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Estratégias práticas para promover um clima organizacional positivo

clima organizacional positivo
Tempo de Leitura: 6 Minutos

Em nosso último artigo, entendemos melhor a importância de cuidar do clima organizacional positivo da sua empresa.

O clima organizacional diz de todos os fatores que têm impacto sobre a qualidade do ambiente de trabalho: comunicação, confiança e colaboração do trabalhador, sentimento de envolvimento, liderança, políticas de recompensa, entre outros.

Modificar esses fatores de maneira construtiva trará os seguintes benefícios:

  • Impacto positivo nos resultados;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Cultura organizacional;
  • Colaboração e inovação;
  • Saúde e bem-estar dos funcionários.

Neste artigo, traremos três estratégias práticas para a promoção de um clima organizacional positivo, que são: 

1. Comunicação;

2. Valorização dos funcionários; e

3. Liderança inspiradora.

Vamos nos aprofundar em cada um delas para que você possa, hoje mesmo, traçar um planejamento e aplicá-las na sua organização.

Boa leitura!

Tipos de Clima Organizacional

Antes de falarmos sobre como medir o Clima Organizacional da sua empresa e atacar as quatro dicas, vamos entender rapidamente como o clima organizacional se classifica.

Na verdade, é muito simples. O Clima Organizacional pode ser classificado como(1): ruim, médio e bom; ou desfavorável, neutro e favorável, que significam a mesma coisa, respectivamente.

O clima ruim indica insatisfação e desconforto do colaborador com a organização e com colegas de trabalho. Baixos níveis de motivação, desânimo e sentir o trabalho apenas como um fardo fazem parte da percepção ruim do clima organizacional de uma empresa.

O clima neutro tem benefícios suficientes para que um trabalhador siga sua rotina e permaneça no trabalho. Recompensas, boas comunicações, trocas e colaborações ocorrem de forma inconstante — indício de uma cultura organizacional ainda em formação. Um ambiente desejável de trabalho, no entanto, não é o clima neutro.

O clima bom envolve motivação e boa adaptação ao ambiente, times colaborativos, comunicação assertiva, espaço para criatividade, e sentimento de valor e propósito.

Apesar da facilidade desses conceitos, classificar o clima organizacional de sua empresa pode ser um desafio! O setor de Gente e Gestão tem grande participação nessa avaliação, já que possuem as ferramentas efetivas para acessar o clima.

Nem sempre a percepção da liderança ou dos gestores estará congruente com a realidade — os colaboradores podem esconder sua insatisfação ou por falta de oportunidade, ou por medo de algum tipo de represália.

Por isso é importante que qualquer movimento para a melhoria do Clima Organizacional seja muito bem planejado, com avaliações, intervenções e monitoramento dos resultados.

A seguir, vamos entender quais são os sinais de um bom clima organizacional, que podem ser usados como variáveis de estudo e avaliação no início do processo de fortalecimento do clima.

Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa e não sabe por onde começar, fale com um especialista da Contato Seguro.

Medindo o Clima Organizacional

Sendo o Clima Organizacional positivo o resultado da união dos fatores citados acima, podemos medir o clima por alguns indicadores(2):

Tempo de permanência dos colaboradores dentro da empresa

Já sabemos o quanto um alto índice de rotatividade pode ser prejudicial para qualquer empresa. Aliás, a Cultura e o Clima organizacional serão mais estáveis quanto mais tempo as pessoas permanecerem na organização. 

A permanência é importante porque quanto mais tempo alguém trabalha em um espaço, maior e mais profundo se torna seu conhecimento sobre a área — esses colaboradores se tornam líderes e referências dentro da empresa.

Isso não significa que uma empresa não deva valorizar novos talentos; mas ter um alto índice de permanência indica que uma empresa é um ótimo lugar para se trabalhar, que recompensa e valoriza seus funcionários.

Índice de absenteísmo

Uma empresa com um Clima Organizacional positivo terá menor índice de absenteísmo. Motivação, desejo de crescer, lideranças assertivas e a compreensão plena da cultura organizacional são qualidades que um bom clima inspira em cada colaborador, portanto é muito mais provável que seja pontual, tenha assiduidade e compromisso com a empresa onde trabalha.

Produtividade e cooperação das equipes

Um bom Clima Organizacional produz liberdade, espaço criativo, flexibilidade e ótimas trocas entre colaboradores. Ter em equilíbrio esses espaços e a disciplina e as metas exigidas gera um alto nível de produtividade sustentável — ou seja, não a produtividade que demanda intervalos intermitentes por esgotamento, mas uma produtividade que se mantém crescente e contínua ao longo do tempo.

Participação em eventos da organização

Toda organização realiza eventos, seja de valor interno, seja para celebrar seus colaboradores, conquistas, etc. A participação ativa nesses eventos é uma marca de um bom Clima Organizacional — significa que os trabalhadores têm orgulho em fazerem parte da empresa, têm afeto por seus colegas e fazem questão que essas celebrações ocorram. Se os eventos na sua empresa costumam ser um sucesso, isso sinaliza um bom Clima Organizacional.

Integração e transparência

Colaboradores que sentem que participam das tomadas de decisão e do crescimento da empresa, além de confiarem em seus líderes e gestores também são uma medida de um bom clima.

Esses são alguns dos indicadores para avaliar o clima organizacional de uma empresa. Se uma empresa deseja melhorar seu clima organizacional, são justamente esses fatores que devem ser abordados.

Agora, vamos à prática. Entenda as quatro dicas que separamos para a melhora imediata do Clima Organizacional na sua empresa.

3 Dicas práticas para melhorar o Clima Organizacional na sua empresa

Comunicação

Os canais de comunicação da organização devem ser abertos, transparentes e, finalmente, eficazes.

É preciso evitar ruídos e dispersões na comunicação, fazendo com que todos compreendam aquilo que precisa ser passado. Para isso, centralizar os meios de comunicação, estabelecendo uma hierarquia clara, é necessário: uma sugestão é escolher um formato para comunicados, novas regras, etc., por exemplo, por e-mail, ou por reuniões gerais.

O importante é que todos saibam de onde virão primeiro as informações, restando a cada time a tarefa de reforçar, apenas, o que foi pedido. Da mesma forma, as contestações e negociações devem ser bem estruturadas, tendo hora e lugar para ocorrer, na presença de todo o time.

Além disso, instituir e reforçar bons hábitos de comunicação, como o uso de linguagem não-violenta, precisão; utilizar linguagem objetiva e minimamente emocional, entre outros.

Isso permitirá a livre troca de ideias, sugestões e feedback entre os membros da equipe.

Valorização dos funcionários

Instituir programas de reconhecimento — folgas, recompensas financeiras, flexibilização em home office, comemorações, entre outros, são formas de reconhecer prontamente as conquistas individuais e do time.

Para estabelecer um programa de reconhecimento eficiente, é importante saber o que o time entende como boas premiações — o que eles gostariam de ganhar, de receber em troca quando cumprem bem seu trabalho.

Como já dissemos muitas vezes neste blog, reforçar um bom comportamento é a melhor forma de garantir que ele se repita

Assim, reconhecer e valorizar as contribuições individuais e coletivas dos funcionários por meio de programas de reconhecimento é um grande passo na direção de um ótimo Clima Organizacional.

Liderança inspiradora

Um dos principais papéis da liderança é o de servir como modelo. Então, o líder deve incorporar os valores da empresa, e ser congruente e consistente no seu estilo de comunicação, no seu comportamento, em sua forma de lidar com conflitos.

Estabilidade, falando de liderança, é uma grande necessidade, já que a posição de liderança é uma posição de ancoragem — é o líder que organiza o time quando, por um motivo ou outro, ele se perde. 

Para desenvolver o melhor líder é preciso primeiro selecioná-lo da melhor forma. Um líder deve ser escolhido por seus méritos, e pelas qualidades essenciais exigidas pela posição: conscienciosidade, compromisso, fidelidade, equilíbrio entre generosidade e autoridade, e ter o desenvolvimento humano (de seu time) como um verdadeiro valor.

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Conclusão

Desenvolver o Clima Organizacional positivo de uma empresa é essencial para que se alcance melhores resultados.

O Clima Organizacional tem um impacto profundo na produtividade, na imagem da empresa para o mercado, nos custos da organização e na sua longevidade.

A classificação do clima é muito simples. Pode ser: ruim, médio, ou bom. Apesar de fácil de entender, nem sempre é fácil descobrir em qual nível está a sua empresa. Por isso, o setor de Gente e Gestão deve tomar a frente nesse contexto, para aplicar as ferramentas e avaliações corretas.

Na prática, três formas de melhorar o Clima Organizacional são: o trabalho sobre a comunicação e o estilo de linguagem, a valorização verdadeira dos funcionários e o desenvolvimento de uma liderança inspiradora.

Por fim, o Canal de Denúncias também é uma ferramenta útil para a melhora do clima — ter uma plataforma para relatar irregularidades cria um clima de segurança e de confiança nos colaboradores.

Para saber mais sobre os benefícios do Canal de Denúncias para a sua organização, fale com um de nossos especialistas.

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/bdffbzdp
(2) https://tinyurl.com/jssypcfj

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