Pesquisar
Close this search box.

Por que promover um ambiente de trabalho mais inclusivo?

Por que promover um ambiente de trabalho mais inclusivo?
Tempo de Leitura: 7 Minutos

Se você quer que sua empresa não perca bons colaboradores e mantenha a boa produtividade, construir um ambiente de trabalho inclusivo é uma ótima solução. Esse conceito se refere a valorizar a diversidade e promover a igualdade de oportunidades entre os funcionários, independentemente das suas origens, características pessoais e habilidades.

Existem várias vantagens em adotar essa medida, como o aumento do rendimento e da eficiência da equipe, já que os funcionários acabam se sentindo mais motivados. A variedade de perspectivas também leva a soluções mais criativas e inovadoras. Isso ainda ajuda a atrair e reter profissionais talentosos, além de melhorar a reputação do seu negócio perante o consumidor.

Contudo, começar a realizar esse tipo de tarefa pode ser um tanto desafiador. Neste artigo, você irá descobrir como funcionam as organizações que prezam por um local de trabalho mais justo e igualitário. 

Confira algumas dicas para construir um ambiente inclusivo na sua organização.

Características de um ambiente de trabalho inclusivo

Como funciona um ambiente de trabalho inclusivo? Veja alguns passos para construir uma empresa mais justa e igualitária para seus colaboradores.

O ambiente é aberto para todos opinarem

Em um ambiente profissional inclusivo, todos os colaboradores são encorajados a opinar e a expressar as próprias ideias e pontos de vista. Assim, eles se sentem mais motivados e engajados a construir uma carreira de sucesso na organização. Isso traz melhores soluções para problemas, com maior criatividade e inovação.

Para que isso aconteça, é necessário que os líderes das equipes demonstrem que no trabalho existe um espaço seguro no qual qualquer um pode falar à vontade. Basicamente, a aplicação dessa estratégia envolve práticas como ouvir ativamente, tratar todos com respeito e consideração, mas não tolerar o comportamento discriminatório e nem hostil.

Existem políticas internas de proteção

Num local de trabalho inclusivo, estabelecer normas contra qualquer tipo de discriminação e assédio ajuda a construir um ambiente mais agradável. Todos os funcionários precisam entender como a intolerância é prejudicial com exemplos práticos. Por essa razão, deve-se realizar treinamentos frequentes para relembrar as políticas.

É importante ter um Canal de Denúncias acessível a todos, onde os colaboradores possam expor comportamentos ofensivos. Seriedade e confidencialidade são necessárias para as declarações. Além disso, evidentemente a empresa deve tomar medidas apropriadas para investigar e lidar com a situação.

Todos têm oportunidade de trabalho

Em locais de trabalho onde os profissionais encontram oportunidade de se promover, o ambiente é bem mais animador. Elas sabem que têm a possibilidade de alcançar cargos superiores com seu esforço pessoal, independente de fatores como origem, gênero, etnia, idade, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou outro aspecto pessoal.

Também é comum as organizações considerarem construir meios, eliminando eventuais barreiras, para que colaboradores com diferentes características possam ser selecionados. Por exemplo, permitir que funcionários que falam inglês intermediário se candidatem a uma vaga que requer inglês fluente, desde que ele se comprometa a continuar estudando.

Espaços adaptados e acessíveis para todas as pessoas

Em um ambiente inclusivo, a infraestrutura é adequada para que ninguém encontre obstáculos para transitar pelo lugar. Não faltam elementos, como rampas de acesso e portas largas para que uma pessoa com cadeiras de rodas trafegue com tranquilidade. Também há elevadores que facilitam o deslocamento de quem tem movimentos reduzidos.

O uso de pisos táteis é importante para orientar profissionais com deficiência visual. Um local de trabalho igualitário ainda possui banheiros adaptados com barras de apoio, espelhos inclinados e vasos sanitários elevados. Além disso, nele, existem cadeiras reguláveis que acomodam com conforto funcionários com qualquer tipo de corpo.

Todos compreendem sua função e importância no trabalho

Às vezes, ocorre de alguns colaboradores de uma empresa se sentirem excluídos e de alguma forma discriminados. Essa situação não deve ocorrer em um ambiente inclusivo, pois os líderes esclarecem quais são exatamente as responsabilidades de cada funcionário através de reuniões, e-mails, descrições de trabalho ou outros meios de comunicação.

Além do mais, é necessário demonstrar para cada membro da equipe como a ação dele constrói o sucesso de um projeto em sua totalidade. Deve-se enfatizar que todos têm algo a contribuir, independentemente de qualquer característica. Outra boa estratégia, nesse sentido, consiste em saber elogiar os avanços individuais dentro da equipe, com uma boa cultura de feedback. 

Ter uma liderança colaborativa

Na liderança colaborativa, em vez de tomar todas as decisões sozinho, o líder procura atuar em conjunto com a equipe unida. Ele busca ouvir e incorporar as ideias dos funcionários nos projetos. Assim, todos têm a chance de serem ouvidos em um ambiente de trabalho inclusivo.

Com isso, os profissionais ficam mais motivados a contribuir de acordo com suas habilidades e experiências. Isso ainda leva a um aumento na produtividade, satisfação e retenção dos colaboradores. Além disso, há outros benefícios indiretos, como a melhora em processos que exigem maior criatividade na resolução de problemas.

Oferece apoio ao crescimento profissional

Num ambiente inclusivo, a empresa ajuda o funcionário a construir uma carreira de sucesso. Ela busca identificar e repassar tarefas adequadas às habilidades e interesses da pessoa. Oferece treinamento e oportunidades de desenvolvimento para que o profissional se aprimore e se destaque na organização.

O colaborador é constantemente incentivado a buscar metas bem estabelecidas e alcançáveis. Frequentemente, ele recebe feedbacks construtivos onde descobre quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria. Dependendo do tipo de negócio, há a chance de permitir horários de trabalho flexíveis, licenças remuneradas e outras facilidades.

Como construir um ambiente de trabalho inclusivo?

Por onde começar a construir um ambiente de trabalho inclusivo na sua empresa? Veja as 6 dicas abaixo para entender como deixar seu negócio mais justo e igualitário para todos os colaboradores.

Atualize a cultura e as políticas da empresa

Mudar a cultura de uma companhia requer tempo, mas com dedicação é possível conquistar esse objetivo. Basta seguir alguns passos simples, como compartilhar e ouvir opiniões e sugestões. Atualize as políticas do seu negócio de modo que sejam claras e concretas para garantir a igualdade no processo de contratação e promoção.

Por exemplo, ofereça tempo de licença-paternidade igual à licença-maternidade, se possível. Considere construir uma equipe dedicada somente para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. Avalie, com frequência, se todos respeitam as normas e dê feedbacks sempre que for necessário.

Eduque e treine os seus funcionários sobre diversidade e inclusão

Educar e treinar os colaboradores sobre diversidade é uma iniciativa importante para construir um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo. Portanto, ofereça palestras ministradas, dando preferência por especialistas que abordem tópicos como preconceito inconsciente, discriminação e pequenas agressões.

Outra opção é fornecer material educativo por meio de vídeos, textos e livros. Da mesma maneira, procure incentivar a participação em eventos, conferências e fóruns relacionados ao assunto. Fora isso, sempre promova o diálogo aberto e honesto para que as pessoas possam expor suas experiências e pontos de vista.

Adapte a infraestrutura do ambiente para atender a todos

Além de evitar acidentes de trabalho, adaptar a infraestrutura do ambiente torna seu negócio mais inclusivo. Então, pense em como você pode eliminar barreiras e garantir a movimentação livre de cadeirantes, deficientes visuais e idosos. Lembre-se de que a sinalização e localização de tanto de banheiros quanto elevadores devem ser adequados.

Ter mobiliário e equipamentos apropriados também tornará sua empresa mais justa e igualitária. Um exemplo disso é a cadeira de escritório ergonômica, que protege a postura e permite que profissionais de diferentes alturas, tamanhos e peso se sentem com conforto. Para encontrar ótimos modelos veja também As 10 melhores cadeiras de escritório(1). 

Procure ser mais inclusivo nos conteúdos da empresa

O trabalho inclusivo envolve a construção de conteúdos que superem as barreiras, como as dificuldades auditivas, visuais e outras. Para funcionários que não escutam bem, pode ser útil incluir legendas ou transcrições em vídeos e áudios. Já para aqueles que não enxergam plenamente, usar fontes legíveis, cores contrastantes e descrições é um diferencial.

Outra estratégia consiste no uso de tecnologias de apoio, como leitores de tela e dispositivos de ampliação de tela. O fornecimento de formatos alternativos, como áudio e Braille, também pode ser importante. Fora isso, é aconselhável ser o mais neutro possível com o gênero nas publicações. 

Incentive as pessoas a relatarem incidentes

O trabalho inclusivo é aquele que busca construir um ambiente onde todas as pessoas são valorizadas e respeitadas, independentemente das suas diferenças. Então, para incentivar os funcionários a relatarem incidentes estabeleça canais de comunicação acessíveis, como um Canal de Denúncias.

Forneça treinamento com frequência para que todos entendam o que é e o que não é aceitável. Assegure ainda que quem fizer o relato seja tratado com respeito, com sua privacidade protegida de eventuais retaliações. 

Pense em criar um grupo voltado apenas para a inclusão

Um grupo de inclusão geralmente tem a responsabilidade de analisar as políticas de contratações e mudanças de cargos na empresa. Ele garante um tratamento justo e igualitário por parte da organização com todos os profissionais. Também costuma construir treinamentos que ensinam as habilidades necessárias para lidar com as diferenças.

Graças a essa atuação, os funcionários se sentem mais seguros para discutir questões relacionadas à diversidade que fornece feedback mais construtivo sobre a cultura da empresa. Consequentemente, isso serve para identificar as áreas que precisam de melhorias e desenvolver planos para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo.

ambiente de trabalho inclusivo com canal de denúncias

Conclusão

Como você viu, há várias formas de se construir um ambiente de trabalho inclusivo. Basta se lembrar de estabelecer políticas contra discriminação de qualquer tipo e tomar medidas para garantir que elas sejam cumpridas. Também proporcione oportunidades de desenvolvimento profissional para todos os colaboradores.

Forneça treinamentos que reforcem o respeito a diversidade cultural de todos. Além disso, garanta benefícios iguais, independentemente de gênero, etnia, idade ou outros aspectos pessoais. Adapte a infraestrutura da sua empresa para que os funcionários fiquem confortáveis nela. Desse modo, as pessoas ficarão engajadas no sucesso do seu negócio.

Fonte:
(1) https://portalvidalivre.com/articles/1055

4.8/5 - 433 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: