O papel do Canal de Denúncia na Gestão de Riscos Empresariais

O papel do Canal de Denúncia na Gestão de Riscos Empresariais
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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Organizações são um sistema complexo e em constante transformação.

A Gestão de Riscos é uma atividade fundamental que objetiva a proteção da organização em relação aos possíveis riscos advindos de suas atividades, associações e transformações.

Os riscos organizacionais podem ser de diversos tipos:

  • operacionais;
  • financeiros;
  • legais ou regulatórios;
  • segurança da informação;
  • reputação;
  • compliance;
  • ambientais;
  • tecnológicos;
  • dentre outros.

Pela pluralidade de riscos a que está submetida uma organização, é essencial ter à disposição ferramentas altamente efetivas para lidar com cada um deles.

Além de ter que contar com especialistas e uma organização robusta, o Canal de Denúncias é um instrumento indispensável para a gestão de riscos empresariais.

Neste artigo, entenda por que e como isso funciona.

Boa leitura!

Entendendo o Papel do Canal de Denúncia na Gestão de Riscos

A Gestão de Riscos já conta com diversas práticas e instrumentos validados.

É uma atividade muito importante e complexa, pois envolve diversos setores da organização, e pode definir como a empresa se sai numa crise, num momento difícil, ou num momento de mudança.

Entenda, agora, como o Canal de Denúncia pode ajudar em todo o processo e a diferença que o instrumento pode fazer.

O que é um Canal de Denúncia Empresarial

Um Canal de Denúncias empresarial é um instrumento de comunicação dentro de uma organização.

O conteúdo da comunicação é bem específico: no Canal, as pessoas podem relatar irregularidades e desvios, e esses relatos são encaminhados para apuração e investigação.

O Canal de Denúncias é um espaço específico para esses relatos porque entende-se que utilizar-se de outras instâncias para abordar irregularidades é menos efetivo.

Especializar um Canal só para denúncias associadas a irregularidades organizacionais é a forma mais efetiva de estruturar os relatos e sistematizar as consequências e responsabilizações.

O Canal de Denúncias é comprovadamente eficiente para a detecção, o combate e a prevenção de irregularidades dentro das empresas.

Identificação Precoce de Problemas Internos 

No contexto da Gestão de Riscos, a função de detectar é fundamental.

Gerir riscos significa antecipar e prever possíveis situações que possam gerar prejuízos para as organizações.

Flavio Oliveira, sócio e fundador da QMS Brasil, fala um pouco mais sobre Riscos e Gestão de Riscos neste vídeo:

O Canal age diretamente nessa atividade ao permitir que as pessoas relatem livremente qualquer situação que possa se caracterizar como risco.

Assim, a empresa possui não somente seus instrumentos internos de cálculo e previsão de riscos (auditorias, avaliações, etc.), mas conta também com a iniciativa de cada colaborador, que participa dessa vigilância e dessa responsabilidade.

É claro, o Canal protege tanto os funcionários quanto a própria organização, e por isso, quando bem implementado, é um instrumento altamente eficiente e que verdadeiramente gera resultados para a Gestão de Riscos.

Dessa forma, temos:

  • a detecção antecipada de fraudes e desvios financeiros;
  • a prevenção de conflitos internos e de assédio;
  • a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso.

Dentre muitos outros benefícios. Vamos entendê-los a seguir.

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas

O Canal de Denúncias, por ser um instrumento de detecção, combate e prevenção de irregularidades dentro das organizações, gera uma diminuição substancial nas situações desviantes e más condutas.

Na prática, isso significa que:

  • casos de assédio e outras irregularidades interpessoais são detectados e interrompidos;
  • a incidência de fraudes é reduzida;
  • aumento de adesão às regras e normativas;
  • aumento de consciência e responsabilidade sobre desvios.

Assim, à medida que vão ocorrendo, essas transformações levam a empresa a construir:

melhor clima organizacional;

mais motivação e produtividade;

mais segurança e bem-estar;

melhor reputação;

mais lucro e resultado.

Quer saber mais sobre 

Cultura de Integridade e Transparência

O Canal funciona tão bem porque é realmente um instrumento de transformação da cultura organizacional.

Todos esses benefícios não ocorrem “do nada”, não acontecem simplesmente pela presença do Canal na organização, mas pelas pequenas mudanças que a possibilidade de denunciar com segurança vai criando ao longo do tempo.

Imagine assim: antes, as pessoas sofriam ou testemunhavam irregularidades no trabalho mas nada podiam falar a respeito, pois não havia um Canal especializado e elas tinham medo de retaliação.

Quando chega o Canal de Denúncias, elas desconfiam, sentem medo, mas começam a prestar atenção nos treinamentos, em como utilizar o Canal, e começam a conversar com seus pares a respeito.

Assim que estão convencidas de que o anonimato e a confidencialidade realmente funcionam, elas começam a relatar os riscos.

Os relatos são apurados e elas veem a empresa se movimentando para resolver os problemas denunciados. 

Mesmo sem saber exatamente as consequências dos relatos, os funcionários percebem mudanças estratégicas, reestruturações setoriais e outras medidas que podem ser resultado de uma denúncia.

Aos poucos, a relação de confiança para com a organização começa a se fortalecer, as pessoas passam a ficar mais à vontade, e passam a entender como a transparência e a integridade são fundamentais para um bom ambiente de trabalho.

Essa transformação gera um efeito cascata e, com o contínuo comprometimento da direção, a cultura da organização se torna uma cultura de integridade e ética.

Os benefícios assim se multiplicam, e a empresa tende a se fortalecer ainda mais, ter maiores resultados, melhores relações e muito mais lucro e oportunidades.

Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

Aqui na Contato Seguro entendemos a importância de transformar a cultura das empresas, e sabemos do impacto positivo que o Canal de Denúncias tem efetivamente nas organizações.

Por isso, nós criamos e continuamos melhorando a nossa plataforma de denúncias, tornando-a cada vez mais segura e mais efetiva para combater irregularidades empresariais.

Nosso Canal de Denúncias é o mais robusto do mercado, oferecendo todos os requisitos para a efetividade da ferramenta, e muito mais:

  • anonimato e confidencialidade garantidos para o denunciante;
  • interface intuitiva e fácil de usar;
  • relatórios detalhados para gestão de ocorrências;
  • suporte especializado para treinamentos e melhores práticas.

Mais de 3 mil empresas já foram beneficiadas com essas transformações, e queremos levar essa mudança para muitas outras.
Se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias efetivo, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

FAQ: Canal de Denúncia na Gestão de Riscos Empresariais

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Como combater irregularidades com o Canal de Denúncias

Tempo de Leitura: 4 MinutosAs irregularidades contribuem para que a empresa perca dinheiro, competitividade, fique com uma imagem negativa no mercado e, ainda, veja seus profissionais talentosos se despedirem da organização. Neste artigo você vai descobrir como a Contato Seguro ajuda seu negócio a combater as irregularidades com o Canal de Denúncias.

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