Boas práticas de governança incluem um Canal de Denúncias seguro, como a plataforma tecnológica da Contato Seguro, empresa líder do setor no Brasil.
A boa governança corporativa conduz à transparência e ética nos negócios. A grande dúvida está em como fazer isso. A resposta está no uso de ferramentas capazes de promover uma cultura de integridade nas empresas, como o Canal de Denúncias.
Para evitar o conflito de interesses e fortalecer a governança, as organizações estão aderindo cada vez mais à terceirização desse recurso. Prova disso são as mais de 2 mil empresas atendidas pela Contato Seguro, marca pioneira e líder no oferecimento de Canais de Denúncias tecnológicos no Brasil.
O mecanismo de conformidade permite aos colaboradores e outras partes interessadas relatar irregularidades cometidas no ambiente de trabalho, como fraudes, corrupção, assédio e outras condutas antiéticas e ilícitas.
“A segurança e a confidencialidade da plataforma são prioridades nesse cenário para que o Canal esteja alinhado às demais práticas e políticas que garantem a responsabilidade, a equidade e a prestação de contas da empresa perante seus stakeholders”, afirma Pedro Miranda, diretor comercial da Contato Seguro.
Canal de Denúncias na criação de uma cultura de integridade
A criação de uma cultura organizacional sólida que valoriza a integridade, a ética e a responsabilidade pode ser impulsionada pela implementação do Canal de Denúncias. E para que ele seja bem-sucedido, é preciso que a ferramenta ofereça sigilo aos colaboradores, encorajando-os a agir em prol do bem da empresa, sem o medo de retaliação.
Desse modo, o Canal de Denúncias também incentiva o cumprimento do Código de Conduta da empresa, sendo este um documento fundamental para guiar as decisões e atitudes no dia a dia dos funcionários de acordo com os valores éticos da organização.
Por exemplo, se um funcionário se deparar com uma situação de discriminação ou violação de dados confidenciais da empresa, ele pode manifestar suas suspeitas e apresentar evidências de forma anônima e segura através do Canal de Denúncias.
Promoção de relações e processos transparentes
A transparência é um requisito inegociável na boa governança corporativa. Por isso, o Canal de Denúncias desempenha um papel fundamental ao criar um ambiente de confiança onde as relações são baseadas na honestidade e no respeito mútuo, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre as equipes e as lideranças.
Os relatos acolhidos são tratados de maneira confidencial, sendo a denúncia anônima preferida por mais de 80% dos usuários, de acordo com o Estudo de Cenário das Denúncias 2022 da Contato Seguro. Além disso, o Canal permite que a apuração seja conduzida de forma imparcial e transparente, sem favorecimentos ou interferências externas. Isso ajuda a fortalecer a confiança dos funcionários e terceiros no posicionamento da empresa.
Cumprimento de requisitos legais
O Canal de Denúncias se tornou uma ferramenta obrigatória para o cumprimento da legislação brasileira que evidencia o papel social das organizações, especialmente as empresas com CIPA, como é o caso da Lei 14.457/22.
Ao instituir o Programa Emprega + Mulheres, a norma cria condições para que mais mulheres façam parte do mercado de trabalho com o auxílio de medidas e ferramentas de combate, como o Canal de Denúncias, contra a discriminação de gênero e o assédio no trabalho — crimes em que elas são as principais vítimas.
A Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13) ainda impulsiona as empresas a adotarem políticas mais rigorosas de combate às irregularidades, enquanto a Lei 14.611/23 (Igualdade Salarial) exige transparência salarial e nos critérios de remuneração.
Canal de Denúncias e a prevenção de riscos
Identificar e prevenir riscos faz parte de uma governança eficaz. Logo, o monitoramento dos relatos recebidos pelo Canal de Denúncias pode despertar insights valiosos sobre possíveis falhas e oportunidades de melhoria em processos e operações que ainda não foram detectados pelos gestores.
Portanto, o Canal de Denúncias atua como uma ferramenta proativa na gestão de riscos, permitindo que a empresa identifique e resolva problemas antes que se tornem crises de reputação e processos legais.
Como estruturar um Canal de Denúncias eficaz?
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), houve um aumento expressivo no número de empresas brasileiras aderindo a práticas de governança: de 51,1% (2018) para 65,3% (2023). Uma amostra da importância crescente desse pilar nas instituições, assim como da implementação de um Canal de Denúncias eficaz.
Para isso, é essencial treinar os profissionais sobre as diretrizes de conduta da empresa e estruturar um sistema de denúncias que garanta a segurança das informações coletadas, incluindo a identidade dos denunciantes.
O Canal também deve permitir o acompanhamento da apuração para ter credibilidade. Com tantas demandas a serem cumpridas, um Canal de Denúncias externo e independente se torna a opção de melhor custo-benefício.
Além disso, é essencial disponibilizar diversos meios de acesso ao Canal para que ele seja inclusivo. A Contato Seguro, por exemplo, oferece disponibilidade 24/7 via telefone 0800, site e aplicativo com suporte de profissionais capacitados para o sucesso do Canal de Denúncias.
Sobre a Contato Seguro
A Contato Seguro se destaca no mercado brasileiro há mais de 15 anos por oferecer uma solução avançada de Canal de Denúncias. Com uma plataforma personalizada e atendimento especializado por psicólogos-ouvidores, ajudou mais de 2.000 empresas em 37 países a gerenciar um Canal de Denúncias eficaz em 12 idiomas diferentes.
Priorizando segurança, confidencialidade e transparência em todo o processo, a Contato Seguro é a melhor parceira para organizações que buscam fortalecer sua governança corporativa, otimizar processos e promover um ambiente ético e seguro no ambiente de trabalho.
Governança corporativa é um conjunto de boas práticas que conduzem à transparência e ética nos negócios, promovendo a responsabilidade, a equidade e a prestação de contas da empresa perante seus stakeholders.
O Canal de Denúncias fortalece a governança corporativa ao promover uma cultura de integridade, incentivar o cumprimento do Código de Conduta, criar relações e processos transparentes, auxiliar no cumprimento de requisitos legais e atuar na prevenção de riscos.
A terceirização do Canal de Denúncias é importante para evitar conflitos de interesses, pois garante uma apuração imparcial e transparente das denúncias, sem favorecimentos ou interferências externas.
Algumas leis brasileiras que evidenciam a importância do Canal de Denúncias são a Lei 14.457/22 (Programa Emprega + Mulheres), a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13) e a Lei 14.611/23 (Igualdade Salarial).
O Canal de Denúncias atua na prevenção de riscos ao permitir que a empresa identifique e resolva problemas antes que se tornem crises de reputação e processos legais, por meio do monitoramento dos relatos recebidos.
Um Canal de Denúncias eficaz deve garantir a segurança das informações coletadas, permitir o acompanhamento da apuração, ser acessível por diversos meios e contar com suporte de profissionais capacitados.