Segundo um estudo publicado no Journal of Financial Economics(1), somente um terço das fraudes corporativas são identificadas. Estima-se que 10% das grandes empresas de capital aberto cometem fraudes todos os anos.
Entende-se, além disso, que o número de fraudes que realmente ocorrem é muito maior do que o que se descobre.
O Relatório das Nações da ACFE de 2022 – Associação de Examinadores Certificados de Fraudes- (2) cobriu 2110 casos de fraudes corporativas em 133 países, que representaram 3,6 bilhões de dólares em perdas financeiras. A ACFE estima que, em média, empresas em todo o mundo perdem 5% da sua receita todo ano para as fraudes.
No Estudo do Cenário de Denúncias nas Empresas da Contato Seguro(3), na categoria Patrimonial e Institucional, as fraudes foram a segunda irregularidade mais relatada, representando 28% das denúncias realizadas.
As fraudes corporativas são ações ilegais e antiéticas, cometidas por uma organização ou por um colaborador. Esses esquemas são complexos e de muito difícil identificação(4) sem o instrumento adequado. Trazem não somente prejuízos financeiros importantes, mas também choques de reputação para uma empresa ou marca, podendo levá-la ao completo colapso.
Neste artigo, iremos caracterizar as fraudes nas organizações — seus tipos e como ocorrem, e indicaremos a importância do Canal de Denúncias para proteger a sua empresa desse mal. Você vai entender como essa ferramenta age, aumentando o potencial de identificação e combate desse problema.
Boa leitura!
Fraudes — tipos mais comuns e prejuízos para a sua organização
De 5% a 8% do faturamento de empresas no mundo todo é subtraído por consequência das fraudes. Esse tipo de irregularidade é um dos mais presentes no mundo das corporações.
Todas as empresas estão sujeitas a sofrer desse problema. O grande desafio é encontrar formas de restringir sua ocorrência e proteger a organização o máximo possível.
A fraude pode ser entendida como a manipulação e/ou falsificação de dados e valores, com o objetivo de adquirir uma vantagem ou benefício pessoal, em prejuízo da organização.
Uma organização inteira está cometendo uma fraude, por exemplo, quando modifica ou esconde seus verdadeiros registros contábeis, passando uma imagem falsa para o mercado — demonstrando que está melhor do que na realidade está.
Pode-se fraudar os dados e a publicação dos registros contábeis para obter ou continuar usufruindo das vantagens de uma posição elevada no mercado — mais investidores, mais clientes, etc.
Enganar os clientes quanto a um produto ou serviço ao omitir informações importantes também é fraude. A omissão de um defeito num produto permite que as pessoas continuem comprando.
As fraudes também podem ser cometidas por colaboradores de uma organização. Subtrair valores da organização e disfarçar a diferença nos registros contábeis, oferecer propina, suborno e superfaturar valores, são algumas formas.
Temos, além dessas:
- emissão de notas fiscais irregulares;
- pagamentos indevidos ou duplicados;
- furtos e desvio de bens da organização;
- falsificação ou omissão nos registros contábeis;
- usar o cartão de crédito ou equipamentos da empresa para fins pessoais;
- antecipação de receitas ou postergação de despesas;
- entre outros.
Fraudes de todos os tipos têm consequências arrasadoras(5) para uma organização — perdas financeiras importantes, danos à reputação, envolvimento com questões legais delicadas, além da perda da moral, confiança e motivação dos colaboradores.
Por isso, é essencial que uma empresa tenha os meios necessários para abordar a questão das fraudes.
Ter um Canal de Denúncias é a estratégia mais eficiente para evitar e combater irregularidades numa organização, e principalmente as fraudes. Continue lendo para entender como.
Canal de Denúncias: protegendo sua empresa contra fraudes
A presença maciça de fraudes no ambiente corporativo foi confirmada pelo Estudo do Cenário de Denúncias nas empresas da Contato Seguro(3).
Analisando 112 mil relatos realizados pelos Canais da nossa empresa, os desvios de ativos e fraudes foram o segundo tipo mais relatado na categoria Patrimonial e Institucional — representando 28% das denúncias realizadas.
O Relatório das Nações da ACFE de 2022 aponta que 42% das fraudes foram detectadas por “dicas”, ou seja, alguém informou a sua ocorrência. Portanto, a maior parte das denúncias ocorreu porque havia a oportunidade de relatar a ocorrência.
Isso significa que alguém na organização sempre sabe ou suspeita que alguma irregularidade está acontecendo. Mas frequentemente sentem medo ou não sabem para quem contar e como relatar o que está acontecendo.
Disponibilizar um Canal de Denúncias externo com garantia de anonimato é dar a esses manifestantes de boa-fé a oportunidade de relatar as ocorrências, e dar ciência dessas questões aos responsáveis na organização.
O Relatório das Nações demonstra, com esses dados, não somente essa utilidade, mas a superioridade do Canal de Denúncias para a identificação de irregularidades em comparação a qualquer outro formato ou estratégia de detecção.
Assim, o Canal de Denúncias é o instrumento mais eficiente para a detecção, prevenção e combate de irregularidades, com destaque das fraudes, nas empresas.
Boas práticas para a efetividade do Canal de Denúncias
Um Canal de Denúncias externo funciona tão bem porque possui alguns atributos importantes:
Anonimato
Permitindo que o relator não precise se identificar em nenhum momento do processo, o que o protege contra retaliações. Dessa forma, ele se sente encorajado e motivado para relatar as situações irregulares, e se torna um parceiro da organização no combate às más condutas.
Equipe especializada
Para qualificar os relatos, um bom Canal de Denúncias deve contar com um time especializado para coletar dados e informações importantes junto aos denunciantes. Os psicólogos-ouvidores são os responsáveis por essa coleta de dados, e possuem as técnicas necessárias para fazer com que o relato seja o mais detalhado e o mais seguro possível para o denunciante.
Acessibilidade
Nosso Estudo do Cenário de Denúncias nas empresas da Contato Seguro(3) identificou que permitir a Acessibilidade e considerar as Preferências do manifestante tornam o canal também mais eficiente.
A acessibilidade significa uma boa plataforma, intuitiva e fácil de usar, e a disponibilidade do Canal o tempo todo — 24h por dia, 7 dias na semana. Denunciar é um ato importante, e por isso delicado. A prontidão do meio é fundamental.
Consideração das preferências do manifestante
Considerar as preferências do manifestante significa, por sua vez, disponibilizar a maior quantidade de meios possível para a realização da denúncia — telefone, site, aplicativo, e-mail, etc.). De novo, isso serve para retirar qualquer obstáculo entre o denunciante e o relato — permitir que ele sempre possa denunciar quando se sentir pronto.
Assim, em resumo, um bom Canal de Denúncias terá o anonimato, uma equipe profissional especializada, acessibilidade e considerará as preferências do manifestante.
Conclusão
O Canal de Denúncias é a plataforma mais eficiente para o combate das fraudes numa organização — possibilitando que denunciantes de boa-fé tenham um meio seguro, suporte profissional e facilidade para relatar informações importantes sobre a ocorrência.
O Relatório das Nações da ACFE e o Estudo do Cenário de Denúncias nas empresas da Contato Seguro(3) são pesquisas importantes para comprovar a utilidade e a eficiência do Canal.
Se você deseja proteger sua empresa contra fraudes, considere a implementação de um Canal de Denúncias como parte de suas estratégias de segurança.
Com a Contato Seguro, você possui todo o suporte necessário para a disponibilização, comunicação e garantia de eficiência do Canal — tornando-o plenamente funcional e combatendo objetivamente irregularidades e más condutas de todos os tipos em sua organização.
Fale com um de nossos especialistas.
Segundo o Relatório das Nações da ACFE de 2022, 42% das fraudes corporativas são descobertas por meio de “dicas” ou denúncias. Isso indica que as pessoas dentro das organizações muitas vezes estão cientes de irregularidades. O Canal de Denúncias desempenha um papel crucial neste contexto, oferecendo um meio seguro e anônimo para que os funcionários e outras partes interessadas relatem suspeitas de fraude, aumentando significativamente as chances de detecção e prevenção dessas atividades ilícitas.
Um Canal de Denúncias eficiente no combate às fraudes corporativas deve oferecer garantia de anonimato para proteger o denunciante de retaliações, possuir uma equipe especializada para qualificar os relatos, ser acessível 24/7, e considerar as preferências do manifestante, oferecendo múltiplos meios para realizar a denúncia (telefone, site, aplicativo, e-mail, etc.). Estas características encorajam os indivíduos a relatar irregularidades e garantem a coleta de informações detalhadas e precisas para a investigação das denúncias.
Os tipos mais comuns de fraudes em empresas incluem manipulação e falsificação de dados e valores, emissão de notas fiscais irregulares, pagamentos indevidos, furtos e desvios de bens, uso indevido de recursos da empresa para fins pessoais, entre outros. As fraudes têm consequências devastadoras para as organizações, incluindo perdas financeiras significativas, danos à reputação, envolvimento em questões legais complicadas e a perda da confiança e motivação dos colaboradores. Estes impactos podem levar a um declínio nos negócios e até ao colapso da empresa.
Fontes:
(1) https://tinyurl.com/mrx9f952
(2) https://legacy.acfe.com/report-to-the-nations/2022/
(3) https://canaldedenuncia.canaldaetica.com.br/estudo-2023
(4) https://corporatefinanceinstitute.com/resources/esg/corporate-fraud/
(5) https://financialcrimeacademy.org/impact-of-fraud-on-organization/