Você sabe o que é gaslighting e como o Canal de Denúncias ajuda a combatê-lo?

Menu do Artigo
Tempo de Leitura: 5 Minutos

Gaslighting é uma forma de abuso psicológico onde a realidade é distorcida para manipular e desestabilizar a vítima, causando insegurança e confusão mental.

O termo em inglês ganhou destaque nas discussões sobre gênero e diversidade, mas hoje tem se expandido para as questões do universo corporativo, como clima organizacional, saúde mental no trabalho e produtividade.

Veja a seguir o que é gaslighting no ambiente de trabalho, os impactos desse tipo de conduta e como o Canal de Denúncias atua na detecção e, consequentemente, no combate a essa conduta abusiva.

Boa leitura!

O que é gaslighting?

Da língua inglesa, “gaslighting” é um termo para a violência psicológica em que uma pessoa distorce a realidade dos fatos com a intenção de se autobeneficiar e gerar insegurança na vítima, que passa a duvidar do seu potencial, memória ou até mesmo sanidade.

A origem da gíria gaslighting vem de um filme norte-americano, lançado em 1944, intitulado de “Gas-light” (À meia luz). Na trama, um homem manipula sua esposa e as pessoas com as quais mantinham laços para que todos acreditassem que ela estaria louca.

Gaslighting no ambiente de trabalho

Assim como o gaslighting é identificado nos relacionamentos familiares e amorosos, essa vertente de abuso também se apresenta no ambiente de trabalho, seja entre líder e colaborador(a) ou colegas de trabalho em posição de igualdade.

O gaslighting no trabalho pode ser percebido em alguns “modos de agir”. E vale lembrar: qualquer pessoa pode ser autor ou vítima de gaslighting, independentemente do seu gênero.

No entanto, as mulheres são as mais atingidas por esse tipo de violência no trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Heach Recursos Humanos em 2022, 3 em cada 4 mulheres já sofreram gaslighting no ambiente laboral.

Exemplos de gaslighting no trabalho

As situações mais comuns de gaslighting no trabalho geralmente envolvem atos de manipulação para controlar a vítima (pessoa ou grupo), tornando-a submissa e dependente do manipulador. Por exemplo:

  • a criação de prazos que não existiam antes, colocando-os como previamente existentes, na tentativa de confundir um profissional ou uma equipe;
  • as orientações sobre a execução de demandas são transmitidas de forma propositalmente errada para descredibilizar a vítima na entrega de um trabalho ou projeto, imprimindo uma falsa imagem de desorganização ou “memória falha” para o colaborador;
  • distorcer ou inventar comentários de uma pessoa sobre algum outro colega com o objetivo de gerar intrigas ou se promover em alguma situação;
  • quando alguém apresenta a ideia de um colaborador como sendo sua, requerendo a autoria do projeto para si;
  • entre outras atitudes que negam ou desqualificam as emoções, os pensamentos ou os fatos relacionados à vítima.

Como identificar gaslighting no ambiente de trabalho?

O gaslighting no ambiente de trabalho pode vir disfarçado de “brincadeira”, “feedback construtivo” ou “opinião sincera”, mas costuma seguir um padrão de desvalorização constante e distorção dos fatos vividos pela vítima.

Alguns sinais comuns de gaslighting no ambiente de trabalho incluem:

  • o manipulador (gaslighter) nega eventos que a vítima presenciou;
  • ele/a minimiza seus sentimentos e conquistas, dizendo que o(a) colaborador(a) está “exagerando”;
  • o abusador tenta responsabilizar a vítima por um erro que ela não cometeu;
  • O gaslighter tenta te convencer de que seu alvo está “ficando louco(a)”;
  • as histórias contadas pelo agressor fazem a vítima questionar suas próprias lembranças do ocorrido;
  • há tentativa de isolar a vítima dos colegas de trabalho;
  • o gaslighter tem comportamentos contraditórios, ora sendo agradável, ora sendo agressivo;
  • cobranças excessivas e expectativas irreais fazem parte da rotina de trabalho;
  • o abusador faz comentários sutis que duvidam da capacidade da vítima.

Impactos do gaslighting no ambiente de trabalho

Gaslighting no trabalho é uma forma de abuso psicológico sutil, mas com impactos profundos na autoestima e na segurança emocional de quem sofre. A organização como um todo também arca com as consequências de uma cultura de manipulação. Explicaremos a seguir:

Impactos para a empresa

Empresas que não estão alertas para os perigos do gaslighting geralmente apresentam sinais como clima organizacional ruim, baixa produtividade dos funcionários, desmotivação e crescente rotatividade de colaboradores.

O ambiente de trabalho tóxico impacta na perspectiva de crescimento do profissional dentro da empresa, que pede demissão por não suportar mais o ciclo hostil de comportamentos abusivos, ou é demitido pela empresa, que não compreender o contexto.

Impactos para o trabalhador

Entre os inúmeros prejuízos psicológicos que um colaborador tem ao ser vítima de gaslighting no trabalho, estão:

  • estresse emocional;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • isolamento social;
  • baixa autoestima;
  • perda da sua identidade profissional;
  • perda da capacidade de tomar decisões;
  • falta de autoconfiança;
  • entre outras consequências negativas.

A lentidão no avanço das mulheres em cargos de liderança também pode estar ligada a barreiras sutis, como o gaslighting no ambiente de trabalho.

Quando mulheres são constantemente desacreditadas, têm suas ideias invalidadas ou são levadas a duvidar da própria competência por meio de manipulações psicológicas, enfrentam um desgaste emocional silencioso que impacta seu desenvolvimento profissional.

Segundo o relatório Women In Business 2025, da consultoria Grant Thornton, serão necessários 25 anos para que as mulheres ocupem metade dos cargos de liderança em empresas de médio porte no mundo — e comportamentos como o gaslighting ajudam a explicar por que esse progresso ainda é tão lento!

Agora que você já sabe o que é o gaslighting e as formas como ele ocorre, é igualmente importante saber os mecanismos de proteção que existem para ajudar quem se torna vítima dele ou que observa a sua ocorrência na empresa.

Qual o papel do Canal de Denúncias para reportar?.

O Canal de Denúncias é a plataforma mais eficaz na detecção e no combate aos comportamentos que prejudicam o clima organizacional, inclusive, o bem-estar físico e emocional dos funcionários nas organizações.

Por meio de uma ferramenta imparcial e acessível a todos os funcionários, é possível relatar casos de gaslighting, assim como de assédio moral, sexual, fraudes, bullying e outros problemas que forem identificados no ambiente de trabalho.

É por meio do Canal de Denúncias terceirizado com suporte integral que a empresa conta com a coleta e triagem confidenciais dos relatos e toma conhecimento sobre a ocorrência de condutas prejudiciais, e que geralmente acontecem fora do campo de visão dos responsáveis por contê-las. 

Para isso, é fundamental que exista um compromisso da empresa em “fazer o certo”.

Caso a irregularidade seja comprovada na etapa de apuração da denúncia, é preciso que haja a aplicação das medidas cabíveis aos responsáveis, sem demora.

O bom funcionamento da relação entre o Canal de Denúncias (que recebe o relato) e a empresa (responsável por apurar o que foi relatado e mitigar os danos) têm como resultado positivo a criação de uma cultura de confiança, ética e respeito mútuo.

Conclusão

Em resumo, o gaslighting é uma forma perigosa e sutil de manipulação psicológica que pode ser usada para controlar, confundir e enganar a vítima. A recuperação pode ser difícil, mas é possível com apoio adequado e trabalho emocional.

Não deixe o gaslighting acontecer na sua empresa, entre em contato com a equipe especializada da Contato Seguro e conheça nossa plataforma de Canal de Denúncias.

Nossos serviços já foram solicitados por mais de 3 mil empresas, em 38 países, para garantir a integridade da organização e segurança dos seus colaboradores e parceiros.

Saiba mais sobre os benefícios de uma plataforma terceirizada e personalizável para acolher seus stakeholders. Preencha o formulário ao lado e agende uma demonstração completa do melhor Canal de Denúncias do Brasil!

4.8/5 - 390 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos: