Você sabia que a implementação de um Canal de Denúncias eficaz em empresas com CIPA é uma prática essencial para garantir a conformidade com a Lei 14.457/22?
A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPA) é um órgão obrigatório em empresas com mais de 80 funcionários (ou 20 em certos casos) que tem o objetivo de promover a segurança no trabalho. Ela é regulamentada pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5). A CIPA atua na prevenção de acidentes, análise de riscos e outras atividades relacionadas à segurança no trabalho.
A CIPA também está ligada à Lei 14.457/22, que tornou obrigatória a implementação de um Canal de Denúncias em empresas com CIPA para receber relatos de irregularidades, incluindo assédio. As eleições para escolha dos membros da CIPA são fundamentais, e a relação entre a CIPA e o Canal de Denúncias visa criar um ambiente de trabalho mais seguro e proteger os direitos dos colaboradores.
Um Canal de Denúncias é uma ferramenta essencial para empresas de todos os tamanhos que desejam promover um ambiente de trabalho seguro e ético. Esse canal permite que funcionários relatem anonimamente qualquer tipo de irregularidade ou comportamento inadequado que ocorra dentro da organização.
As empresas podem enfrentar diversos problemas, incluindo questões criminais, problemas de relacionamento e comportamento inadequado.
Funcionários muitas vezes têm receio de denunciar problemas por medo de retaliação ou represálias.
Um Canal de Denúncias permite que funcionários relatem irregularidades de forma segura e confidencial, sem medo de consequências negativas.
O Canal de Denúncias é uma ferramenta de confiança onde os funcionários podem relatar problemas que afetam o ambiente de trabalho.
Ele ajuda a empresa a descobrir problemas que não seriam identificados de outra forma, como assédio moral, assédio sexual, discriminação, entre outros.
Para funcionários e colaboradores, há uma redução significativa nos casos de assédio, melhorando o ambiente de trabalho.
Para a empresa, há a redução de fraudes, uso indevido de recursos e a possibilidade de identificar problemas antes que se tornem maiores.
A Contato Seguro oferece um Canal de Denúncias com garantia de confidencialidade, disponibilidade 24/7 e adaptado para empresas de todos os portes.
A Lei 14.611/23 promove a igualdade salarial entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.
Um Canal de Denúncias ajuda a garantir a conformidade com essa lei, permitindo que os funcionários relatem discriminação salarial.
Portanto, um Canal de Denúncias é uma ferramenta para empresas que desejam criar um ambiente de trabalho ético, seguro e em conformidade com a legislação.
Ele permite que os funcionários relatem problemas de forma segura e contribui para a detecção precoce de irregularidades, protegendo a empresa e seus colaboradores.
A Contato Seguro oferece uma solução confiável para implementar um Canal de Denúncias eficaz em qualquer empresa. Fale com nossos especialistas.
Porto Alegre | RS | Brasil
Av. Carlos Gomes, 466 | Cj 501
CEP: 90480-000
+55 (51) 3086.1800
© Copyright 2008-2024 - Todos os direitos reservados