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Canal de Denúncias: Reduzindo fraudes e assédios

Canal de Denúncias para reduzir fraudes e casos de assédio
Tempo de Leitura: 4 Minutos

Fraudes e assédios são situações ameaçadoras para qualquer organização, esses problemas resultantes de cobiça existem há bastante tempo na sociedade, sempre visando ganhar vantagem, proporcionando desvantagem e prejuízo ao outro.

Aqui no Brasil, não muito diferente de outros países, desde que começaram as operações mais incisivas de combate à corrupção, diga-se a “lava-jato”, realizadas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, percebeu-se que o risco de fraude e outros atos ilegais são inerentes a qualquer empresa, seja ela pública, privada ou mista, bastando possuir recursos ou poder que afetem o mercado e o patrimônio, atraindo a atenção da máfia.

Nesse cenário, a sociedade passa a cobrar das empresas, com razão, cada vez mais transparência, ética e lisura em suas ações, aumentando a luta dos gestores no combate desses crimes.
Essas situações, além de prejudicar os colaboradores e a sociedade, causa a perda de mercado, de boicotes e severos prejuízos que podem levar à falência do negócio. Por isso, é fundamental a utilização de ferramentas que colaborem para o controle desses problemas, através de denúncias.

O que são Canais de Denúncias?

É uma ferramenta aliada da organização e de fundamental importância para cumprir os planos de compliance existentes, tendo uma grande exigência, cada vez maior, por meio da qual seus colaboradores, parceiros, clientes e funcionários realizam a comunicação de irregularidades e práticas consideradas ilegais.

A cartilha da Controladoria Geral da União (CGU) determina que para uma implementação segura e efetiva são necessárias seguir as seguintes orientações:

  • Disponibilizar diferentes modos de coletar os dados da denúncia, como formulários eletrônicos, e-mails, carta e pessoalmente;
  • O canal deve ser acessível tanto ao público interno quanto para o externo;
  • Oferecer a opção de denúncia anônima, deixando o denunciante confortável e livre de receios de sofrer retaliações;
  • Haver ferramentas que possibilitem o delator acompanhar o andamento do processo;
  • Ter uma área específica de Programa de Integridade, código de ética e conduta;
  • Treinar os colaboradores para trabalharem de acordo com as normas estabelecidas;
  • Monitoramento contínuo dos funcionários.

Assim, as denúncias feitas são encaminhadas para a área competente, onde serão recepcionadas e analisadas, para a obtenção de provas, além de passar por outras ferramentas de gestão para planejar, orientar e indicar possíveis caminhos aos gestores para a resolução dos problemas.

11 vantagens de ter um Canal de Denúncias

A presença de um Canal de Denúncias na empresa pode trazer uma série de vantagens. Vamos ver algumas delas:

  1. Evitar vazamentos de informações sobre os problemas que poderiam ser tratados internamente;
  2. Reduzir os prejuízos gerados com fraudes e assédios que podem impactar o cofre da empresa;
  3. Minimizar as chances de problemas judiciais que possam gerar multas e sanções pesadas;
  4. Aumentar a confiança dos colaboradores na instituição;
  5. Alinhar a organização com as políticas de compliance e com a Lei Anticorrupção;
  6. Representar um diferencial competitivo para o negócio, devido à credibilidade conquistada;
  7. Possibilitar a aplicação de sanções sobre os colaboradores que estejam cometendo atos ilícitos, mostrando que a empresa é séria e rígida nesse quesito;
  8. Melhorar a gestão de conflitos;
  9. Melhorar o clima organizacional;
  10. Aumentar a produtividade;
  11. Aumentar a participação das licitações, entre outras vantagens que se referem à imagem e critérios de qualidade da organização.

Como implementar um Canal de Denúncias para reduzir fraudes e assédios?

Implementar um Canal de Denúncias, além de necessário para o bom desenvolvimento da instituição, faz parte de um ato estratégico de melhoria, visibilidade e avaliação do nível de satisfação do cliente.

Para isso, primeiramente deve-se conhecer a realidade e as necessidades da empresa, como porte, estrutura e outras características.

Compete ao responsável pela empresa gerenciar quais os tipos de denúncias serão recebidas, determinar as áreas que a tratarão e quais os profissionais que solucionarão o problema denunciado, geralmente é a ouvidoria o setor responsável pelo tratamento dessas manifestações.

Outro ponto, não menos importante, é a preparação dos profissionais que receberão ou conduzirão a denúncia e o incentivo dos que a farão. Para tanto, é necessário o investimento em palestras e treinamentos que despertem e acentuem o lado ético e moral dos utilitários e funcionários.

Assim, os responsáveis da ouvidoria se juntarão à equipe e tomarão as devidas providências a fim de que bons clientes não sejam perdidos e de que a corporação não tenha a imagem prejudicada no mercado.

Por fim, observar a legislação vigente na empresa, pois é ela que determinará as regras e obrigações que precisam ser respeitadas, tendo total ligação com o Canal de Denúncias, bem como um Comitê de Ética participativo nesse processo para uma análise minuciosa e uma punição justa.

Canais de Denúncias Contato Seguro para a redução de fraudes e assédios

A Contato Seguro é uma empresa que, além de estar alinhada às legislações de segurança e anticorrupção, conta ainda com profissionais qualificados e treinados para o tratamento e otimização dessas informações e que se preocupam com a sua imagem e reputação.

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