Sistema Canal de Denúncias para Pequenas Empresas

20% dos colaboradores sabem de alguma fraude

20% dos colaboradores sabem de alguma fraude. Como isso pode ajudar a empresa? Clique aqui e confira informações sobre o Canal de Denúncias!

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20% dos colaboradores sabem de alguma fraude. Como isso pode ajudar a empresa? Clique aqui e confira informações sobre o Canal de Denúncias!

Como isso pode ajudar a empresa?

O dado é de um estudo da maior organização antifraude do mundo, a Association of Certified Fraud Examiners*, que apontou: a cada 100 funcionários, 20 sabem de alguma fraude cometida dentro da empresa, como assédios, bullying, desvio de verba, conflito de interesses, etc.

E neste contexto, o Canal de Denúncias é um pilar que ajuda o funcionário que conhece alguma irregularidade, mas tem dificuldade (ou medo) de contar o caso para o seu líder, ou para o colega de trabalho. Enquanto o colaborador não encontra um meio em que possa confiar, prefere guardar a informação para si…

No post de hoje você vai descobrir como ajudar seu funcionário a contribuir com a cultura ética e o crescimento do seu negócio.

*Global Fraud Study – 2020

Principais tipos de fraudes corporativas 

O medo de perder o emprego ou a preocupação de ser visto como um “dedo duro” são fatores que muitas vezes impedem o colaborador de relatar algum tipo de irregularidade no dia a dia da empresa.

Porém, existem mais fraudadores no mundo corporativo do que se tem notícia. Recentemente, o portal VocêRh publicou os resultados de um estudo da KPMG* que constatou: 60% das fraudes nas empresas envolvem profissionais dos cargos de coordenação e gerência. 

Confira as irregularidades mais comuns identificadas pela pesquisa:

  • Furto ou roubo de ativos: 52%
  • Adulteração de documentos: 49%
  • Vazamento ou violação de dados: 24%
  • Pagamento de propina ou suborno: 23%

“Os resultados mostram também que quanto maior o tempo de empresa, mais confiante a pessoa se sente para cometer um desvio: 45% dos casos envolviam funcionários que já estavam na organização havia anos, de um a quatro, na época da fraude.”  

*A KPMG ouviu 120 empresários e líderes de cerca de 120 companhias. 

Canal de Denúncias da Contato Seguro: segurança para o colaborador, resultados para a empresa

Você sabia que um Canal de Denúncias oferece mais benefícios para os colaboradores da empresa do que normalmente imagina-se? Entre eles, mais segurança, satisfação e, consequentemente, resultados para o negócio. 

Geralmente, o colaborador sente-se inseguro quando sabe que alguém da própria empresa poderá receber sua denúncia. Afinal, como a pessoa vai se sentir protegida ao fazer um relato sobre seu líder, por exemplo? 

Por isso, só um Canal de Denúncias externo consegue oferecer a segurança que o funcionário precisa para contar o que sabe. Assim, ele ganha a confiança necessária para usar o canal sem medo, sempre que souber ou suspeitar de qualquer irregularidade.

A comprovada melhoria do ambiente de trabalho que o Canal de Denúncias promove nas organizações é um fator refletido na liberdade para expressar uma ideia, tirar dúvidas e fazer sugestões. O que, naturalmente, também reflete na produtividade da equipe.

Portanto, podemos dizer que ‘funcionário feliz’ é sinônimo de ‘cliente feliz’, pois a satisfação dos colaboradores traz um ótimo retorno para toda a empresa. Leia mais sobre o assunto no artigo Colaborador satisfeito, cliente satisfeito: A importância da credibilidade no ambiente interno.

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