O papel do Canal de Denúncias na criação de uma cultura ética

O papel do canal de denúncias na criação de uma cultura ética corporativa

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Recentemente, a Lei 14.457/22 estabeleceu a obrigatoriedade do Canal de Denúncias nas empresas como forma de combate ao assédio. A medida é estabelecida:

“(…) Para a promoção de um ambiente laboral sadio, seguro e que favoreça a inserção e a manutenção de mulheres no mercado de trabalho”

Além do combate ao assédio, a presença de um Canal de Denúncias efetivo nas organizações combate e previne outros desvios e irregularidades, e tem um papel central na criação de uma cultura ética.

Neste artigo, entenda como o Canal de Denúncias gera esses impactos na empresa, e entenda algumas medidas para implementá-lo efetivamente.

Como o Canal de Denúncias contribui para uma cultura ética nas empresas

O Canal de Denúncias é um instrumento de alta efetividade para garantir uma cultura de ética e de integridade nas organizações.

Mas, como?

Geralmente imaginamos que fazer com que as pessoas ajam de maneira íntegra e ética é um esforço de educação. Ou é algo que “vem de berço”, ou o indivíduo precisa passar por uma série de transformações e ser constantemente conscientizado, até chegar ao ponto de fazer sempre o que é certo.

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Isso é verdade! A instrução, a conscientização e a educação são uma parte muito grande disto.

Sem saber o que é errado, ninguém pode fazer o que é certo.

Numa empresa, para construir uma cultura ética, portanto, é indispensável garantir que os valores de integridade sejam bem demarcados, e muito bem comunicados.

No entanto, embora a maior parte das pessoas vá se inclinar a fazer o bem depois que conscientizadas, uma parte pequena é insensível a essas medidas (citar Wagner Giovanini podcast).

Assim, com a educação, garante-se que uma grande porcentagem dos colaboradores tome as decisões certas e tenha um comportamento idôneo. Mas, e a parte que resta?

As irregularidades, principalmente as mais graves, são cometidas em segredo, de forma disfarçada. E, com razão, as pessoas ao redor têm medo de se pronunciar.

Ninguém quer criar uma imagem de “dedo-duro”, nem colocar em risco seu emprego para se manifestar sobre uma má conduta no trabalho.

E é para isso que serve o Canal de Denúncias!

O impacto de um Canal de Denúncias na integridade corporativa

O Canal de Denúncias é o instrumento perfeito para lidar com essas irregularidades e más condutas dentro das organizações.

Aqueles que não são atingidos pela produção e comunicação do Código de Conduta, os que permanecem insensíveis à educação sobre as irregularidades e insistem em cometê-las, são para esses que o Canal deve estar sempre disponível.

Com um Canal de Denúncias efetivo e fazendo parte da cultura organizacional, as pessoas que sofreram uma má conduta (assédio sexual e moral, discriminação, etc.) ou que testemunharam um colega cometendo ou sofrendo por uma irregularidade, podem denunciar a situação com segurança  e com a garantia de que o caso será solucionado.

O impacto de um Canal de Denúncias na integridade corporativa é principalmente por dois motivos:

  • o combate direto às irregularidades: os infratores são devidamente responsabilizados, ou com medidas disciplinares ou outras estratégias; e
  • inibição dos comportamentos desviantes: a mera presença do Canal, se for efetivo, já inibe comportamentos desviantes. Os infratores cessam de cometer irregularidades porque sabem que podem ser denunciados e responsabilizados.

Com isso, a empresa se torna cada vez mais intolerante com desvios de conduta, e isso reflete em todos os seus processos e atividades.

Exemplos de como o Canal de Denúncia promove a ética

Imagine que pequenos desvios estejam ocorrendo (como sempre ocorrem) numa empresa qualquer.

Um funcionário da parte contábil é negligente com alguns documentos, um vendedor é favorecido por ser parente do coordenador, e alguém da limpeza não segue os padrões corretos de descarte de resíduos.

Sem um Canal de Denúncias, resolver esses problemas internamente se torna muito mais difícil.

Os colaboradores podem até vir a se manifestar, mas a manifestação pode esbarrar em vários obstáculos: a falta de um sistema concreto para lidar com irregularidades; o funcionário que está cometendo a infração é um protegido da gerência, etc.

Em geral, as pessoas não irão se manifestar caso isso ponha em risco seus empregos e sua reputação como bom colega de trabalho.

Com um Canal de Denúncias, os colegas podem relatar os problemas diretamente pela ferramenta, e, sem precisarem se identificar, comunicam os desvios.

A plataforma do Canal realiza os cuidados necessários e a apuração do caso, e então o envia ao Comitê de Ética da organização para aplicações de medidas disciplinares cabíveis ou outras medidas de proteção.

Dessa forma, estabelece-se um sistema completo para lidar com irregularidades sem comprometer ninguém negativamente.

Benefícios de um Canal de Denúncias Empresarial para a cultura organizacional

Ao evitar a ocorrência de irregularidades, o Canal de Denúncias garante diversos benefícios para a cultura organizacional.

Canal de denúncias promovendo cultura ética nas empresas
Canal de denúncias promovendo cultura ética nas empresas

O compromisso da gestão em detectar irregularidades e aplicar medidas disciplinares cabíveis é uma prova de confiança para os colaboradores.

Com isso, há melhorias:

  • no clima organizacional;
  • na produtividade;
  • na reputação da empresa;
  • nos resultados; e

Enfim, no sucesso da organização de forma ampla.

Além disso, evitam-se:

  • problemas com a Justiça do Trabalho;
  • pagamento de multas e sanções;
  • desperdício de materiais e recursos humanos; e
  • violação de direitos dos colaboradores.

Por isso, qualquer empresa que valorize a ética e a integridade, e compreenda que esse caminho é o mais efetivo na criação de resultados reais e duradouros para a sua organização, irá apostar num Canal de Denúncias efetivo.

O processo de implementação do Canal importa muito se o desejo é criar esses resultados o mais rápido possível.

Agora, entenda um pouco mais sobre pontos importantes na implementação de um Canal de Denúncia.

Implementando um Canal de Denúncias para promover valores éticos

Confira, agora, alguns passos essenciais para criar um Canal de Denúncias eficaz!

Passos essenciais para criar um Canal de Denúncias eficaz

Os 5 passos essenciais para implementar um bom Canal de Denúncias na sua organização foram explorados neste artigo do nosso blog.

  1. Tone at the top.
  2. Buscar uma empresa especializada.
  3. Definir o formato do canal.
  4. Comunicar e treinar colaboradores.
  5. Avaliação de indicadores.

Como comunicar a importância do Canal de Denúncia a todos os níveis

Um dos passos mais fundamentais nesse processo, certamente, é a comunicação e o treinamento dos colaboradores.

Isso irá envolver a elaboração do Código de Conduta, a produção de materiais em escrito e audiovisuais, e treinamentos rotineiros dentro da organização.

Como escolher o Canal de Denúncias ideal para sua empresa

Escolha um Canal que satisfaça as exigências para a excelência.

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