“O Canal de Denúncias é o coração do Compliance”(1), afirma o coordenador comercial da Compliance Station, André Garcia.
A ideia, compartilhada por muitos especialistas, pode ser sentida na prática, considerando que o canal é o caminho para prevenir, detectar e remediar situações que podem se tornar desastrosas, como assédio, discriminação, conflito de interesses e fraudes.
Se você pensa se deve ou não implantar esse sistema na sua empresa, saiba que essa ferramenta irá trazer mudanças no dia a dia do seu negócio(2), confira a seguir!
Benefícios do Canal de Denúncias para a sua empresa
- Maior sensação de confiança e valorização por parte dos funcionários. Afinal, o Canal de Denúncias é um meio de proteção aos seus direitos como profissional e como pessoa.
- Mais transparência nas relações interpessoais, pois ninguém quer ser flagrado cometendo atitudes reprováveis ou ilícitas.
- Mais cuidado por parte de líderes e colaboradores, pois sabem que não ficarão impunes caso infrinjam leis, regras ou valores da empresa.
- Maior comprometimento dos colaboradores, considerando que um ambiente seguro, saudável e justo estimula todos a produzirem mais e melhor.
A existência de um Canal de Denúncias demonstra aos funcionários que seus direitos e bem-estar são valorizados e protegidos pela empresa. Isso cria um ambiente de maior confiança e segurança para os colaboradores.
Com o Canal de Denúncias, há uma maior transparência nas relações interpessoais. Tanto líderes quanto colaboradores tornam-se mais cuidadosos e responsáveis em suas condutas, sabendo que comportamentos antiéticos ou ilegais podem ser relatados e não ficarão impunes.
Um ambiente de trabalho seguro, justo e saudável, fomentado pelo Canal de Denúncias, incentiva um maior comprometimento dos colaboradores. Isso se traduz em aumento da produtividade e melhoria nos resultados da empresa.
Fontes:
(1) https://tinyurl.com/mw39ht
(2) https://tinyurl.com/yc599aza