordo irregular, feito por interesses pessoais entre o gestor de Logística e o fornecedor de insumos. Essa prática é grave e antiética, podendo trazer resultados devastadores ao negócio.
Na maior parte das vezes, esses atos irregulares não são de quantias grandes o suficiente para chamar a atenção da empresa. Ao acontecerem “a conta-gotas”, essas fraudes acabam passando despercebidas e, por isso, causam rombos financeiros significativos nos resultados.
Situações como essa podem ser ainda mais difíceis de eliminar porque são cometidas por colaboradores mal intencionados que podem camuflá-las em números e planilhas. Por isso, a melhor forma de detecção é através de um Canal de Denúncias 100% seguro, garantindo que o denunciante tenha suas informações preservadas e que a empresa possa apurar e investigar o caso.
Canal de Denúncias é a ferramenta ideal para detectar irregularidades e evitar rombos financeiros
A Contato Seguro é parceira de centenas de empresas que querem fornecer a seus colaboradores e terceirizados uma forma segura e sigilosa de relatar atos ilícitos, assédios e comportamentos irregulares.
Nosso Canal de Denúncias opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo que os denunciantes tenham tranquilidade e segurança para fazerem seu relato. Além disso, nossa equipe de atendimento é formada por psicólogos altamente qualificados para reunir as informações com exatidão e detalhamento, favorecendo a apuração dos casos e permitindo à empresa agir para eliminar essas práticas.
Nossas soluções ainda permitem a manutenção de um ambiente organizacional ético e seguro, atuando diretamente no engajamento das equipes e na garantia dos resultados do negócio.
Os nomes, cargos e empresas citados neste texto são meramente ilustrativos. Qualquer semelhança com situações da vida real é mera coincidência.
É importante que a recepção e a investigação de uma denúncia dentro de uma empresa sejam realizadas por entidades ou indivíduos distintos. Isso assegura a imparcialidade e a independência do processo, evitando conflitos de interesse e preservando a credibilidade e a ética da organização.
A combinação de receber e investigar denúncias pela mesma entidade pode comprometer a percepção ética da empresa. Mesmo que a organização atue de maneira íntegra, a fusão dessas etapas pode gerar dúvidas e prejudicar sua imagem. A separação clara dessas funções é fundamental para evitar suspeitas e assegurar transparência.
Para garantir a eficácia e a segurança no processo de denúncias, a melhor prática é a terceirização do canal para uma empresa especializada. Companhias como a Contato Seguro oferecem serviços que permitem aos colaboradores denunciar irregularidades de forma segura e anônima, promovendo um ambiente de trabalho mais ético e justo.