Clima Organizacional: entenda o que é e como melhorá-lo na sua empresa

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

Autores, gestores e colaboradores entram em consenso quando se trata do valor indispensável das pessoas para as organizações.

Pessoas são um recurso imprescindível nas empresas quando se tem como objetivo a criação, gestão, execução e a avaliação de processos e tarefas dentro de uma empresa — aliás, é bom lembrar, que toda empresa terá pessoas também como seus clientes.

Portanto, as pessoas fazem uma organização. E a qualidade das relações interpessoais e processos que ali se dão é uma dos elementos mais importantes para se avaliar uma empresa.

Toda empresa possui suas especificidades: localiza-se em certo país, região e cidade; tem seu ramo de atividade; pode ser pequena, média ou grande; é caracterizada pelo setor econômico, constituição jurídica, entre outros.

Além dessas particularidades, as empresas também se diferenciam porque são compostas por diferentes gestores e colaboradores, e por diferentes processos e relações.

Essa composição própria (pessoas, processos e relações), que abarca vários elementos, é o que podemos chamar de clima organizacional.

Neste artigo, iremos apresentar os elementos do Clima Organizacional, a sua importância para uma organização e preparamos algumas dicas de como melhorar o clima organizacional na sua empresa.

Elementos do Clima Organizacional

02 Meses de Isenção

O clima organizacional pode ser entendido(1) como a percepção de longo prazo do ambiente de trabalho e cultura organizacional do colaborador em relação à empresa em que trabalha.

Aqui é importante diferenciar Cultura Organizacional de Clima Organizacional(2) — a cultura organizacional é o conjunto de valores e comportamentos manifestados pelos colaboradores da empresa. O clima é a percepção do ambiente pelos colaboradores.

Ou seja(3), é o conjunto de atitudes, práticas e processos que atuam na percepção dos colaboradores sobre seu empregador — é a maneira que os profissionais sentem e percebem o seu local de trabalho.

Assim, toda organização tem um “jeito” diferente, uma “marca”, uma “personalidade” — o clima organizacional, que inclui, entre outros:

  • a autonomia percebida do colaborador para realização de suas tarefas;
  • o incentivo dos líderes para a performance;
  • o tratamento dos gestores e colegas;
  • a efetividade do gerenciamento de conflitos;
  • o sentimento de crescimento e avanço na carreira.

Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa e não sabe por onde começar, fale com um especialista da Contato Seguro.

Como eles se apresentam?

Esses componentes se dão de maneira diferente em cada organização, e o conjunto sempre pode ter um impacto negativo ou positivo sobre a percepção dos trabalhadores.

A atmosfera de uma organização é alimentada por cada pessoa ali presente — principalmente pelos líderes, gerentes e gestores, que transmitem esses valores e atitudes no dia a dia de trabalho.

Ter consciência sobre o Clima Organizacional e entender seus elementos permite que se considere adaptações e mudanças que podem gerar um impacto muito positivo numa organização.

Para a Head de Gente e Gestão da Contato Seguro, Heloísa Moraes, o Clima Organizacional:

“(…) é um fator crucial para o desempenho, satisfação e retenção dos colaboradores. Quando o ambiente de trabalho é positivo e motivador, os funcionários tendem a ser mais produtivos, engajados e comprometidos com os objetivos da empresa. Nesse contexto, o setor de Gente de Gestão desempenha um papel fundamental na criação de estratégias e políticas que melhorem efetivamente o clima organizacional.”

Além disso, a especialista reitera que o setor de Gente e Gestão deve estar sempre em colaboração com a liderança nas ações de fortalecimento do clima organizacional, criando uma gestão de transparência e inclusão, que são as bases para um clima organizacional saudável.

Dito isso, qual é o caminho para iniciar esse processo? Como é possível compreender e intervir no Clima Organizacional da minha empresa?

Como melhorar o Clima Organizacional na sua empresa 

Identificação dos pontos fracos

O primeiro passo para qualquer intervenção eficiente deve ser a avaliação. 

Em primeiro lugar, realize uma análise interna para identificar os principais desafios e áreas problemáticas que afetam o clima organizacional.

Essa avaliação pode ser feita por um questionário anônimo, e deve abordar as lideranças, a rotina de trabalho, o volume de tarefas, os sistemas de recompensa, enfim, todos os elementos citados acima.

Comunicação efetiva

Estabelecer canais abertos e transparentes de comunicação é uma dica válida para qualquer organização em qualquer momento e lugar.

A comunicação está presente em todas as atividades numa organização, e sempre pode ser aprimorada.

Para articular os problemas de maneira mais assertiva, utiliza-se um estilo de comunicação funcional.

E incentivar a cultura do feedback, da troca e das críticas construtivas torna o trabalho mais produtivo e mais agradável.

Reconhecimento e recompensa

Implementar programas de reconhecimento e recompensa para valorizar e motivar os funcionários, destacando suas contribuições e conquistas.

Isso pode ser feito pela expressão pública do reconhecimento, envio de cartões, presentes, celebrações internas, entre outros. Reforçar o bom comportamento é a melhor forma de garantir que ele continue a ocorrer.

Liderança inspiradora

Os líderes são verdadeiros articuladores do clima organizacional — são eles que estabelecem e reforçam o tipo de interação na equipe, a forma de lidar com conflitos e resolução de problemas.

Por isso, para criar um clima organizacional positivo é importante desenvolver líderes que inspirem confiança. Além disso, que sejam acessíveis, incentivem o crescimento pessoal e profissional da equipe, e promovam um ambiente colaborativo.

Promoção do equilíbrio trabalho-vida pessoal

A rotina de trabalho pode ser desgastante e tirar a percepção de liberdade pessoal do colaborador.

Portanto, possibilitar a flexibilidade de horários, incentivar pausas regulares e promover políticas que apoiem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são pontos importantes e muito valorizados pelos colaboradores.

Desenvolvimento de habilidade

Disponibilizar e investir em programas de treinamento e desenvolvimento que objetivem o aprimoramento das habilidades e competências dos funcionários.

A capacidade de crescer e se desenvolver tem um papel muito importante no clima organizacional. Os colaboradores se sentem mais valorizados e mais motivados quando têm espaço para o auto aprimoramento

Esses são alguns pontos fundamentais para melhorar o clima organizacional de sua organização.

Esforços conjuntos da liderança, Gente e Gestão e dos colaboradores elevarão seus níveis de satisfação geral no trabalho.

Outro passo importante para a melhoria do clima organizacional na sua empresa e para a prevenção e combate a irregularidades é a implementação do Canal de Denúncias.

O Canal de Denúncias é uma plataforma para recebimento de relatos sobre irregularidades que podem ocorrer num local de trabalho (assédio moral e sexual, bullying, fraudes, entre outras). Através do anonimato e total segurança do denunciante, a ferramenta permite identificar e solucionar esses problemas.

clima organizacional canal de denúncias

Conclusão

Por fim, o clima organizacional é a atmosfera de um ambiente laboral — como os colaboradores percebem a empresa de seu ponto de vista. 

Assim, é um componente fundamental da produtividade, satisfação e retenção dos colaboradores de uma empresa.

Algumas dicas para melhorar o clima organizacional de uma organização são, após levantados os pontos mais fracos, investir em treinamentos, tanto da liderança quanto dos colaboradores. Além de trabalhar a comunicação, promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e estabelecer uma política de reconhecimento e recompensa.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre como gerar melhorias para a sua organização, confira nosso blog e nos siga nas redes sociais: Instagram(4), LinkedIn(5), TikTok(6).

Considere também implementar um Canal de Denúncias, ferramenta de grande eficiência para combate a irregularidades, que gera muitos benefícios para as empresas.

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/yj5sbk88
(2) https://tinyurl.com/3kxtthr4
(3) https://tinyurl.com/3hzevxxa
(4) https://tinyurl.com/4yxpkbj7
(5) https://tinyurl.com/ymc5edcs
(6) https://tinyurl.com/493svzk9

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