Por que empresas optam por terceirizar Canais de Denúncia?

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Tempo de Leitura: 4 Minutos

Canais de Denúncias têm se tornado populares nos últimos anos: muitas empresas já entendem que implementar uma plataforma de denúncias é indispensável para uma boa gestão.

A Lei 14.457/22 tornou obrigatória a presença de um mecanismo de denúncia seguro dentro das empresas, focando principalmente no combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho.

Por outro lado, existem tipos diferentes de Canais e caminhos para a implementação, e os diferentes Canais não levam ao mesmo tipo de efetividade.

O combate às irregularidades empresariais e o fomento à cultura de integridade e ética organizacional são assuntos sérios, portanto, é fundamental acertar na hora de escolher um Canal.

Neste artigo, você vai entender por que empresas optam por terceirizar os Canais de Denúncia, tornando-os mais efetivos e mais transparentes.

Boa leitura!

Por que terceirizar o Canal de Denúncia é uma escolha estratégica para as empresas  

O Canal de Denúncias terceirizado arma a estratégia de diversos escudos contra a corrupção e a favor da transparência e efetividade.

A principal característica do Canal de Denúncias terceirizado, com relação à efetividade, é o fato de ele ser alheio, desinteressado da empresa onde está implementado.

Isso garante que ninguém irá tentar boicotar o funcionamento interno, acessar informações sigilosas e interferir no processo de apuração ou nas medidas aplicáveis.

Além disso, o Canal de Denúncias terceirizado é fornecido por uma empresa especializada nessa solução, ou seja, conta com profissionais especializados e experientes para realizar os atendimentos.

Vantagens da terceirização de um Canal de Denúncia

Sendo assim, a terceirização de um Canal de Denúncias gera:

  • níveis elevados de segurança;
  • sigilo e confidencialidade das denúncias;
  • prevenção de conflito de interesses e corrupção interna;
  • aumenta o nível de confiança dos denunciantes.

Isso torna o Canal muito mais efetivo, e até mais barato!

Redução de custos operacionais com um Canal de Denúncia terceirizado

O custo-benefício final da implementação de um Canal de Denúncias terceirizado acaba sendo muito melhor do que quando a empresa tenta aplicar uma solução interna.

Em primeiro lugar, o Canal interno não irá gerar os resultados esperados, já que não garante sigilo, confidencialidade, e nem protege o colaborador ou garante a investigação idônea.

Só isso já tornaria inválido o investimento inicial.

Por outro lado, apostar numa empresa especializada com um Canal externo garante toda a segurança, garante o funcionamento do Canal e leva a empresa a alcançar verdadeiros resultados.

Garantia de imparcialidade e transparência nas investigações

Quando o Canal é terceirizado, além de ser especializado na plataforma, as pessoas que ali estarão lidando com as denúncias são desinteressadas, ou seja, não há chances de elas terem um interesse específico numa denúncia ou em outra, num resultado de investigação ou em outro.

Se o Canal for interno, fica muito diferente: quem garante que o investigador não tem uma relação próxima com o denunciante ou com o infrator?

Assim, o Canal externo é imparcial, garantindo a transparência das investigações, sendo muito mais robusto para implementar e sustentar esses mecanismos de proteção internos.

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas quando terceirizado

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O Canal de Denúncias, quando terceirizado, portanto:

  1. Garante a expertise dos profissionais do Canal: uma empresa que fornece Canais de Denúncias para outras é especialista no assunto. Um Canal interno exige a criação de uma equipe especializada, treinamentos e comunicação. Isso levaria muito mais tempo e custaria mais caro para se realizar. Um Canal externo já chega 100% preparado, com experiência, com dados e pesquisas, e saberá te ajudar a implementar a melhor solução.
  2. Melhor gestão e acompanhamento das denúncias: uma plataforma terceirizada é muito mais robusta em instrumentos e ferramentas que garantem a melhor gestão e o acompanhamento das denúncias. Desde a imparcialidade até a coleta e estudo dos dados sobre denúncias, o Canal externo é muito mais poderoso para qualificar a plataforma e gerar estratégias melhores de detecção, prevenção e combate.
  3. Maior segurança e confidencialidade: toda a infraestrutura de um Canal de Denúncias terceirizado é pensada para garantir a segurança e a confidencialidade. Afinal, só um Canal seguro pode gerar benefícios reais para a organização. Só a segurança pode fazer com que os colaboradores denunciem efetivamente.

Principais resultados da terceirização do Canal de Denúncia nas Empresas  

Um Canal de Denúncias terceirizado garante a confidencialidade, a segurança e protege contra possíveis atos de corrupção nos processos.

Como resultado, temos:

  • denúncias qualificadas;
  • volume de denúncias adequado (nem muito poucas, nem um número exagerado, considerando as condições da empresa);
  • processos de investigação e apuração idôneos, levando a medidas disciplinares justas e outras estratégias adequadas;
  • medidas disciplinares justas e efetivas: gerar alguma consequência para o infrator é uma parte fundamental da efetividade do Canal.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A plataforma de Canal de Denúncias da Contato Seguro é uma ferramenta completa.

Possui toda a infraestrutura e elementos necessários para garantir o anonimato, a confidencialidade e a segurança das denúncias.

Assim, os colaboradores, fornecedores e terceiros, realmente denunciam, fornecendo as informações necessárias para a detecção, prevenção e combate efetivo das irregularidades e desvios.

A Contato Seguro ajuda você a criar uma cultura de integridade e ética na sua empresa, e assegurar:

  • melhorias na performance e resultados;
  • melhorias no uso de recursos;
  • prevenção de problemas no judiciário;
  • melhor reputação;
  • mais lucro e durabilidade para a organização.

Nosso Canal de Denúncias pode ser implementado em empresas de qualquer setor, de todos os portes, de forma adaptada e direcionada para a solução de problemas.

Conheça o nosso Canal de Denúncias!

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FAQ: Por que empresas optam por terceirizar Canais de Denúncia?

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