Pesquisar
Close this search box.

A importância do Canal de Denúncias para a ética empresarial

Tempo de Leitura: 4 Minutos

A conduta ética e a prática dos valores morais é uma conduta socialmente exigida. Pessoas e organizações devem seguir alguns preceitos para que nossa sociedade funcione basicamente.

Atualmente, é muito importante que uma empresa siga valores éticos, já que não fazê-lo pode implicar em perdas financeiras, perda de reputação e oportunidades.

Mas, o que significa a ética dentro de uma organização?

Neste artigo, vamos tratar sobre a ética empresarial: conceito e elementos, e entender a importância do Canal de Denúncias para vivificá-la e mantê-la no contexto organizacional,

O que é a ética empresarial?

Exigem-se alguns preceitos éticos dentro das organizações(1) — regras morais e de conduta são hoje consideradas indispensáveis para qualquer empresa.

Segundo o Dicionário Oxford Languages, ética significa:

“conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.”

Ou seja, a ética trata daquilo que é considerado o certo a fazer. Ações e comportamentos que, se não forem observados, causam prejuízos para si e para o outro.

Portanto, quando estamos falando de ética, não estamos necessariamente falando de leis e normas, embora as legislações sejam baseadas também em princípios éticos e morais.

Aquilo que é ilegal é uma contravenção às leis — mas atitudes antiéticas não necessariamente se traduzem em ações ilegais. 

Por exemplo, consideram-se o compromisso com o trabalho e o auto-sustento como um preceito ético básico em nossa sociedade.

Entretanto, pessoas que escolhem viver sem trabalho ou que não possuem uma ética de trabalho razoável não são julgadas pela lei. Embora possam acabar ocupando um lugar delicado em nossa estrutura social.

Quando passamos para o universo das empresas, o cenário muda: por serem organizações autônomas, as organizações criam para si uma série de valores e códigos éticos e de conduta que devem ser cumpridos caso alguém decida se tornar um colaborador.

A partir de então, o não-cumprimento desses valores e códigos pode implicar em sanções.

Em resumo, a ética empresarial é o campo de estudo e a aplicação dos valores éticos e morais dentro de uma organização.

Quais os benefícios do Canal de Denúncias para manter a ética empresarial?

Para cada tipo de organização, serão sustentados e cobrados diferentes preceitos morais e éticos.

Sendo as empresas ambientes múltiplos e complexos, como é possível assegurar que as más condutas não ocorram, se não é possível acompanhar cada comportamento de cada colaborador?

É aí que entra a importância do Canal de Denúncias. O Canal de Denúncias é uma ferramenta desenvolvida para o recebimento de relatos de irregularidades dentro das organizações.

Via Canal de Denúncias, um colaborador, fornecedor, cliente e outras pessoas que têm relacionamento com uma empresa podem relatar desvios de conduta, atitudes antiéticas, e más condutas em geral.

Isso faz com que essas ocorrências sejam levadas até os gestores, que frequentemente não têm meios para identificar todas as irregularidades que podem ocorrer em suas organizações.

Uma vez identificadas, estas podem ser abordadas pela responsabilização dos agentes, e pelas consequências aplicáveis em cada caso.

Portanto, o Canal de Denúncias, ao trazer à tona as irregularidades presentes no ambiente de trabalho, tem a importante função de:

  • promover transparência e responsabilidade na organização;
  • fomentar a cultura de integridade e conformidade;
  • prevenção de comportamentos antiéticos;

Com a presença do Canal de Denúncias, as irregularidades são combatidas, com a apuração dos relatos, e prevenidas, já que a possibilidade de ser denunciado e sofrer penalidades desencoraja as más ações.

Prevenção e detecção de comportamentos antiéticos através do Canal de Denúncias

Com a criação de um ambiente seguro e confiável para relatar questões, acontecimentos e até preocupações, com garantia de anonimato e sem medo de retaliações, a detecção de irregularidades torna-se mais rápida e mais eficiente.

Fora o Canal de Denúncias, os mecanismos para se descobrir uma irregularidade numa organização não são muito eficientes. Numa auditoria interna, por exemplo, para se descobrir uma fraude, pode-se demorar demasiadamente para se encontrar um padrão de dados que indique algum tipo de conduta antiética.

Com o Canal de Denúncias, o relator pode indicar, com detalhes, o que ocorreu, quem está envolvido, indicar provas e evidências, etc.

Ou seja, os comportamentos antiéticos e as más condutas são expostos, e entram num processo de apuração por uma equipe de profissionais qualificados. Tudo isso com a garantia de total anonimato e segurança para o denunciante.

E é assim que se torna possível detectar, combater e prevenir essas atitudes no ambiente de trabalho.

Conclusão

A ética empresarial é o conjunto de normas e preceitos éticos existentes em cada organização, que devem ser seguidos por aqueles que a compõem.

Um Canal de Denúncias na empresa facilita o processo de detecção de irregularidades e más condutas, dando aos gestores o poder do conhecimento e da intervenção nessas ocorrências, diminuindo seu volume e sua frequência.

Assim, a presença de um Canal de Denúncias fortalece a ética empresarial, quando permite responsabilizar e impedir possíveis infratores de cometer atos antiéticos e irregularidades.

Fonte:
(1) https://tinyurl.com/3fc6v59d

4.8/5 - 156 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: