Pesquisar
Close this search box.

Clima organizacional e Canal de Denúncias: dicas para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro

Clima organizacional e Canal de Denúncias: dicas para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro
Tempo de Leitura: 5 Minutos

O clima organizacional é um fator fundamental na “saúde” do ambiente de qualquer empresa. É este aspecto o definidor da “atmosfera coletiva” percebida pelos colaboradores e públicos envolvidos na rotina do negócio. 

Prezar pela manutenção de relações saudáveis de trabalho, pautadas pelo respeito mútuo, pela ética e, principalmente, pela integridade, é uma atitude indispensável no cumprimento da missão de gerar uma sensação de acolhimento e pertencimento a todas as pessoas que formam a organização. 

Essa não é uma tarefa fácil. As relações humanas, por si só, envolvem uma série de camadas e emoções “desafiantes” à convivência diária. Mas, a boa notícia é: seja você um colaborador(a), líder ou parceiro(a) comercial, existem dicas neste artigo capazes de ajudá-lo(a) a ter sucesso nessa tarefa.

É também neste contexto que você descobrirá como o Canal de Denúncias se configura como um poderoso aliado das instituições e das pessoas, auxiliando no combate às irregularidades potencialmente nocivas ao clima organizacional.

Com este material, você poderá entender melhor:

  • O que é o Clima Organizacional;
  • Quais são os efeitos de um clima organizacional positivo versus negativo;
  • Quais são as formas de manter o equilíbrio;
  • Qual é o papel do Canal de Denúncias neste cenário;
  • E muito mais!

Boa leitura!

Clima organizacional: o que é?

Clima organizacional é o nome dado a um sentimento coletivo (uma espécie de percepção) dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, suas condições laborais, a convivência com os colegas e a liderança, entre outros elementos pertencentes ao dia a dia da empresa.

Este aspecto é “moldado” por uma série de fatores particulares da cultura inerente às práticas e as “conexões” estabelecidas no trabalho. 
O clima organizacional pode ter um caráter positivo ou negativo, “regulando” o “índice de satisfação” de cada um e podendo gerar efeitos distintos no nível de engajamento das pessoas.

Quais são os efeitos de um clima organizacional positivo versus negativo?

A “mecânica” por trás deste tema é muito simples….

Um clima positivo resulta em uma rede de funcionários mais comprometida, colaborativa e que, de fato, “veste a camisa da organização”, possibilitando resultados benéficos como:

  • Maior produtividade — “aquece” e motiva uma busca tanto individual quanto coletiva pelo desenvolvimento e aumento do desempenho e performance.
  • Maior engajamento — a satisfação e a motivação decorrentes de uma atmosfera colaborativa também aumentam o compromisso das equipes quanto à conquista de metas e envolvimento em projetos. 
  • Menor ausência — menos atrasos, menos faltas e maior retenção de talentos.

Já um clima negativo, tem como consequência o oposto:

  • Conflitos, conflitos e mais conflitos — onde não impera a integridade na condução de relações interpessoais e atividades, são abertos “terrenos férteis” para a possível ocorrência de irregularidades variadas (como o assédio moral, brigas, fofocas e outras atitudes prejudiciais). 
  • Baixa produtividade — colaboradores desmotivados produzem menos, exercem menos a sua criatividade e têm menos vontade de se engajar nos projetos. 
  • Alta rotatividade — funcionários descontentes tendem a buscar oportunidades em outras empresas, resultando na perda de talentos e na geração de encargos com novas contratações.

Clima organizacional: como encontrar o equilíbrio e manter uma atmosfera positiva?

Para impedir as consequências ruins da geração de um clima organizacional negativo e colher os benefícios de um ambiente de trabalho sadio, o 1º passo é ter em mente que essa não é uma tarefa individual, mas sim uma missão coletiva.

Por um lado, a liderança deve atuar tanto na promoção quanto como referência na realização de atitudes práticas capazes não só de incentivar a criação dessa positividade, mas de manter as suas equipes motivadas, por meio de feedbacks construtivos, comunicação gentil e estimulação de comportamentos éticos.

Também faz parte da responsabilidade de cada líder estar atento aos possíveis problemas que estejam ocorrendo em sua equipe e realizar ações de conscientização para evitar que eles ocorram.

Por outro lado, as equipes precisam estar nessa mesma “sintonia”, reforçando o seu comprometimento com a vontade de fazer parte de um ambiente íntegro e saudável para todos.

Confira alguns exemplos de atitudes inimigas do bom clima:

  • Brigas frequentes, desrespeito, intrigas e fofocas.
  • Agressão verbal, ofensas, xingamentos e gritos.
  • Sobrecarga de trabalho e vigilância excessiva.
  • Bullying individual ou coletivo.
  • Cobranças desproporcionais.
  • Discriminação e exclusão.
  • Exposições ao ridículo.
  • Desvios de função.

Dicas para os líderes

  1. Comunicação efetiva: Uma comunicação clara e efetiva é fundamental para manter o bom clima. É importante que os colaboradores sintam que suas opiniões, sugestões e preocupações são valorizadas e respeitadas.
  2. Cultura de feedbacks: dar retorno à sua equipe sobre os projetos em que estão envolvidos ajuda a promover a transparência e a confiança. Reconhecer o seu desempenho, motivá-los a entregar sempre o seu melhor, investir em programas de treinamento e incentivar o aprendizado também devem fazer parte das ações dos líderes.
  3. Inspiração: os líderes são as figuras em que os membros das equipes buscam inspiração. Portanto, devem ser porta-vozes da ética, do respeito, da inclusão e do comprometimento.
  4. Colaboração: a cultura de colaboração é importante para promover o trabalho em equipe e o compartilhamento de conhecimento e experiências. Os líderes podem incentivar a colaboração através de projetos em equipe, reuniões regulares e eventos de integração.

Dicas para os colaboradores

  1. Trabalhe em equipe: esteja aberto a trabalhar com seus colegas e ajude-os sempre que possível. Compartilhe conhecimentos e habilidades para que todos possam crescer juntos.
  2. Resolva conflitos de forma positiva: se houver conflitos, busque resolvê-los de forma positiva e construtiva. Mantenha-se disponível para o diálogo e procure soluções que beneficiem a equipe como um todo.
  3. Demonstre engajamento: permaneça sempre presente e envolvido nas atividades da empresa. Reforce sua proatividade para atingir os objetivos da equipe e abra as portas para novos aprendizados, buscando sempre aprimorar suas habilidades por meio do conhecimento. 
  1. Seja respeitoso: demonstre respeito e cortesia com seus colegas de trabalho, independentemente de diferenças pessoais ou opiniões divergentes.

Clima organizacional e Canal de Denúncias: como a ferramenta pode ajudar?

O Canal de Denúncias é um poderoso aliado da manutenção de um bom clima organizacional nas empresas. 

Essa ferramenta é um meio seguro, confidencial e com possibilidade de anonimato, para que os colaboradores possam reportar situações de assédio, discriminação, fraudes, corrupção, entre outros comportamentos inadequados capazes de prejudicar o ambiente de trabalho, assim como a saúde mental e física dos funcionários.

Além disso, o Canal de Denúncias também é uma ferramenta facilitadora da gestão, pois permite a detecção de problemas e comportamentos inadequados que possam estar ocorrendo “às escondidas” e prejudicando o clima, permitindo a realização de mudanças positivas, após a devida apuração e tomada de providências. 

Em resumo, o Canal auxilia efetivamente na prevenção e combate a más condutas. Sendo assim, é uma plataforma que deve ser amplamente divulgada e utilizada por todos na empresa, para assegurar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e colaborativo para todos.

Conclusão

O clima organizacional afeta a percepção dos colaboradores e das pessoas envolvidas na rotina do negócio.

Neste universo, o Canal de Denúncias é uma ferramenta capaz de auxiliar na manutenção da integridade e no combate às irregularidades potencialmente nocivas a esse clima. 

Para encontrar o equilíbrio e manter uma atmosfera positiva, é preciso uma atuação coletiva, tanto dos líderes quanto das equipes, com práticas que incentivem a criação dessa positividade, mantendo as equipes motivadas e comprometidas.

4.8/5 - 288 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: