4 Razões para implementar Canais de Denúncias em Empresas Tecnologia

Implementar Canais de Denúncias em empresas de tecnologia

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

As empresas de tecnologia estão sempre na vanguarda da inovação, o que as coloca na linha de frente para enfrentar desafios únicos em ética, conformidade e segurança no ambiente de trabalho. Para mitigar tais riscos, os Canais de Denúncias se apresentam como uma solução eficaz que todo gestor deve conhecer.

Ao permitir que stakeholders (partes interessadas do negócio) reportem, de forma sigilosa, suspeitas de irregularidades cometidas na organização, o Canal de Denúncia também ajuda a impulsionar uma cultura organizacional mais transparente e responsável.

A identificação precoce de problemas leva a uma rápida resolução e revisão de políticas internas, garantindo que os prejuízos encontrados não afetem mais o crescimento sustentável da empresa.

A partir de dados internacionais e da experiência de mais de 16 anos da Contato Seguro, a maior empresa de Canal de Denúncias no Brasil, mostraremos como um sistema bem estruturado pode impulsionar sua empresa rumo ao sucesso. Confra!

1) Mitigação de riscos e prevenção de fraudes

As empresas tech precisam lidar diariamente com a responsabilidade de gerenciar dados sensíveis, proteger propriedade intelectual valiosa e garantir a conformidade com regulamentações rigorosas. Em outras palavras, são entidades que enfrentam um alto risco de práticas impróprias.

Implementar um Canal de Denúncias eficaz permite a detecção precoce dessas atividades antiéticas, evitando danos significativos à reputação da empresa.

Por isso, a plataforma deve ser um meio seguro com possibilidade de anonimato para que colaboradores, prestadores de serviços e demais parceiros possam abordar problemas críticos antes que eles se tornem incontroláveis.

O Relatório “Occupational Fraud 2024: A Report to the Nations” comprovou a eficiência desse mecanismo de integridade. O estudo destacou que organizações com Canais de Denúncias têm quase o dobro da probabilidade de identificar fraudes por meio de denúncias em comparação com aquelas que não possuem esse recurso.

Isso demonstra claramente o papel vital que os Canais de Denúncias desempenham em um programa abrangente de prevenção de riscos, reforçando a importância de sua implementação para proteger os negócios.

2) Alinhamento com requisitos regulatórios

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece diretrizes rigorosas para a coleta, o armazenamento e o processamento de dados pessoais no Brasil.

Um Canal de Denúncias eficaz utiliza recursos avançados para proteger os dados dos denunciantes, bem como é o espaço mais adequado para acolher suspeitas e evidências de violações à LGPD cometidas nos demais setores da empresa. Desse modo, a alta direção terá condições de investigar e tomar medidas corretivas imediatas, evitando sanções severas na Justiça.

A Lei 14.457/22 é outra norma a se atentar nesse contexto. “Conhecida como Lei Emprega + Mulheres, ela exige que as empresas adotem mecanismos de integridade, incluindo sistemas de denúncias, para prevenir e combater violências no local de trabalho, como assédio, discriminação e desvio de recursos”, explica Wagner Giovanini, Diretor de Compliance da Contato Seguro.

Por fim, as empresas tech que investem em Canais de Denúncias também cumprem com as obrigações impostas pela Lei 14.611/23, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres.

A disponibilidade da ferramenta incentiva a denúncia de práticas de discriminação de gênero que passam despercebidas pela gestão e podem afetar o bem-estar dos seus liderados, além de gerar multas expressivas para a empresa.

3) Fortalecimento da cultura organizacional de transparência

Uma cultura organizacional transparente é essencial para qualquer empresa de tecnologia que aspire a ter um lugar de destaque no mercado global. As maiores empresas de tecnologia do mundo, como Microsoft, Apple e Alphabet, são reconhecidas por suas inovações tecnológicas e pela cultura corporativa que valoriza a integridade, a colaboração e a responsabilidade.

Como já mencionamos, problemas culturais que não são tratados podem resultar em altos custos financeiros e de reputação, impactando a satisfação dos funcionários e a confiança dos clientes e investidores na marca.

Quatro razões para implementar Canais de Denúncias em empresas tech
Quatro razões para implementar Canais de Denúncias em empresas tech

A presença de Canais de Denúncias ajuda a construir um ambiente de trabalho onde a honestidade é valorizada. Quando os colaboradores sabem que suas vozes serão ouvidas e que suas preocupações serão tratadas com seriedade e confidencialidade, eles se sentem mais seguros e respeitados.

Como resultado, um local de trabalho mais positivo e produtivo atrai e retém talentos altamente qualificados, pré-requisitos para que a inovação e a colaboração possam prosperar.

4) Promoção de um ambiente de trabalho seguro

Um Canal seguro e confidencial encoraja mais relatos de problemas por afastar a sombra do medo de retaliação dos envolvidos no ato ilícito. Isso é especialmente importante em casos de assédio e outras formas de má conduta que possam ocorrer no ambiente laboral.

Por exemplo, um funcionário pode se sentir mais seguro para denunciar um caso de assédio sexual se souber que sua identidade será preservada e que a manifestação será investigada de forma justa e imparcial.

Da mesma forma, problemas de segurança, como falhas nos sistemas ou práticas de trabalho perigosas, podem ser rapidamente identificados e corrigidos, prevenindo acidentes e garantindo um ambiente de trabalho mais seguro.

A implementação de Canais de Denúncias não é apenas uma medida preventiva, mas também um investimento no futuro da empresa que coloca a segurança e o respeito como prioridades.

No entanto, um Canal de Denúncias só é eficaz se realmente gerar resultados. Segundo a Harvard Business Review, 20% dos Canais não operam corretamente no mercado global.

A boa notícia é que você não precisa cuidar do seu negócio sozinho. Uma solução terceirizada facilita a implementação da nova ferramenta e traz até mais credibilidade ao sistema de denúncia.

Se optar pela Contato Seguro como parceira nesta empreitada, sua empresa tech se beneficiará de um Canal de Denúncias que alia experiência e inovação. Com mais de 2 mil clientes de diversos nichos no mercado, a Contato Seguro se destaca pela expertise em personalizar plataformas com tecnologia de ponta.

O atendimento via telefone 0800, WhatsApp, site e aplicativo próprio é feito por psicólogos-ouvidores treinados para capturar relatos com detalhamento e empatia, otimizando o processo de investigação interna.

Além disso, a Contato Seguro oferece suporte contínuo, garantindo que a gestão das denúncias seja otimizada e orientada por dados em tempo real. Para saber mais, acesse o site da Contato Seguro e agende uma demonstração gratuita.

Sobre a Contato Seguro

Sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a Contato Seguro atua desde 2008 como empresa pioneira e líder em soluções de Canal de Denúncias terceirizado no Brasil.

Sua plataforma está presente em mais de 2 mil empresas em 37 países e disponível em 12 idiomas, oferecendo tecnologia avançada para uma gestão personalizada.

Desde a implementação até treinamentos e campanhas de comunicação interna, a empresa garante um suporte completo para aumentar a adesão e eficácia do Canal de Denúncias.

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